Stellantis desiste de feira de tecnologia por conta das greves nos EUA
Empresa justificou medida alegando que trabalha para "mitigar impactos financeiros e preservar capital"
A Stellantis confirmou nesta semana em comunicado oficial que cancelou sua participação na tradicional feira de tecnologia CES, prevista para acontecer em janeiro de 2024 em Las Vegas. De acordo com a empresa, a medida foi tomada em razão das greves deflagradas nos Estados Unidos pelo sindicato United Auto Workers, que reúne trabalhadores do setor automotivo.
A empresa, proprietária das marcas Jeep, Ram, Chrysler, Dodge e Fiat, atribuiu a decisão aos custos gerados pela paralisação, que teve início na última quinta-feira e não tem previsão de encerramento. Cerca de 34 mil trabalhadores do setor aderiram ao ato (incluindo também funcionários dos grupos General Motors e Ford).
Linha de montagem da Ford Super Duty 2023 nos EUA
“À medida que os custos dos ataques em curso do UAW contra a Stellantis continuam a aumentar, a empresa decidiu cancelar a sua exposição e apresentações planejadas na CES 2024,” diz o comunicado. A feira de tecnologia vem sendo usada há várias edições pela Stellantis como palco para apresentação de lançamentos importantes, tanto de veículos quanto de novas tecnologias.
A Stellantis também afirmou que está “executando contramedidas abrangentes para mitigar os impactos financeiros e preservar o capital”, embora não tenha fornecido mais detalhes. Dessa forma, não ficou claro se a participação em outros eventos automotivos, como o SEMA Show e o Salão do Automóvel de Los Angeles, também será comprometida.
“Diante do estágio atual das negociações nos Estados Unidos, proteger o futuro da empresa é prioridade máxima para a liderança da Stellantis”, completa a nota.
Entre as principais demandas, o UAW busca recuperar auxílios que foram perdidos na grande crise que atingiu o setor na última década e quase levou várias empresas à falência. A lista inclui aumento de salário, semana de quatro dias de trabalho e plano de ampliação de aposentadoria. A greve é inédita na história do sindicato e acontece logo depois de as montadoras registrarem lucros recordes.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Nissan pede que revendedores tenham paciência e compreensão diante da crise
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
VW confirma novo Jetta GLI no Brasil em 2025 com resgate da esportividade