Para fechar 2023, o Latin NCAP divulgou o último resultado de seu teste de segurança para o ano e o carro da vez foi o Fiat Pulse. O SUV compacto recebeu somente 2 estrelas das 5 possíveis, apresentando problemas na proteção para crianças e no teste de colisão lateral por conta do formato do airbag que oferece uma proteção limitada.

A Stellantis contesta o resultado, afirmando que o modelo testado está desatualizado em relação ao que está em produção hoje. Na colisão frontal, o Fiat Pulse teve um resultado acima da média, mostrando uma boa proteção para cabeça e pescoço. O ponto que foi pior é o tórax do passageiro, onde teve uma proteção marginal. A estrutura e a área dos pés foi considerada estável e poderia suportar um impacto mais forte. No crash-test lateral contra uma barreira, o Latin NCAP diz que o resultado foi bom.

O primeiro problema aparece no impacto contra poste. Embora o resultado real tenha sido considerado bom, o Latin NCAP afirma que o airbag lateral, que protege a cabeça e o tórax do passageiro dianteiro, é muito limitado por ser pequeno, o que faz com que perca pontos. E, sem o airbag de cortina, a proteção oferecida é somente para quem está no assento dianteiro. A organização chama essa bolsa inflável utilizada como uma solução temporária.

Na proteção para crianças, o resultado foi penalizado por conta do boneco ter batido a cabeça durante a movimentação. A situação é incomum pois a cadeirinha utilizada é a mesma que estava em outros veículos que conseguiram pontuações maiores neste quesito. O Latin NCAP afirma que isto é um problema da combinação do Pulse com a cadeirinha, além de ter um espaço limitado para a instalação de equipamentos maiores.

No quesito de proteção para pedestres, o SUV estava dentro da média, com uma boa proteção contra impactos de cabeça, e para as pernas na área central da dianteira, porém ruim nas bordas. O controle de estabilidade funcionou bem no teste do alce a até 80 km/h usando um robô e 70 km/h com um condutor humano. Não foram avaliados diversos itens de segurança como frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa por serem itens opcionais.

Fiat Pulse - Teste de colisão

Em nota, a Stellantis contestou o resultado:

"A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento."

Questionada por Motor1.com sobre qual é essa desatualização, a fabricante afirma que o aviso de cinto de segurança traseiro foi modificado. O Latin NCAP reclamou que o item não atendia os requisitos e descontou alguns pontos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com