A Volkswagen vai investir mais R$ 9 bilhões em suas operações no Brasil até 2028. O anúncio foi feita nesta quinta-feira (1º) por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, que confirmou ainda o lançamento de 16 novos veículos até 2028, além de uma nova plataforma compacta derivada da MQB para híbridos compactos e um novo motor. 

Este investimento adicional de R$ 9 bilhões se soma ao aporte atual de R$ 7 bilhões, totalizando R$ 16 bilhões, o maior investimento de uma montadora no Brasil no período pós-pandemia. Além dos modelos bicombustíveis, a marca confirma modelos híbridos e elétricos.

Ciro Possobom - CEO Volkswagen do Brasil

Ciro Possobom - CEO Volkswagen do Brasil

16 novos veículos até 2028, novo motor e nova plataforma

Durante o anúncio, Possobom destacou que o investimento será aplicado nas 4 fábricas da Volkswagen no país. O novo aporte contempla o desenvolvimento e a produção de 4 veículos inéditos, sendo que um deles é inédita picape Tarok (conforme Motor1.com havia confirmado no ano passado) e um novo motor mais eficiente para veículos híbridos.

Fábrica da Volkswagen Brasil - Anchieta - VW Nivus

Fábrica da Volkswagen Brasil - Anchieta - VW Nivus

Na fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo serão produzidos 2 veículos inéditos, em São José dos Pinhais (PR) será produzida a inédita picape, a unidade de Taubaté (SP) fabricará um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil - aquele "antecipado" pela Prefeitura de Taubaté como "novo Gol" e mostrado pela própria Volkswagen aos concessionários como "Yeh Concept".

Para suportar os novos modelos híbridos, a Volkswagen também lançará um novo motor no país. Com produção confirmada para a fábrica de São Carlos (SP), o novo propulsor possivelmente será o 1.5 TSI EVO2 híbrido-flex, substituindo o 1.4 TSI atual e tornando-se o primeiro propulsor eletrificado da marca a ser feito no Brasil. A informação havia sido antecipada pelo Sindicato local, justificando que o "motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.”

Também foi confirmada a chegada de uma nova plataforma no Brasil, chamado por enquanto de "projeto MQB Hybrid". Sem revelar detalhes técnicos, a marca destaca que a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.

Projeto Plataforma MQB Hybrid

Nova plataforma é chamada de Projeto MQB Hybrid

Além de ser a base dos futuros veículos híbridos, a nova plataforma comportará uma nova arquitetura eletrônica que permitirá a inclusão de sistemas de conectividade mais avançados além das mais recentes tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System), com recursos de segurança ativa e passiva. 

Elétricos também estão na conta

Futuros modelos elétricos da Volkswagen, ainda nem revelados mundialmente, também serão lançados no Brasil até 2028. O executivo não revelou quantos dos lançamentos serão os puramente elétricos. Atualmente, a marca oferece os elétricos ID.4 e ID.Buzz (Kombi elétrica) pelo programa VW Sign & Drive. No ano passado, Motor1.com Brasil conversou com Thomas Schäfer, CEO Global da Volkswagen, que confirmou que o futuro ID.GTI deverá ser vendido no Brasil quando chegar em versão final. O executivo também falou da possibilidade de produção de um veículo elétrico no Brasil.

Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night

Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night

"A Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões. Vamos lançar 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil. Assim, reforçamos o nosso compromisso com o País, com nossos clientes, concessionários, fornecedores e colaboradores”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

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