À venda no mercado internacional desde 2014, a atual geração da Nissan Frontier caminha para uma renovação. Especulações sobre o projeto de um novo modelo circulam desde 2021 e ganharam ainda mais força nos últimos meses com o lançamento da L200 Triton 2024. As duas picapes, até então rivais históricas, agora fazem parte da mesma Aliança.
Rumores apontam que projeto está sendo tocado em parceria com a Mitsubishi a partir da arquitetura da nova L200, mas há um detalhe importante: é uma versão atualizada da plataforma da Frontier atual. Entre outras novidades, a picape ficará maior e ganhará opção de propulsão híbrida em alguns países. A meta é tornar toda a linha de picapes do grupo mais econômica e adequada à nova realidade do mercado.
Além disso, a aproximação entre L200 Triton e Frontier tem objetivo de reduzir custos e, ao mesmo tempo, intensificar a sinergia dentro da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Apesar do parentesco, o design e algumas características técnicas serão específicas em cada modelo. Não espere por uma simples troca de grade ou logotipos como acontece atualmente com a Renault Alaskan, por exemplo.
"Cada empresa tem seus próprios requisitos e é assim que funciona na aliança, porque temos um cliente diferente e também uma cobertura de mercado diferente”, disse porta-voz da Nissan em certa ocasião. “Portanto, a exigência de um cliente europeu ou australiano não é a mesma que a de um cliente latino-americano e algumas empresas têm uma presença mais forte em um mercado ou outro", completou.
Levando em contas essas especificidades, o designer virtual Theottle fez sua aposta e elaborou as projeções acima com sua visão do futuro modelo. A base da carroceria é emprestada da nova L200 Triton, mas com dianteira e traseira totalmente redesenhadas. Além disso, há novas rodas e folhas de porta com vincos exclusivos. Na prática, é basicamente a mesma receita da Volkswagen Amarok de nova geração em relação à Ford Ranger.
O lançamento acontecerá no final do ano ou início de 2025, começando por mercados da Ásia, onde a Frontier é chamada de Navara. Até lá, protótipos devem começar a circular em testes e detalhes serão melhor notados nos flagras.
Fonte: Theottle
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA