Em linha com a estratégia de eliminar modelos de baixo volume para priorizar produtos mais populares, a Volkswagen confirma que encerrou em definitivo a produção do sedã Arteon. Conhecido e elogiado pelo acerto do design, o modelo - que tecnicamente é um liftback - deixou as linhas de montagem da fábrica de Emden, na Alemanha, ainda em 2023 e não terá sucessor imediato.

Em comunicado, a Volkswagen explicou que interessados agora terão de optar pela carroceria Shooting Brake, que seguirá em produção por mais alguns anos (pelo menos até 2026) na fábrica de Osnabrück. Na prática, o Arteon segue o mesmo caminho já traçado pelo Passat, que saiu de linha na carroceria sedã e ganhou nova geração apenas na variante perua.

Volkswagen Arteon Shooting Brake R

Dentro do portfólio, a Volkswagen está substituindo indiretamente os modelos Arteon e Passat pelo elétrico ID.7. Assim como os finados, o novato terá versões liftback e perua e posicionamento de topo no catálogo. Chegará ao mercado como aposta de peso dentro do ambicioso projeto de eletrificação da marca, porém com bem menos arrojo no design na comparação com o Arteon.

A Volks se prepara para dizer adeus aos carros com motores tradicionais a combustão e substituí-los por equivalentes puramente elétricos. O recém-reestilizado Golf, por exemplo, é último equipado com propulsores térmicos. O mesmo vale para os atuais Tiguan e T-Roc, que migrarão para eletrificação total na próxima linhagem. A meta da marca é fabricar e vender apenas veículos elétricos na Europa até 2032.

Volkswagen Arteon 2021

Outra mudança importante da Volkswagen diz respeito ao tempo de desenvolvimento de novos veículos, que foi reduzido de 50 para 36 meses sem sacrificar a qualidade. A decisão faz parte de um plano mais amplo para reduzir massivamente os custos. Já no Brasil, a empresa está aplicando R$ 16 bilhões em investimentos e planeja colocar no mercado 16 novos modelos até 2028, incluindo híbridos, elétricos e carros tradicionais.

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