A Toyota tem mostrado interesse em vender carros híbridos plug-in no Brasil há um tempo, como revelado pela própria marca durante o evento Electric Days Brasil realizado no ano passado. E o primeiro destes veículos está mais perto de chegar ao país, pois o Inmetro atualizou sua tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e adicionou o Toyota RAV4 PHEV na lista, mostrando que o SUV médio já foi homologado.

Segundo o Inmetro, o Toyota RAV4 PHEV virá na versão XSE, a mais equipada da linha do SUV. Utiliza um conjunto bem parecido com o da variante HEV que já é vendida no Brasil, com um motor 2.5 aspirado. Porém, adota um motor elétrico movendo as rodas traseiras, entregando uma potência combinada de 306 cv, contra os 222 cv da versão híbrida convencional.

Outra mudança é o conjunto de baterias. Sai o pacote de 1,6 kWh para adotar um conjunto de 18,1 kWh, fazendo com que tenha uma autonomia no modo elétrico de 55 km, já pelo ciclo de testes do PBEV. Consegue fazer 35 km/litro no ciclo urbano e 30 km/litro no ciclo rodoviário quando está com as baterias cheias, apenas com gasolina. Sem elas, o carro faz 14,0 km/litro e 12,9 km/litro, respectivamente.

Conhecido como RAV4 Prime, nome que a Toyota usa para modelos híbridos plug-in nos EUA, o SUV na versão XSE vem com faróis de LED com projetor, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, câmera de ré, oito airbags, central multimídia de 10,5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som JBL com 11 alto-falantes, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas de 19 polegadas, tração integral e mais.

Toyota RAV4 2024

Viviane Mansi, ex-diretora da comunicação da Toyota na América do Sul, havia revelado durante o Electric Days Brasil que os híbridos plug-in seriam o passo seguinte nos planos de eletrificação da marca no país. “Da mesma forma que iniciamos esta experiência com o Prius, podemos fazer o mesmo com os híbridos plug-in”, disse a executiva. Poucos meses depois, a Toyota anunciou que estava iniciando o desenvolvimento de um motor PHEV flex, usando o RAV4 Prime como o carro de testes no laboratório da empresa. Mas, parece que o carro vai chegar aceitando só gasolina por enquanto.

O problema é que não será nada barato. O Toyota RAV4 HEV hoje é vendido por salgados R$ 349.290, o que indica que a versão PHEV deve custar algo em torno de R$ 400 mil. A GWM está vendendo o Haval H6 PHEV por R$ 269.000, chegando a R$ 319 mil na variante GT. Já o BYD Song Plus está custando R$ 229.800. Até o Jeep Compass 4xe, muito criticado por ter chegado bem caro, seria mais barato, por R$ 347.300.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com