O mercado de carros da Rússia tem sofrido verdadeira debandada de montadoras tradicionais desde o início das tensões geopolíticas travadas pelo país contra a Ucrânia. Nos últimos meses, marcas como Renault, Volkswagen e Toyota encerraram atividades de fabricação e repassaram o controle das operações para o governo ou empresas locais. No anúncio mais recente, a Hyundai segue pelo mesmo caminho e confirma a venda da fábrica de São Petesburgo.

A planta foi adquirida pela empresa russa Art-Finance pelo valor simbólico de 10.000 rublos - algo equivalente a R$ 540 numa conversão simples. O contrato engloba todos os ativos, mas conta com uma cláusula que prevê a possibilidade de recompra por parte da Hyundai no prazo de até dois anos. O acordo foi aprovado em reunião do conselho e também recebeu autorização da comissão governamental da Rússia para vendas de ativos estrangeiros.

Hyundai Creta 2022 (Rússia)

A fábrica, com capacidade de produção anual de 200.000 unidades, está com atividades suspensas desde março de 2022, logo após o início da guerra. Por lá, eram fabricados os modelos Hyundai Solaris e Hyundai Creta, além dos Kia Rio e Rio X-Line. 

Outrora líderes de mercado na Rússia, Hyundai e Kia foram duramente atingidas pela queda nas vendas em todo o país após a eclosão do conflito. Ambas venderam apenas 6 veículos novos em agosto deste ano - uma diminuição dramática sobre as 2.892 unidades vendidas um ano antes. Juntas, Hyundai e Kia venderam mais de 400.000 veículos na Rússia em 2019 e, em 2021, detinham uma participação de 22,5% no mercado local.

O vácuo deixado pela saída das montadoras tradicionais abriu caminho para a chegada de várias marcas chinesas, que conquistam cada vez mais espaço no mercado local.

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