A atual geração do Audi A8, em linha desde 2017, já está começando a mostrar sua idade. Mesmo com o facelift recebido no fim de 2021, não será suficiente para agradar o público mais exigente. De acordo com uma apuração da britânica Autocar, um substituto totalmente novo chegará ao mercado no ano que vem. Ainda não temo flagras de protótipos camuflados, portanto, se a chegada de 2024 for precisa, espera-se que o novo flagship de Ingolstadt seja lançado perto do final do ano.

A revista britânica afirma que será o carro elétrico mais poderoso de todos os tempos e, por extensão, o Audi mais potente até hoje. Esse título pertence atualmente ao RS E-Tron GT com sua poderosa potência de 637 cavalos (475 kilowatts), proveniente de um par de motores elétricos. Olhando do lado dos motores à combustão, a aclamada station RS 6 detém a coroa com seu V8 de 4,0 litros de dupla turbina com potência de 630 cv. A super perua também detém torque invejável com seus 86,6 kgfm, mais até mesmo que o RS e-Tron GT.

Audi Grandsphere Concept

Mas qual será a potência do sucessor do Audi A8? A expectativa é de que ele pode não corresponder aos 720 cv e o torque de quase 98 kgfm do Grandsphere, mas deve superar facilmente a disputa com o RS e-tron GT e RS 6. Isso dará à Audi um rival para a Mercedes-AMG EQS 53 e para a recém revelada BMW i7 M70. O conceito da Audi fez de 0 a 100 km/h em pouco mais de quatro segundos e teve sua velocidade máxima limitada eletronicamente para priorizar a eficiência.

Chegando em 2024, quando a A8 celebrará seu 30º aniversário, a nova jóia da coroa da marca de luxo alemã terá credenciais para andar na maior configuração da próxima arquitetura Premium Platform Electric. Desenvolvido pela Audi e Porsche, a chamada PPE será usada pela primeira vez para em uma dupla de SUVs, ou seja, os novos Q6 E-Tron e Macan. Um A6 e-tron Sedan também está em andamento.

Conceito Audi Grandsphere

Conceito Audi Grandsphere é uma visão muito concreta do sucessor do A8

O conceito Grandsphere de 2021 tinha uma grande bateria de 120 kWh e acredita-se que ela permanecerá no modelo de produção. No conceito, deu ao conceito elétrico um alcance máximo 750 quilômetros e a capacidade de carregamento com uma potência de 270 kW, indo de 5 a 80% em menos de 25 minutos. A Audi mencionou que 10 minutos passados em uma estação de carga foram suficientes para recarregar a bateria por mais de 300 quilômetros.

Conceito Audi Grandsphere

Interior terá inovações antecipadas pelo Audi Grandsphere

Quanto ao estilo, o chefe de projeto da Audi, Marc Lichte, já prometeu que o novo sedã elétrico de luxo estará "muito perto" do Grandsphere. Ele não será idêntico, mas o conceito representa um "teaser muito concreto" de como o sucessor do A8 vai ficar. Espera-se evitar a tradicional fórmula de três caixas em favor de um formato mais fluído, possivelmente com uma configuração de espaço mais prática.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com