À venda no mercado internacional desde 2014, a atual geração da Nissan Frontier caminha para uma renovação. Especulações sobre o projeto de um novo modelo circulam desde 2021 e ganharam ainda mais força nos últimos meses com o lançamento da L200 Triton 2024. As duas picapes, até então rivais históricas, agora fazem parte da mesma Aliança.
Rumores apontam que projeto está sendo tocado em parceria com a Mitsubishi a partir da arquitetura da nova L200, mas há um detalhe importante: é uma versão atualizada da plataforma da Frontier atual. Entre outras novidades, a picape ficará maior e ganhará opção de propulsão híbrida em alguns países. A meta é tornar toda a linha de picapes do grupo mais econômica e adequada à nova realidade do mercado.
Além disso, a aproximação entre L200 Triton e Frontier tem objetivo de reduzir custos e, ao mesmo tempo, intensificar a sinergia dentro da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Apesar do parentesco, o design e algumas características técnicas serão específicas em cada modelo. Não espere por uma simples troca de grade ou logotipos como acontece atualmente com a Renault Alaskan, por exemplo.
"Cada empresa tem seus próprios requisitos e é assim que funciona na aliança, porque temos um cliente diferente e também uma cobertura de mercado diferente”, disse porta-voz da Nissan em certa ocasião. “Portanto, a exigência de um cliente europeu ou australiano não é a mesma que a de um cliente latino-americano e algumas empresas têm uma presença mais forte em um mercado ou outro", completou.
Levando em contas essas especificidades, o designer virtual Theottle fez sua aposta e elaborou as projeções acima com sua visão do futuro modelo. A base da carroceria é emprestada da nova L200 Triton, mas com dianteira e traseira totalmente redesenhadas. Além disso, há novas rodas e folhas de porta com vincos exclusivos. Na prática, é basicamente a mesma receita da Volkswagen Amarok de nova geração em relação à Ford Ranger.
O lançamento acontecerá no final do ano ou início de 2025, começando por mercados da Ásia, onde a Frontier é chamada de Navara. Até lá, protótipos devem começar a circular em testes e detalhes serão melhor notados nos flagras.
Fonte: Theottle
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA