A Hyundai oficializou o lançamento do renovado Creta 2025 na Índia na última terça-feira (25) e imediatamente gerou expectativa no Brasil quanto à chegada do facelift por aqui. A reestilização deu ao modelo ganhos importantes importantes em refinamento, segurança e tecnologias, além de alinhar o design aos lançamentos mais recentes da marca. Abaixo, comparamos o atualizado modelo indiano com o atual brasileiro para mostrar o que mudará por aqui.
A dianteira foi alvo importante de mudanças. Na prática, todo o conjunto frontal foi desenhado e agora está alinhado aos elementos do SUV de grande porte Palisade. Os faróis agora têm formato mais quadrado e contam com luzes diurnas em LEDs interligadas pela grade em seções retangulares. Na traseira, as lanternas atuais com elementos separadas foram substituídas por peças horizontais também interligadas e para-choque com aspecto geral mais robusto.
Nas laterais, destaque para os novos desenhos das rodas de 16 ou 17 polegadas, que variam dependendo da versão. Além disso, toda a paleta de cores da carroceria foi atualizada. O comprimento do Creta 2025 foi ampliado em 30 mm, totalizando agora 4.330 mm, enquanto as demais dimensões não mudaram: largura de 1.790 mm, altura de 1.635 mm e distância entre-eixos de 2.610 milímetros.
Na cabine, o painel foi profundamente reformulado e ficou com aspecto geral bem mais tecnológico. Destaque o moderno esquema de telas duplas ladeadas para central de entretenimento e quadro de instrumentos, com 10,25 polegadas cada. Logo abaixo, foram posicionadas as saídas de ventilação centrais e os novos comandos do sistema de ar-condicionado. Apesar de tanta novidade, o volante ainda é mesmo.
Em termos de equipamentos, o Creta 2025 ficou mais completo e, na Índia, ganhou pacote com itens adicionais de tecnologia e segurança. É o caso do conjunto SmartSense Level 2 com 19 funções, incluindo câmeras de 360 graus, alerta de ponto cego, monitor de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESC). A Hyundai afirma ainda que a estrutura da carroceria foi reforçada e mudanças adicionais foram feitas para garantir um “alto nível de resistência a colisões”.
Há ainda teto solar panorâmico, sistema de som Bose de 8 alto-falantes, bancos dianteiros ventilados, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros. No Brasil, vale lembrar, praticamente todos estes itens já são oferecidos no Creta desde o lançamento do modelo atual.
Na Índia, a Hyundai aproveitou o facelift para mexer na mecânica do Creta. Por lá, a nova gama passa a contar com motor 1.5 turbo de 160 cv para complementar a oferta já composta por 1.5 aspirado (115 cv) e 1.5 turbodiesel (116 cv). O propulsor equipa as versões topo de linha e sai de fábrica sempre associado ao câmbio automatizado de 7 marchas e embreagem dupla. O propulsor 1.4 turbo de 140 cv oferecido até então sai de cena com a chegada do bloco mais moderno.
Além disso, uma inédita versão elétrica - já flagrada em testes - será adicionada ao portfólio com bateria de 45 kWh, motor elétrico de 140 cv e autonomia de aproximadamente 400 km.
O mercado indiano será o primeiro a ter o Creta renovado, ainda neste mês. A estreia do facelift no Brasil é aguardada na sequência, mas a data exata depende dos planos locais da Hyundai. Pode acontecer ainda em 2024 ou, no máximo, 2025. Quando estrear por aqui, o Creta renovado será a resposta da marca à reestilização do Volkswagen T-Cross e ao lançamento do esperado Toyota Yaris Cross.
Com o facelift, fica a expectativa para adoção de propulsor turbo mais potente por aqui, especialmente nas versões de topo. Hoje, o Creta brasileiro é vendido com motores 1.0 turbo de 120 cv e 2.0 aspirado de 167 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil