A última vez que tivemos alguma atualização a respeito da possibilidade de o Jeep Avenger chegar ao Brasil foi em julho. Naquele mês, surgiram informações de que a marca tinha trazido uma unidade do pequeno SUV, que ficaria abaixo do Renegade na linha nacional da empresa, para avaliação de potenciais clientes.

O Avenger até veio, mas o seu lançamento no mercado brasileiro foi vetado pela alta cúpula da América do Sul. Fontes ligadas à empresa confirmaram ao Motor1.com Brasil que o pequeno SUV de entrada não virá para cá. Segundo os interlocutores, o Avenger ficaria muito próximo em preço ao Fiat Pulse, potencialmente canibalizando suas vendas e as do Jeep Renegade.

As fontes ainda disseram que "após estabelecer a marca Jeep, posicioná-la como está (como marca premium), seria um erro lançar um Jeep mais barato que poderia roubar vendas do Renegade". Como novo produto, a direção global da Stellantis tinha interesse em comercializar o Avenger no Brasil e no maior número de mercados possíveis, mas cada região tem a sua própria estratégia de produtos. Com o posicionamento da Jeep por aqui e a força da marca Fiat, a decisão foi a de não trazer e não produzir o Baby Renegade no Brasil.

Sobre uma possível importação apenas da versão elétrica, também não acontecerá. Para chegar importado, seu preço seria próximo ao de um Compass, o que por si só já faria sua vida muito complicada por aqui.

O que é o Jeep Avenger?

É um SUV compacto menor que o Renegade. Ao todo, o Avenger mede 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos. Apesar da pegada SUV, tem medidas próximas de uma hatchback compacto. O interior, por exemplo, é bem mais limitado que o irmão maior.

No porta-malas, tem capacidade para acomodar 355 litros. Toma como base a plataforma modular CMP. É a mesma base de modelos como Peugeot 208 e 2008, que também tem versões elétricas. Utiliza um novo motor de 156 cv e 26,5 kgfm, alimentando por um conjunto de baterias de íon-lítio de 400V, 54 kWh de capacidade e autonomia de 400 km (padrão WLTP) em uso combinado.

Para o mercado europeu, o modelo tem produção concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, e conta com diferentes tipos de propulsão. Na prática, pode ser equipado com motor 1.2 GSE turbo a gasolina de 100 cv de potência. Neste caso, o Jeep Avenger tem apenas tração dianteira e o propulsor é atrelado à uma transmissão manual de 6 marchas.

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