Kardian e Sandero Stepway: veja como se diferem os SUVs da Renault
Os dois modelos do Grupo Renault compartilham segmento e posicionamento comuns, "mas não são os mesmos", disse a empresa.
A Renault apresentou ontem o novo Kardian, um crossover para o segmento B que será fabricado no Brasil e chegará também à Argentina no ano que vem. No entanto, o porte e proposta similares às do Dacia Sandero Stepway, que está à venda na Europa há dois anos, tornaram inevitável a comparação entre os dois.
Bruno Vanel, vice-presidente de produtos da Renault, respondeu que: "É quase a mesma coisa, mas não é a mesma coisa. O Kardian não tem as mesmas dimensões e mecânica, além de ter mais equipamentos e tecnologia. Não quero falar de nenhuma outra marca, mas fiz questão de criar um produto totalmente diferente.
A verdade é que os dois modelos estão posicionados no mesmo segmento de mercado: são crossovers que estão no meio do caminho entre um hatchback e um SUV, com características de ambos os segmentos. Vale lembrar que a chegada do Kardian ao mercado brasileiro não significa automaticamente que o atual Renault Stepway seja descontinuado. Até mesmo porque a previsão inicial de preços para o Kardian é de cerca de R$ 110 mil. Veja como se comparam?
As diferenças
* Plataforma: O Dacia Sandero Stepway usa a plataforma CMF-B, enquanto a Renault anunciou que o Kardian tem uma base estrutural "sem precedentes, que é uma evolução da CMF-B e tem uma modularidade adequada para motores multienergéticos, que podem ser a gasolina, diesel, híbridos, elétricos e até mesmo gás liquefeito de petróleo".
* Motores: o Kardian foi apresentado com um motor a gasolina de três cilindros, 999 cm3, com turbocompressor e injeção direta. Ele fornecerá 125 cv e 22,4 kgfm com etanol. O Sandero Stepway europeu oferece variantes com potência entre 90 e 110 cv. O mais potente também é um motor a gasolina de três cilindros de 999 cm3 com turbo e injeção direta, entregando ainda 20,4 kgfm de torque
* Caixa de câmbio: a Renault anunciou para o Kardian uma nova caixa de câmbio de dupla embreagem com seis velocidades e borboletas atrás do volante para trocas e modo manual, fabricada pela Magna na China. O Dacia tem uma caixa de câmbio manual de seis marchas ou uma transmissão automática continuamente variável (CVT).
* Dimensões: O Kardian mede 4.119 milímetros de comprimento (100 a mais que o Dacia Sandero Stepway), 1.773 mm de largura (75 mm a menos), 1.544 mm de altura (9 mm a mais) e 2.604 mm de distância entre eixos (igual ao Dacia). A distância do solo para o Kardian é de 209 mm, contra 174 mm para o Dacia. A capacidade do porta-malas do Kardian é de 410 litros, em comparação com 328 litros do modelo romeno.
* Equipamento: a Renault anunciou um pacote de equipamentos de segurança completo para o Kardian, com seis airbags de série e vários auxílios à direção (ADAS). No entanto, esses ADAS não serão fornecidos como itens de série para todas as configurações do novo carro. O Dacia também tem seis airbags e o pacote de auxílios ao motorista. No entanto, para o Sandero Stepway europeu, o kit ADAS vem de fábrica desde a opção mais barata.
Galeria: Renault Kardian
Galeria: Dacia Stepway
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
O mundo só anda de SUVs, hatches, sedãs e picapes. Mas há nobres e honrosas exceções
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
Renault Kwid sobe de preço e Fiat Mobi vira carro mais barato do Brasil
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Brasil em 26 anos