Em linha com a estratégia de eliminar modelos de baixo volume para priorizar produtos mais populares, a Volkswagen confirma que encerrou em definitivo a produção do sedã Arteon. Conhecido e elogiado pelo acerto do design, o modelo - que tecnicamente é um liftback - deixou as linhas de montagem da fábrica de Emden, na Alemanha, ainda em 2023 e não terá sucessor imediato.
Em comunicado, a Volkswagen explicou que interessados agora terão de optar pela carroceria Shooting Brake, que seguirá em produção por mais alguns anos (pelo menos até 2026) na fábrica de Osnabrück. Na prática, o Arteon segue o mesmo caminho já traçado pelo Passat, que saiu de linha na carroceria sedã e ganhou nova geração apenas na variante perua.
Volkswagen Arteon Shooting Brake R
Dentro do portfólio, a Volkswagen está substituindo indiretamente os modelos Arteon e Passat pelo elétrico ID.7. Assim como os finados, o novato terá versões liftback e perua e posicionamento de topo no catálogo. Chegará ao mercado como aposta de peso dentro do ambicioso projeto de eletrificação da marca, porém com bem menos arrojo no design na comparação com o Arteon.
A Volks se prepara para dizer adeus aos carros com motores tradicionais a combustão e substituí-los por equivalentes puramente elétricos. O recém-reestilizado Golf, por exemplo, é último equipado com propulsores térmicos. O mesmo vale para os atuais Tiguan e T-Roc, que migrarão para eletrificação total na próxima linhagem. A meta da marca é fabricar e vender apenas veículos elétricos na Europa até 2032.
![Volkswagen Arteon 2021](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Outra mudança importante da Volkswagen diz respeito ao tempo de desenvolvimento de novos veículos, que foi reduzido de 50 para 36 meses sem sacrificar a qualidade. A decisão faz parte de um plano mais amplo para reduzir massivamente os custos. Já no Brasil, a empresa está aplicando R$ 16 bilhões em investimentos e planeja colocar no mercado 16 novos modelos até 2028, incluindo híbridos, elétricos e carros tradicionais.