O governo federal divulgou a tabela 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Uma das novidades foi uma mudança no Volkswagen Polo com motor 1.0 MPI, que equipa as versões Track e Polo MPI, apontando uma melhoria no rendimento energético, embora a fabricante não responda se algo foi modificado.

De acordo com o Inmetro, o Volkswagen Polo 1.0 agora faz 9,4 km/litro na cidade e 10,8 km/litros na estrada, quando abastecido com etanol. É uma diferença positiva de até 0,2 km/litro no rendimento urbano e 0,3 km/litro no rodoviário, dependendo da versão observada da linha 2023. As novas medições indicam que tanto o Polo Track quanto o Polo MPI agora entregam exatamente o mesmo consumo de combustível.

Isto ajudou o hatchback a reduzir um pouco do consumo energético, medido em MJ/km, para 1,48 ante os 1,51 MJ/km da linha 2023. A nota do hatchback no Inmetro é A no segmento e B no ranking geral. Também aproximou a variante com o moto aspirado do Polo 1.0 TSI, que ainda é mais econômico, registrando 1,45 MJ/km de acordo com o teste oficial.

     Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Volkswagen Polo Track 1.0 MPI MT5 2023 9,3 km/litro 10,5 km/litro 13,5 km/litro 15,0 km/litro 1,51 MJ/km 93 g/km
Volkswagen Polo Track 1.0 MPI MT5 2024 9,4 km/litro 10,8 km/litro 13,5 km/litro 15,2 km/litro 1,48 MJ/km 91 g/km
Volkswagen Polo 1.0 MPI MT5 2023 9,2 km/litro 10,8 km/litro 13,4 km/litro 15,1 km/litro 1,51 MJ/km 94 g/km
Volkswagen Polo 1.0 MPI MT5 2024 9,4 km/litro 10,8 km/litro 13,5 km/litro 15,2 km/litro 1,48 MJ/km 91 g/km

Procurada por Motor1.com, a Volkswagen se posicionou sobre a diferença no consumo:

"As diferenças observadas no Programa de Etiquetagem Veicular 2024 do Inmetro para Polo Track e Polo MPI estão associadas à variações normais provenientes do processo de medição e homologação dos carros. Os novos valores refletem os resultados obtidos na homologação mais recente. Isso significa que, na prática, os valores de consumo aferidos pelos clientes não devem ter alterações significativas em relação ao modelo anterior."

O motor 1.0 MPI aspirado de três cilindros atualmente equipa somente o hatch nas versões Track e MPI. Entrega 84 cv a 6.350 rpm e 10,4 kgfm a 3.000 rpm, quando abastecido com etatanol. Com gasolina no tanque, os números caem para 75 cv e 9,7 kgfm, na mesma faixa de rotação. Trabalha exclusivamente com uma transmissão manual de 5 marchas.

O Polo Track está sendo vendido por R$ 87.990, com somente um pacote opcional por R$ 660, que adiciona a central multimídia Composition Touch. Já o Polo MPI parte de R$ 90.990, sem oferecer nenhum item como opcional, mas mais equipado do que o anterior, com itens como faróis full-LED e iluminação diurna, também em LED. Já o Track utiliza faróis halógenos. Tem também frenagem automática pós-colisão, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, computador de bordo e retrovisores e maçanetas na cor do veículo, além da diferença visual entre os dois.

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