À venda no mercado internacional desde o final de 2020, o Volkswagen Taos deverá receber importantes novidades dentro da chamada atualização de meia-vida. O facelift já vinha sendo especulado há meses e foi recentemente confirmado pela própria Volkswagen em comunicado. Na ocasião, a marca anunciou o lançamento da versão SE Black nos Estados Unidos e revelou que a ação faz parte dos preparativos para a chegada do Taos reestilizado.

"Para aumentar o entusiasmo pelo Taos 2024 em seu lançamento antes da chegada do modelo reestlizado em 2025, a Volkswagen oferecerá o Taos SE Black", disse a nota. A data exata não foi revelada, mas tudo indica que a atualização será oficializada nos próximos meses e, como dito no comunicado, fará parte da linha do ano que vem. O mercado norte-americano será um dos primeiros a ter o Taos reestilizado, mas o Brasil obviamente não ficará de fora.

Volkswagen Taos SE Black

Por aqui, o Taos renovado terá importante diferencial tecnológico além da reestilização visual. Embora a Volkswagen ainda mantenha segredo, tudo indica que o SUV será o primeiro veículo da marca no Brasil a contar com sistema híbrido-flex. A tecnologia será do tipo MHEV (híbrido-leve) e usará um motor de partida/gerador de baixa potência ligado ao virabrequim para dar força extra em situações onde o motor a combustão é mais exigido, como acelerações.

O sistema é alimentado por uma pequena bateria e, aqui no Brasil, terá a vantagem de ser flex. Na prática, o sistema não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. A promessa é entregar torque aprimorado, funções de partida/parada mais suaves, frenagem regenerativa e economia extra de combustível.

Volkswagen Tharu - China

Volkswagen Tharu reestilizado

Volkswagen Tharu - China

Lanternas agora são interligadas na traseira

Quanto ao visual, as novidades do reestilizado Taos ainda são secretas. Protótipos com design renovado ainda não foram flagrados e, por enquanto, a única pista é o Tharu chinês, que foi reestilizado no ano passado e deverá inspirar o Taos. Especulações apontam para para-choques redesenhados, novas rodas, faróis com novo arranjo de iluminação e lanternas interligadas na traseira.

Volkswagen Taos SE Black

Taos SE Black

Enquanto o modelo reestilizado não chega, o Taos ganha nos Estados Unidos a versão SE Black. Como o próprio nome sugere, a novidade se diferencia pelos elementos escurecidos no design, incluindo rodas, teto, retrovisores e outros. Sob o capô, o motor 1.5 turbo entrega 160 cv de potência e pode vir associado aos câmbio automático de 8 marchas (tração dianteira) ou automatizado de dupla embreagem (tração 4Motion).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com