Com 26.546 unidades emplacadas em junho, de acordo com os dados oficiais da Fenabrave, o segmento de SUVs e crossovers - incluindo os modelos premium - representou pouco mais de 13% dos veículos registrados no Brasil no mês passado. Na comparação com o mesmo período do ano passado (17.947), houve uma expressiva evolução de quase 48%. Em relação a maio (23.649) o crescimento foi mais discreto: +12%.
Entre os modelos médios, o Toyota Corolla Cross (4.239) completou dois meses seguidos no topo e agora e está a menos de mil unidades do Compass (3.960) no acumulado de 2024. Ao contrário dos anos anteriores, em que o Jeep era o franco favorito para manter a posição de honra, desta vez a disputa parece estar aberta até dezembro.
Completando o pódio, o GWM Haval H6 (2.153) registrou seu recorde de vendas com o reforço da linha 2025. Junho também marcou o melhor resultado para o BYD Song Plus (1.911). A disputa pela 4ª posição, aliás, foi bastante acirrada, com Taos (1.891) e Caoa Chery Tiggo 7 (1.875) muito próximos graças a evoluções significativas - o VW, vale destacar, não vendia tanto desde seu lançamento em 2021.
Quem segue discreto na categoria é o ZR-V: com apenas 341 unidades, o representante da Honda emplacou menos da metade do Mitsubishi Eclipse Cross (758) e já se vê ameaçado pelo Ford Territory (289). Com nova geração já à venda no exterior, o Peugeot 3008 emplacou apenas 7 unidades, 83% a menos do que há um ano.
SUVs II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
21844 |
4239 |
4565 |
3357 |
22,81% |
27,52% |
-7,14% |
26,27% |
2º |
JEEP COMPASS |
22791 |
3960 |
3282 |
4337 |
21,31% |
19,79% |
20,66% |
-8,69% |
3º |
GWM HAVAL H6 |
9043 |
2153 |
1438 |
969 |
11,59% |
8,67% |
49,72% |
122,19% |
4º |
BYD SONG PLUS |
10039 |
1911 |
1560 |
353 |
10,28% |
9,41% |
22,50% |
441,36% |
5º |
VW TAOS |
7013 |
1891 |
1235 |
1068 |
10,18% |
7,45% |
53,12% |
77,06% |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
9449 |
1875 |
1694 |
456 |
10,09% |
10,21% |
10,68% |
311,18% |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
3983 |
758 |
734 |
294 |
4,08% |
4,43% |
3,27% |
157,82% |
8º |
HONDA ZR-V |
2780 |
341 |
491 |
0 |
1,84% |
2,96% |
-30,55% |
- |
9º |
FORD TERRITORY |
2338 |
289 |
435 |
104 |
1,56% |
2,62% |
-33,56% |
177,88% |
10º |
CHEVROLET EQUINOX |
1273 |
263 |
163 |
325 |
1,42% |
0,98% |
61,35% |
-19,08% |
11º |
BYD YUAN PLUS |
1331 |
219 |
193 |
57 |
1,18% |
1,16% |
13,47% |
284,21% |
12º |
TOYOTA RAV4 |
1279 |
198 |
357 |
53 |
1,07% |
2,15% |
-44,54% |
273,58% |
13º |
FORD BRONCO SPORT |
1066 |
157 |
154 |
107 |
0,84% |
0,93% |
1,95% |
46,73% |
14º |
HONDA CR-V |
653 |
149 |
149 |
0 |
0,80% |
0,90% |
0,00% |
- |
15º |
KIA SPORTAGE |
588 |
111 |
80 |
13 |
0,60% |
0,48% |
38,75% |
753,85% |
16º |
KIA NIRO |
329 |
49 |
39 |
17 |
0,26% |
0,24% |
25,64% |
188,24% |
17º |
PEUGEOT 3008 |
91 |
7 |
8 |
40 |
0,04% |
0,05% |
-12,50% |
-82,50% |
18º |
SUBARU XV |
14 |
7 |
0 |
6 |
0,04% |
0,00% |
- |
16,67% |
19º |
MEGANE E-TECH |
18 |
2 |
3 |
3 |
0,01% |
0,02% |
-33,33% |
-33,33% |
20º |
HYUNDAI KONA |
104 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
21º |
HYUNDAI TUCSON |
93 |
1 |
3 |
18 |
0,01% |
0,02% |
-66,67% |
-94,44% |
22º |
JAC E-JS4 |
10 |
1 |
2 |
13 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
-92,31% |
96129 |
18582 |
16585 |
11590 |
100,00% |
100,00% |
12,04% |
60,33% |
Já entre os modelos maiores, o Jeep Commander (1.587) repetiu a posição de honra de maio, embora no acumulado do 1º semestre o Toyota SW4 (1.454) permaneça à frente por uma vantagem que não permite antever qual deles encerrará 2024 no topo. Mesmo em queda nos últimos doze meses, o Caoa Chery Tiggo 8 (564) não sofreu qualquer ameaça pela 3ª colocação.
SUVs III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
JEEP COMMANDER |
7076 |
1587 |
1176 |
1337 |
37,45% |
31,31% |
34,95% |
18,70% |
2º |
TOYOTA SW4 |
7631 |
1454 |
1063 |
1258 |
34,31% |
28,30% |
36,78% |
15,58% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
4331 |
564 |
774 |
677 |
13,31% |
20,61% |
-27,13% |
-16,69% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
1051 |
249 |
165 |
214 |
5,88% |
4,39% |
50,91% |
16,36% |
5º |
VW TIGUAN |
1810 |
236 |
313 |
0 |
5,57% |
8,33% |
-24,60% |
- |
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
814 |
133 |
253 |
84 |
3,14% |
6,74% |
-47,43% |
58,33% |
7º |
JEEP WRANGLER |
62 |
9 |
2 |
22 |
0,21% |
0,05% |
350,00% |
-59,09% |
8º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
66 |
6 |
10 |
1 |
0,14% |
0,27% |
-40,00% |
500,00% |
22841 |
4238 |
3756 |
3593 |
100,00% |
100,00% |
12,83% |
17,95% |
Na categoria de entrada entre os premium, o novato Volvo EX30 emplacou 111 unidades a mais do que o BMW X1 (666 x 555), repetiu a liderança já conquistada em maio e já ultrapassou o Audi Q3 (1.151) no acumulado do ano. Embora a diferença entre os dois primeiros seja de quase 1,3 mil unidades, a força demonstrada pelo Volvo pode finalmente oferecer uma ameaça à 1ª posição do BMW.
SUVs Premium I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO EX30 |
1164 |
666 |
468 |
0 |
36,16% |
33,36% |
42,31% |
- |
2º |
BMW X1 |
2436 |
555 |
438 |
433 |
30,13% |
31,22% |
26,71% |
28,18% |
3º |
AUDI Q3/RSQ3 |
1151 |
212 |
179 |
124 |
11,51% |
12,76% |
18,44% |
70,97% |
4º |
VOLVO XC40 |
574 |
95 |
56 |
119 |
5,16% |
3,99% |
69,64% |
-20,17% |
5º |
MERCEDES-BENZ GLA |
394 |
91 |
74 |
16 |
4,94% |
5,27% |
22,97% |
468,75% |
6º |
VOLVO C40 |
410 |
74 |
47 |
48 |
4,02% |
3,35% |
57,45% |
54,17% |
7º |
LAND ROVER EVOQUE |
349 |
63 |
52 |
67 |
3,42% |
3,71% |
21,15% |
-5,97% |
8º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
301 |
30 |
36 |
22 |
1,63% |
2,57% |
-16,67% |
36,36% |
9º |
BMW IX1 |
234 |
26 |
34 |
0 |
1,41% |
2,42% |
-23,53% |
- |
10º |
LEXUS UX |
108 |
17 |
18 |
20 |
0,92% |
1,28% |
-5,56% |
-15,00% |
11º |
MERCEDES-BENZ EQA |
12 |
7 |
1 |
6 |
0,38% |
0,07% |
600,00% |
16,67% |
12º |
BMW X2 |
6 |
6 |
0 |
0 |
0,33% |
0,00% |
- |
- |
7139 |
1842 |
1403 |
855 |
100,00% |
100,00% |
31,29% |
115,44% |
Em mais uma liderança para a Volvo, desta vez entre os modelos intermediários, o XC60 (244) perdeu quase 40% dos compradores de 2023 - no ano, entretanto, a vantagem do representante da marca sueca ainda é bastante significativa em relação aos rivais. Acima das 150 unidades pelo 3º mês seguido, o BMW X3 (184) já oferece ameaça concreta à 2ª posição do Audi Q5 (119). Land Rover Discovery Sport e Porsche Macan emplacaram as mesmas 86 unidades cada.
SUVs Premium II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO XC60 |
1448 |
244 |
267 |
392 |
23,99% |
24,65% |
-8,61% |
-37,76% |
2º |
BMW X3 |
727 |
184 |
171 |
20 |
18,09% |
15,79% |
7,60% |
820,00% |
3º |
AUDI Q5/SQ5 |
751 |
119 |
85 |
217 |
11,70% |
7,85% |
40,00% |
-45,16% |
4º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
495 |
86 |
93 |
84 |
8,46% |
8,59% |
-7,53% |
2,38% |
5º |
PORSCHE MACAN |
593 |
86 |
68 |
86 |
8,46% |
6,28% |
26,47% |
0,00% |
6º |
BMW X4 |
554 |
81 |
101 |
114 |
7,96% |
9,33% |
-19,80% |
-28,95% |
7º |
LAND ROVER DEFENDER |
350 |
43 |
43 |
125 |
4,23% |
3,97% |
0,00% |
-65,60% |
8º |
MERCEDES-BENZ GLC |
413 |
35 |
56 |
27 |
3,44% |
5,17% |
-37,50% |
29,63% |
9º |
LEXUS NX |
225 |
34 |
34 |
57 |
3,34% |
3,14% |
0,00% |
-40,35% |
10º |
MERCEDES-BENZ GLB |
265 |
28 |
67 |
85 |
2,75% |
6,19% |
-58,21% |
-67,06% |
11º |
LAND ROVER VELAR |
186 |
26 |
34 |
49 |
2,56% |
3,14% |
-23,53% |
-46,94% |
12º |
BMW IX3 |
82 |
20 |
5 |
25 |
1,97% |
0,46% |
300,00% |
-20,00% |
13º |
JAGUAR F-PACE |
109 |
14 |
13 |
19 |
1,38% |
1,20% |
7,69% |
-26,32% |
14º |
BYD TAN |
130 |
11 |
40 |
13 |
1,08% |
3,69% |
-72,50% |
-15,38% |
15º |
FORD MUSTANG MACH E |
59 |
3 |
4 |
1 |
0,29% |
0,37% |
-25,00% |
200,00% |
16º |
AUDI E-TRON |
4 |
1 |
0 |
4 |
0,10% |
0,00% |
- |
-75,00% |
17º |
JAGUAR I-PACE |
2 |
1 |
0 |
1 |
0,10% |
0,00% |
- |
0,00% |
18º |
MERCEDES-BENZ EQC |
13 |
1 |
2 |
1 |
0,10% |
0,18% |
-50,00% |
0,00% |
6406 |
1017 |
1083 |
1320 |
100,00% |
100,00% |
-6,09% |
-22,95% |
Já na faixa superior, o Porsche Cayenne (324) avançou quase 56% nos últimos doze meses e assegurou mais de 37% de participação. O alemão jamais havia vendido tanto desde sua chegada ao país em 2002. Da 2ª posição em diante, nenhum modelo superou as 100 unidades - melhor deles, o Range Rover Sport (95) recuou frente a 2023. Destaque para os alemães: dos dez mais vendidos, sete vieram do país.
SUVs Premium III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
840 |
324 |
283 |
208 |
37,37% |
34,43% |
14,49% |
55,77% |
2º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
438 |
95 |
74 |
100 |
10,96% |
9,00% |
28,38% |
-5,00% |
3º |
BMW X6 |
444 |
87 |
88 |
10 |
10,03% |
10,71% |
-1,14% |
770,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLE |
443 |
85 |
95 |
55 |
9,80% |
11,56% |
-10,53% |
54,55% |
5º |
VOLVO XC90 |
558 |
69 |
89 |
88 |
7,96% |
10,83% |
-22,47% |
-21,59% |
6º |
BMW X5 |
332 |
58 |
78 |
6 |
6,69% |
9,49% |
-25,64% |
866,67% |
7º |
LAND ROVER DISCOVERY |
338 |
44 |
50 |
42 |
5,07% |
6,08% |
-12,00% |
4,76% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
108 |
31 |
19 |
27 |
3,58% |
2,31% |
63,16% |
14,81% |
9º |
AUDI Q8 |
91 |
24 |
14 |
8 |
2,77% |
1,70% |
71,43% |
200,00% |
10º |
BMW IX |
79 |
18 |
8 |
22 |
2,08% |
0,97% |
125,00% |
-18,18% |
11º |
BMW X7 |
83 |
12 |
13 |
0 |
1,38% |
1,58% |
-7,69% |
- |
12º |
AUDI Q7 |
58 |
11 |
5 |
17 |
1,27% |
0,61% |
120,00% |
-35,29% |
13º |
MERCEDES-BENZ GLS |
27 |
5 |
6 |
1 |
0,58% |
0,73% |
-16,67% |
400,00% |
14º |
LAMBORGHINI URUS |
14 |
3 |
0 |
3 |
0,35% |
0,00% |
- |
0,00% |
15º |
MERCEDES-BENZ EQS SUV |
4 |
1 |
0 |
2 |
0,12% |
0,00% |
- |
-50,00% |
3857 |
867 |
822 |
589 |
100,00% |
100,00% |
5,47% |
47,20% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Teste: Toyota Corolla Cross XRX 2.0 melhora equipamentos e fica mais econômico