A Volvo construiu recentemente seu último carro com um motor a diesel, mas a Toyota tem uma visão diferente. Embora a popularidade do combustível tenha caído nos últimos anos, a fabricante japonesa afirma que esse tipo de motor ainda tem um longo futuro. O chefe de vendas e marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, acredita que "o diesel, apesar dos comentários populares, não está morto. O diesel ainda tem um tempo pela frente, portanto, não vai morrer tão cedo".

Em entrevista à revista australiana Drive, o executivo disse que o diesel continua sendo "uma fonte de combustível muito confiável", especialmente no caso de veículos pesados, como caminhões, picapes e SUVs grandes. No entanto, Hanley avalia que o motor a diesel precisa se adaptar às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas para sobreviver. É por isso que a Toyota lançou recentemente uma Hilux com um sistema híbrido-leve para o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros - e também explica o posicionamento do executivo.

Toyota Hilux Mild Hybrid 48V

Hanley não descarta a possibilidade de um motor de combustão que funcione com diesel sintético. Ao mesmo tempo, a Toyota está tentando manter o motor a combustão vivo, fazendo-o funcionar com hidrogênio, testando protótipos do GR Yaris e do GR Corolla na pista de corrida. Há alguns meses, o presidente Akio Toyoda anunciou que uma nova família de motores de combustão está sendo desenvolvida, sinalizando a intenção da empresa de vender carros com motor convencional a longo prazo.

O "grande projeto de desenvolvimento de motores" é necessário porque Akio Toyoda prevê que os veículos puramente elétricos nunca ultrapassarão uma participação de mercado de 30%. Os outros 70% dos carros continuarão a ter motores a combustão, movidos a gasolina e diesel. A Toyota acredita que os combustíveis sintéticos e o hidrogênio poderão se tornar alternativas viáveis um dia.

Será cada vez mais difícil para a Toyota vender veículos com motores a diesel em mercados onde as regulamentações estão ficando mais rígidas, sendo a União Europeia a principal delas. Muitas fabricantes de automóveis eliminaram gradualmente os motores a diesel de seus carros pequenos na UE, o que explica por que os motores a diesel tiveram uma participação de mercado de apenas 13,6% no ano passado, abaixo dos 16,4% do ano anterior.

Em 2023, os veículos elétricos superaram os veículos a diesel na UE pela primeira vez, respondendo por 14,6% do total de remessas, de acordo com dados publicados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. Os híbridos também foram muito mais populares do que os motores a diesel, com uma participação de 25,8%. Os híbridos plug-in representaram 7,7%, mas nem todos os PHEVs têm motores a gasolina, pois algumas empresas, como a Mercedes-Benz, os vendem com diesel.

A lógica nos diz que os motores a diesel continuarão populares nos mercados emergentes e para veículos comerciais, onde a legislação é mais flexível.

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