No final do ano passado, a Volkswagen se despediu do Gol no Brasil. Após 42 anos de produção, o modelo mais vendido da marca alemã na América do Sul foi descontinuado. O Gol foi vítima das normas de segurança mais rigorosas na região. Obrigatório na Argentina desde de janeiro de 2022, o controle de estabilidade (ESP) passará a ser exigido em todos os carros no Brasil em 2024.

Várias marcas têm sido rápidas em atualizar seus modelos com esta tecnologia que reduz o risco de derrapagem, colisões e até mesmo capotamento. A maioria das fabricantes já equipa seus carros com o equipamento, com poucos sem contar com o item, A própria Volkswagen só tem a Saveiro sem controle de estabilidade de série.

Galeria: Volkswagen Gol Last Edition 2023 - Fotos ao vivo

Entretanto, o Gol foi descontinuado sem esta característica vital de segurança. Quando perguntada sobre a razão pela qual não adicionou ESP no hatchback, a resposta da Volkswagen foi sempre a mesma: "É tecnicamente impossível, a plataforma não permite". Esta foi uma explicação estranha porque a Saveiro, que também é feita com a plataforma PQ24, tem controle de estabilidade nas versões mais caras.

Por esta razão, nossos colegas do Motor1.com Argentina decidiram ir um pouco mais fundo para encontrar a resposta certa. A explicação veio de um executivo do departamento jurídico da Volkswagen Argentina, que revelou: "A culpa foi do BMG".


"A culpa foi do BMG"

- O que é o BMG?

- É o que chamamos de Baumustergenehmigung internamente. Também é conhecido em inglês como "Design Type Approval": é um processo em Engenharia e Desenvolvimento que requer a aprovação de todos os departamentos de Design, Homologação, Fabricação, Vendas e Jurídico de um carro dentro do Grupo VW.

- Como o BMG impactou o Gol?

- O controle de estabilidade e todas as mudanças, evoluções ou modificações feitas em dispositivos de segurança em um carro do Grupo Volkswagen requerem um processo de aprovação. O selo BMG é uma licença de fabricação que só pode ser concedida pela matriz na Alemanha, após várias instâncias de análise, avaliação e validação.

- Por que o Gol não obteve o selo de aprovação BMG que, por exemplo, a Saveiro obteve?

- Porque a Saveiro com controle de estaiblidade foi desenvolvida muito antes, quando a versão Saveiro Cross foi lançada em 2015 com ESP. Naquele momento, a matriz concordou em fazer as modificações necessárias para que obtivesse a aprovação BMG. O ciclo industrial da Saveiro merecia completar todos os processos necessários para obter esta aprovação. Com o Gol, quando a tentativa foi feita, já havia passado muito tempo. Foi a Alemanha que tomou a decisão de não certificar o hatch com o BMG.

- Essa é a única razão pela qual você deixou de produzir o carro da VW de maior sucesso na América do Sul nos últimos 40 anos?

- Sim, o Gol não se enquadra mais na nova estratégia global da marca, que está caminhando para a eletrificação e visando segmentos mais lucrativos, como os SUVs.

- Assim, tecnicamente, o Gol poderia ter recebido ESP e permanecido em produção?

- Sim e não. Tecnicamente, é possível fazer qualquer mudança em qualquer carro. Se quiséssemos, poderíamos até ter desenvolvido um Gol elétrico. Mas também era tecnicamente impossível fazê-lo sem o selo alemão BMG de aprovação. Foi por isso que foi descontinuado.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com