Inaugurado em abril de 2015, o complexo industrial da Stellantis em Goiana (PE) acaba de registrar 1,5 milhão de veículos produzidos. O feito histórico foi alcançado pela recém-lançada picape Rampage, da Ram, que é o mais recente modelo fabricado no polo. Além dela, são montados os modelos Renegade, Compass e Commander, da Jeep, e Toro, da Fiat.

Desde que entrou em operação, a fábrica de Goiana já recebeu mais de R$ 18,5 bilhões em investimentos. A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano e, além do Brasil, a planta abastece outros países da América Latina como Argentina, Chile, Equador e México. Desde o início das operações, já foram exportadas mais de 200 mil unidades.

Fábrica Goiana - Stellantis

Considerada uma das mais modernas fábricas da Stellantis no mundo, a planta emprega cerca de 14,7 mil funcionários (incluindo parque de fornecedores), sendo 85% deles pernambucanos. Ecológica, a unidade aproveita 99,5% de toda a água usada no processo produtivo e utiliza 50% menos energia que o convencional por veículo produzido. No campo tecnológico, destaque para a implementação da tecnologia 5G.

Junto à marca histórica de 1,5 milhão de unidades, a Stellantis confirma que Goiana "será protagonista na alocação das novas tecnologias híbridas e elétricas". Trata-se do sistema Bio-Hybrid, que chegará aos modelos vendidos no Brasil a partir de 2024 e inclui três tipos de hibridização: híbrido-leve (MHEV), híbrido convencional (HEV) e híbrido plug-in (PHEV).

"Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação específica e, juntas, tornam a eletrificação acessível a amplas faixas de mercado", afirma a marca. Os sistema funcionarão em conjunto com motores flex.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUYUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com