A visita do presidente Lula à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), na semanada passada, foi marcada pela apresentação de curioso protótipo desenvolvido exclusivamente para o evento: o Virtus Cabrio. O modelo teve como missão transportar o mandatário pelas instalações da planta e foi projetado por equipe de 30 profissionais no tempo recorde de apenas 6 semanas.

O showcar foi baseado nas versão Exclusive, com exterior pintado na cor Azul Biscay, rodas 18 polegadas com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto. Sob o capô, foi mantido o conhecido motor 1.4 250 TSI associado ao câmbio automático de 6 marchas.

Volkswagen Virtus Cabrio

Entre as principais diferenças para o Virtus convencional, destaque para a remoção do conjunto do teto e ausência total das colunas B e C. Com isso, outros pontos da carroceria precisaram ser reforçados para garantir rigidez. Além disso, o assoalho foi alongado para proporcionar espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, resultado em modificações no tamanho do tanque de combustível. O banco traseiro também sofreu modificações e conta com design exclusivo.

Volkswagen Virtus Cabrio - Ricardo Stuckert

Virtus Cabrio com Lula e Alckmin foi guiado por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil (foto: Ricardo Stuckert)

Por fora, a Volkswagen diz que foram desenvolvidas novas peças de acabamento, incluindo partes de fechamento das colunas, portas, bancos e tanque de combustível. Além disso, foi acrescentada no projeto uma barra transversal na região da coluna B para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

Volkswagen Virtus Cabrio

Além do Virtus Cabrio, a Volkswagen desenvolveu ao longo da história outros quatro conceitos especiais para ocasiões de visitas presidenciais em fábricas. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005. Estes dois últimos, inclusive, também foram usados pelo presidente Lula.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com