Após meses emplacando poucas unidades, o Renault Captur enfim teve sua carreira encerrada no Brasil. O SUV compacto, que nasceu como uma opção mais refinada ao Duster, foi retirado tanto do site oficial quanto da loja online da fabricante e a empresa, em nota, confirma o fim do modelo no país, no mesmo dia em que apresentou o inédito Kardian:

"O Captur, lançado no mercado brasileiro em 2017 e o primeiro modelo da Renault no Brasil a adotar o motor turbo TCe 1.3 flex em 2021, sofreu impactos pela falta de componentes e teve o seu ciclo de produção encerrado no Brasil."

Sai do mercado sem deixar um substituto e seus clientes devem acabar migrando para o Duster, que usa a mesma plataforma e motores. O fim do Renault Captur já era esperado. As vendas do SUV vinham caindo há meses, mesmo que tenha recebido uma reestilização em 2021, um efeito da guerra entre Rússia e Ucrânia. O modelo nasceu na Rússia (onde é conhecido como Kaptur) e algumas das peças usadas aqui vinham do país. O conflito e as subsequentes sanções econômicas fizeram com que praticamente todas as fabricantes encerrassem suas operações por lá, vendendo as fábricas.

O efeito foi visto logo em seguida. Em 2022, o Captur fechou o ano com somente 3.007 unidades emplacadas, menos do que o Caoa Chery Tiggo 3X, que também saiu de linha naquele ano e que somou 3.656 veículos registrados. De janeiro até setembro deste ano, o utilitário contabiliza 304 unidades vendidas, o que o coloca como o 2º SUV compacto menos vendido, à frente somente do híbrido Kia Niro e suas 195 unidades.

Até então, o Captur estava sendo vendido em três versões, sempre com o motor 1.3 turbo de 170 cv, com preços entre R$ 142.990 e R$ 164.190. O Duster hoje parte de R$ 115.990 (na versão Intense 1.6 manual) e chega a R$ 148.990 na configuração Iconic 1.3 turbo, então naturalmente irá ocupar o espaço dos SUVs compactos maiores da empresa – tanto que emplacou 17.145 unidades neste ano.

A Renault tem planos para um novo SUV. O Duster seguirá no mercado por mais alguns anos antes de ganhar um substituto, mas este novo modelo ficará acima, sendo posicionado no segmento C. Anteriormente, a fabricante confirmou que teria um modelo médio para enfrentar o Jeep Compass, baseado no conceito Bigster. Com a chegada do Kardian, que estreia a plataforma CMF-B no país, este novo utilitário deve ser um dos oito lançamentos prometidos até 2027.

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