A Volkswagen acaba de oficializar o lançamento da aguardada atualização de meia-vida do Golf e, de quebra, apresenta também as novidades da versão Variant. O facelift é basicamente o mesmo nos dois modelos e reforça a estratégia da marca de priorizar recursos de tecnologia e avanços em eletrificação. O foco comercial da station continuará sendo a Europa, onde o segmento de peruas continua forte e competitivo.

No design da dianteira, o destaque fica por conta dos faróis de LED (agora padrão) ligeiramente mais delgados e estilizados. Dependendo da versão, uma barra transversal em LED passa a compor a grade do radiador e – pela primeira vez na frente de um Volkswagen europeu – o logotipo pode ser iluminado. O para-choque acompanhou as mudanças e tem elementos de diferenciação conforma cada versão.

Volkswagen Golf Variant 2024

Na lista de opcionais, destaque para o esquema de faróis Matrix IQ.Light LED (novamente em combinação com o emblema iluminado), que possuem luz alta em LED de alto desempenho com quase o dobro do alcance do farol alto convencional. Já na traseira, as lanternas - também de LED - são tridimensionais e podem ser personalizadas a partir das configurações do veículo por meio da central multimídia, com três designs diferentes de luzes noturnas. 

Por trás de todas as mudanças está a plataforma modular MQB Evo, com incrementos importantes sobre a versão usada quando a atual geração da família Golf foi lançada. A Volkswagen desenvolveu ainda mais a arquitetura, seguindo o que foi feito com os novos Tiguan e Passat Variant.

No interior, o Golf Variant 2024 foi atualizado principalmente por meio da introdução de uma nova central multimídia, que agrega hardware e software mais modernos. O sistema, descrito pela Volkswagen como de quarta geração, é chamado de MIB4 e equipado com tela sensível ao toque com 10,4 polegadas ou 12,9 polegadas. Os gráficos e os controles por toque foram modificados e agora são iluminados e mais fáceis de operar.

Volkswagen Golf Variant 2024

A lógica operacional agora se baseia em duas barras de toque: uma barra inferior e uma superior e, entre as duas, uma tela inicial no centro, com a possibilidade de personalização com atalhos.

Na tela inicial, é possível acessar aplicativos relacionados a qualquer função, com a barra superior e a barra inferior permanecendo disponíveis no visor o tempo todo, o que facilita o uso. Também foi introduzido o assistente de voz baseado em linguagem natural, integrado ao ChatGPT e desenvolvido em cooperação com a Cerence (empresa especializada em assistentes de voz).

Volkswagen Golf Variant 2024
Volkswagen Golf Variant 2024
Volkswagen Golf Variant 2024

Como padrão, o painel de instrumentos Digital Cockpit tem 10,2 polegadas e os botões no volante multifuncional não são mais sensíveis ao toque, e sim físicos. Além disso, o motorista pode acessar diferentes configurações gráficas básicas de acordo com quatro visualizações: Classic, Progressive, Navigation e R-Line. O Head Up Display também é um item opcional, exibindo informações no para-brisa.

Ao manobrar, é possível contar com o sistema AreaView, uma visão de 360° criada pela sobreposição de quatro câmeras e Park Assist Pro, com a capacidade de estacionar remotamente via smartphone, enquanto o Park Assist Plus com função de memória permite o estacionamento totalmente automático a bordo do carro, reproduzindo uma manobra previamente memorizada.

Volkswagen Golf Variant 2024

Mecanicamente, são oferecidos motores a gasolina e diesel tradicionais, bem como opções eletrificadas (híbrido-leve e híbrido plug-in). O catálogo inclui propulsores 1.5 TSI com 115 cv ou 150 cv e 2.0 TSI de 204 cv, além do TDI 2.0 com iguais 115 ou 150 cv. O motor híbrido-leve com tecnologia de 48 volts é o 1.5 eTSI, sempre com a caixa DSG e gerenciamento automático de cilindros (ACTplus), oferecido também com 115 cv ou 150 cv.

As vendas no mercado europeu serão iniciadas nos próximos meses e, dentro do segmento, o Golf Variant 2024 brigará diretamente com Opel Astra Sports Tourer, Skoda Octavia Estate, Peugeot 308 SW, Kia Ceed Sportswagon e outros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com