No fechamento do 1º semestre, o varejo representou 51,82% dos 202.474 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. A Fiat, com 15,52% de participação de mercado, manteve a liderança entre as montadoras com quase três pontos percentuais a mais do que a Chevrolet (12,53%). VW (11,38%), Toyota (10,89%) e Hyundai (8,61%) vieram na sequência.
E no ranking dos automóveis mais vendidos, os SUVs comandaram as ações: dos dez primeiros colocados, sete foram representantes da categoria. A liderança geral coube ao Hyundai Creta (4.666), que emplacou quase 80% de suas unidades na modalidade. Logo atrás do Chevrolet Onix (4.207), o Honda HR-V (3.936) superou os 90% de representatividade.
Além do Onix, apenas o Hyundai HB20 (3.399, 5º) e o VW Polo (3.378, 6º) se intrometeram na festa dos SUVs. 13º colocado, o Chevrolet Onix Plus (2.553) foi o sedã mais bem posicionado. Último colocado no top 50, o Porsche Cayenne teve todas as suas 324 unidades registradas no varejo – mais próximo do alemão em percentual, o BYD Dolphin Mini (1.296) superou os 98%.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN.24 (A) |
1º | HYUNDAI CRETA | 4.666 | 79,65% | 5.858 |
2º | CHEVROLET ONIX | 4.207 | 47,53% | 8.852 |
3º | HONDA HR-V | 3.936 | 91,56% | 4.299 |
4º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.572 | 84,27% | 4.239 |
5º | HYUNDAI HB20 | 3.399 | 34,83% | 9.760 |
6º | VW POLO | 3.378 | 34,89% | 9.683 |
7º | CHEVROLET TRACKER | 3.241 | 54,77% | 5.918 |
8º | FIAT FASTBACK | 3.060 | 86,03% | 3.557 |
9º | JEEP RENEGADE | 3.002 | 66,20% | 4.535 |
10º | VW NIVUS | 2.923 | 54,54% | 5.359 |
11º | VW T-CROSS | 2.893 | 48,74% | 5.936 |
12º | NISSAN KICKS | 2.864 | 61,24% | 4.677 |
13º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.553 | 39,05% | 6.538 |
14º | FIAT ARGO | 2.397 | 32,29% | 7.423 |
15º | TOYOTA COROLLA | 2.369 | 74,29% | 3.189 |
16º | JEEP COMPASS | 2.356 | 59,49% | 3.960 |
17º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 2.116 | 83,93% | 2.521 |
18º | FIAT PULSE | 2.110 | 71,36% | 2.957 |
19º | BYD SONG PLUS | 1.867 | 97,70% | 1.911 |
20º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1.809 | 96,48% | 1.875 |
21º | FIAT CRONOS | 1.520 | 44,71% | 3.400 |
22º | BYD DOLPHIN | 1.462 | 96,57% | 1.514 |
23º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.419 | 60,74% | 2.336 |
24º | BYD DOLPHIN MINI | 1.296 | 98,33% | 1.318 |
25º | RENAULT KARDIAN | 1.292 | 73,70% | 1.753 |
26º | TOYOTA SW4 | 1.286 | 88,45% | 1.454 |
27º | FIAT MOBI | 1.233 | 20,53% | 6.007 |
28º | PEUGEOT 208 | 1.116 | 47,13% | 2.368 |
29º | HONDA CITY HATCH | 1.079 | 87,58% | 1.232 |
30º | HONDA CITY | 1.061 | 79,00% | 1.343 |
31º | VW VIRTUS | 1.032 | 40,31% | 2.560 |
32º | CITROËN C3 | 955 | 48,11% | 1.985 |
33º | VW TAOS | 949 | 50,19% | 1.891 |
34º | HYUNDAI HB20S | 917 | 24,39% | 3.759 |
35º | GWM HAVAL H6 | 850 | 39,48% | 2.153 |
36º | CHEVROLET SPIN | 835 | 37,06% | 2.253 |
37º | JEEP COMMANDER | 750 | 47,26% | 1.587 |
38º | CITROËN C3 AIRCROSS | 714 | 70,41% | 1.014 |
39º | RENAULT DUSTER | 691 | 50,47% | 1.369 |
40º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 673 | 88,79% | 758 |
41º | RENAULT KWID | 644 | 14,25% | 4.520 |
42º | TOYOTA YARIS SEDAN | 612 | 29,31% | 2.088 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 531 | 94,15% | 564 |
44º | BMW X1 | 509 | 91,71% | 555 |
45º | GWM ORA 03 | 465 | 78,95% | 589 |
46º | NISSAN VERSA | 453 | 35,53% | 1.275 |
47º | BMW 320i | 393 | 92,69% | 424 |
48º | NISSAN SENTRA | 362 | 73,28% | 494 |
49º | HONDA ZR-V | 335 | 98,24% | 341 |
50º | PORSCHE CAYENNE | 324 | 100,00% | 324 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat emplacou uma dobradinha com Strada (3.334) e Toro (2.186). A Toyota Hilux (1.988) completou o pódio, desta vez com a Ford Ranger (1.694) bem mais próxima. Fechando o top 10, a VW Saveiro (268) teve mais de 90% de seus emplacamentos através de vendas diretas.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 3.334 | 44,15% | 7.551 |
2º | FIAT TORO | 2.186 | 45,73% | 4.780 |
3º | TOYOTA HILUX | 1.988 | 51,04% | 3.895 |
4º | FORD RANGER | 1.694 | 55,98% | 3.026 |
5º | CHEVROLET MONTANA | 1.107 | 47,13% | 2.349 |
6º | RAM RAMPAGE | 964 | 48,98% | 1.968 |
7º | CHEVROLET S10 | 917 | 41,74% | 2.197 |
8º | MITSUBISHI L200 | 415 | 53,07% | 782 |
9º | FIAT FIORINO | 272 | 15,21% | 1.788 |
10º | VW SAVEIRO | 268 | 8,42% | 3.182 |
11º | FORD MAVERICK | 257 | 79,57% | 323 |
12º | IVECO DAILY 30-130 | 196 | 100,00% | 196 |
13º | RAM CLASSIC | 179 | 72,76% | 246 |
14º | RENAULT OROCH | 149 | 17,31% | 861 |
15º | RENAULT MASTER | 142 | 24,36% | 583 |
16º | IVECO DAILY | 139 | 100,00% | 139 |
17º | KIA K2500 | 136 | 97,14% | 140 |
18º | RAM 1500 | 135 | 50,94% | 265 |
19º | EFFA V21 | 120 | 100,00% | 120 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 110 | 100,00% | 110 |
21º | NISSAN FRONTIER | 101 | 12,82% | 788 |
22º | FORD TRANSIT | 87 | 29,19% | 298 |
23º | VW / MAN EXPRESS | 87 | 57,62% | 151 |
24º | CITROËN JUMPY | 84 | 68,85% | 122 |
25º | FIAT TITANO | 82 | 12,11% | 677 |
26º | RAM 3500 | 71 | 42,01% | 169 |
27º | CHEVROLET SILVERADO | 57 | 83,82% | 68 |
28º | PEUGEOT EXPERT | 57 | 40,14% | 142 |
29º | HYUNDAI HR | 47 | 68,12% | 69 |
30º | FIAT DUCATO | 46 | 42,99% | 107 |
31º | FORD F150 | 41 | 100,00% | 41 |
32º | FIAT SCUDO | 40 | 26,67% | 150 |
33º | EFFA V22 | 39 | 100,00% | 39 |
34º | PEUGEOT PARTNER | 35 | 71,43% | 49 |
35º | RAM 2500 | 30 | 15,87% | 189 |
36º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 | 21 | 100,00% | 21 |
37º | VW AMAROK | 16 | 2,28% | 702 |
38º | IVECO DAILY 35-180 | 11 | 100,00% | 11 |
39º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 | 11 | 100,00% | 11 |
40º | EFFA V25 | 9 | 100,00% | 9 |
41º | PEUGEOT BOXER | 7 | 46,67% | 15 |
42º | ARROW ONE | 5 | 100,00% | 5 |
43º | MON PROTOTIPO | 5 | 100,00% | 5 |
44º | CITROËN JUMPER | 4 | 80,00% | 5 |
45º | HITECH ECOCARGO | 3 | 100,00% | 3 |
46º | VW KOMBI | 3 | 100,00% | 3 |
47º | GMC SIERRA | 2 | 100,00% | 2 |
48º | JAC EJV5.5 | 2 | 100,00% | 2 |
49º | JAC IEV330P | 2 | 100,00% | 2 |
50º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 2 | 100,00% | 2 |