Junto ao lançamento do Kardian, a Renault ainda apresentou sua estratégia para os próximos anos, principalmente em relação aos mercados fora da Europa. Segundo a marca francesa, o Brasil foi seu segundo maior mercado em 2022. O anúncio deixa claro que as as regiões da América Latina, Norte da Africa, Turquia, Índia e Coreia do Sul receberão mais relevância nos próximos anos.

De acordo com a Renault, a marca investirá 3 bilhões de euros (cerca de R$ 15,8 bilhões) nestes países e regiões nos próximos 3 anos. A marca afirma que, neste período até 2027, realizará o lançamento de 8 novos veículos e a estratégia da empresa para países como o Brasil focará nos segmentos C e D que, internacionalmente, designam carros de porte médio e grande.

Renault Kardian

Renault Kardian

O Renault Kardian foi o primeiro destro desta nova estratégia e também será comercializado em países como Marrocos. O pequeno SUV se distancia bastante do Kwid, carro mais barato da marca por aqui, mas ainda fica abaixo do Duster. Em comunicado, a Renault deixou claro que seu objetivo até 2027 com os carros maiores é "duplicar o preço líquido por carro vendido fora da Europa em comparação com 2019".

Para isso, usará basicamente 2 plataformas. A primeira estreia com o Kardian. Segundo a Renault, é nova arquitetura modular do Renault Group "extremamente flexível e adaptada a diferentes fontes de energia", destinada a quatro regiões diferentes: América Latina, Norte da África, Turquia e Índia. Mas a marca também apostará em segmentos maiores usando a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) para os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul em parceria com a chinesa Geely.

Renault Niagara Concept ao vivo

Renault Niagara Concept ao vivo

A redução das emissões de CO2 dos futuros veículos também é um importante pilar deste plano batizado de “Renault brand international game plan 2027”. Isso será possível inicialmente graças à hibridização das motorizações da futura gama de produtos, mas também graças ao lançamento comercial de modelos E-Tech elétricos em vários países fora da Europa, como o Megane E-Tech elétrico já lançado no Brasil e na Turquia. Com isso, a Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027. 

"Agora que a renovação dos nossos produtos está dando frutos na Europa, vamos fazer com que nossa marca seja mais global e rentável. Por isso, a Renault está intensificando sua ofensiva nos mercados internacionais com o lançamento de oito novos veículos até 2027, baseados em um número reduzido de plataformas compartilhadas entre diferentes regiões, para aumentar nossas sinergias."
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault

Além do Kardian, o evento global de apresentação dos planos da Renault que ocorreu no Rio de Janeiro, ainda exibiu o conceito Niágara. Trata-se de uma picape de porte intermediário que, pelas imagens, parece ter arquitetura monobloco como possíveis rivais no futuro. Entre elas podem aparecer desde a Chevrolet Montana até a Ford Maverick, a depender do porte e da estratégia de preços da Renault para a versão de produção da Niágara.

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