A Nissan sabe que precisa acelerar quando se fala em eletrificação. No Brasil, onde já vende o elétrico Leaf, o próximo passo será o lançamento da tecnologia e-Power. No entanto, o principal entrave neste momento é a indefinição do governo brasileiro sobre as regulamentações e incentivos para a eletromobilidade no país.

Motor1.com Brasil falou, com exclusividade, com Ivan Espinosa, Vice-Presidente Global de Planejamento de Produto da Nissan no Salão de Tóquio, Japão. Assim como outros mercados, o questionamos sobre quando teremos o lançamento da tecnologia para os brasileiros. Alguns países da América do Sul já vendem, enquanto outros, e até mesmo os Estados Unidos, ainda estão na espera.

Nissan Rogue/X-Trail 2024

"É um pouco mais difícil do que o resto dos mercados vizinhos porque temos a exigência de flexibilidade, com o etanol. E precisamos fazer algum desenvolvimento para tornar o conjunto e-Power compatível com a tecnologia flex. Temos um obstáculo que superamos e estamos trabalhando nisso. Não posso lhe dar as datas, mas estamos estamos caminhando bem", disse Ivan Espinosa.

Nissan Qashqai e-Power

"É provável que terminemos e apresentemos, mas dependo de como alguns dos incentivos e regulamentações do governo brasileiro ficarão. Hoje temos esse incentivo para híbridos importados. Se isso desaparecer, nossa estratégia poderá mudar. Então essas são as coisas que estamos discutindo agora", explicou Espinosa.

Nissan Kicks e-Power 2021

Nissan Kicks e-Power é vendido no Japão

Ponto importante da conversa foi o fato de deixar claro que a Nissan lançará o e-Power no Brasil. Novamente, o ponto é quando isto acontecerá. "Mas é claro que vamos trazer o-Power ao Brasil. Isto não está em questão. É mais uma questão de que precisamos ir além deste período de incerteza na regulamentação brasileira. Assim que tivermos certeza se o incentivo permanece, provavelmente iremos acelerar o e-Power. Se não, talvez o façamos (localmente)", pontou o executivo. Nas entrelinhas, se a Nissan precisar optar por produzir localmente, o esperado sistema e-Power vai demorar ainda mais.

e-Power estreará no Brasil pelo Nissan X-Trail

Um ponto em comum que vimos aqui no Japão é o pedido de quase todos os mercados pelo lançamento da tecnologia e-Power. Todos os executivos são categóricos ao dizer que sabem desse desejo e que a montadora precisa acelerar este processo, ou seja, não é uma espera exclusiva do Brasil. Para nosso mercado há a questão do etanol presente no combustível e a tecnologia flex, por isso a Argentina recebeu primeiro.

Como se trata de um sistema mais caro, a estreia será em um modelo que possa absorver esse investimento no preço. A nova geração do SUV X-Trail, que recebeu recentemente um facelift em alguns mercados, é quem será a responsável pelo lançamento da tecnologia no Brasil.

Nissan Rogue/X-Trail 2024

Nissan X-Trail é produzido no México tem a tecnologia e-Power

No entanto, isso deve acontecer somente em 2025. A Nissan prepara um grande anúncio na fábrica de Resende - RJ. Tentamos entender se o tema será a produção da nova geração do Kicks no país ou a estratégia de produção de alguma outra novidade. Possivelmente a confirmação de chegada do X-Trail possa fazer parte da programação. De fato, será um grande e importante "evento para a história da Nissan no Brasil", com a presença de Makoto Uchida, Presidente e CEO Mundial da Nissan Motor Co. "para um importante anúncio para a empresa". Será a primeira visita do executivo ao Brasil.

*Viagem à convite da Nissan Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com