Após meses seguidos de flagras, especulações e projeções, a nova geração do Duster parece finalmente próxima de se tornar realidade. De acordo com a imprensa francesa, o projeto de desenvolvimento do novo modelo já foi concluído e os detalhes para lançamento oficial estão sendo finalizados. A apresentação já tem até data e local definidos: dia 29 de novembro em Portugal.

Completamente reformulado em relação ao carro atual, o Duster de nova geração terá forte inspiração estética no conceito Bigster. A dianteira terá faróis com LEDs diurnos integrados em posição horizontal, capô elevado e para-choque com ampla entrada de ar. Nas laterais, as caixas-de-roda terão formato quadrado e, pela primeira vez, as maçanetas traseiras serão posicionadas nas colunas. Atrás, destaque para as lanternas em formato de Y como no Bigster.

A promessa é de reformulação total e implementação das maiores mudanças técnicas e dinâmicas já vistas na história do Duster. Para começar, a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações europeias de Logan e Sandero.

A base será responsável por proporcionar todos os avanços esperados, além de abrir caminho para a eletrificação. Dessa forma, o Duster de nova geração já nascerá compatível com propulsão híbrida e até elétrica. Outra novidade será a oferta de freios a disco também na traseira - algo que a Dacia não adota desde o seu primeiro carro, o 1100, baseado no Renault 8 e que foi vendido no final da década de 1960.

Dacia Duster 2024 em testes

Novo Duster em testes

Executivos da Dacia já adiantaram que o consumidor deve esperar da próxima linhagem do Duster mudanças em aspectos como condução e dirigibilidade, além de modernidade, porte e NVH (sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza). Na prática, será o mais refinado Duster já feito.

As vendas serão iniciadas primeiro no mercado europeu, onde o Duster é vendido como Dacia. Já no Brasil, onde o SUV é comercializado como Renault, a troca de geração deve demorar para acontecer. O Duster atual chegou por aqui em 2020, cerca de três anos depois da Europa, e ainda receberá facelift antes de mudar completamente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com