O varejo repetiu a dose de janeiro e se manteve como a modalidade de vendas mais importante do mercado brasileiro, com 56,13% dos 119.755 automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro. Entre as montadoras, a Fiat se manteve à frente, com 16,8% de participação. Em briga acirrada pelo 2º lugar, a Chevrolet (14,47%) levou a melhor sobre a Toyota (14,23%), que trocou de posição com a Volkswagen (13,45%). A Hyundai, com 10,68%, foi novamente a 5ª.
Com quase 95% de suas unidades sem depender de vendas diretas, o Hyundai Creta (4.369) reassumiu a posição de honra de novembro. Preferido em janeiro, o Chevrolet Onix (3.920) veio em seguida, com o Toyota Corolla Cross (2.991) completando o pódio após ficar de fora do top 10 no início do ano. O Chevrolet Tracker (2.631), terceiro em janeiro, caiu uma posição.
A surpresa do mês é a volta do Polo (2.375) ao top 5, desta vez como líder interno da VW – a marca ainda emplacou o T-Cross (2.355) e o Nivus (2.256) entre os dez primeiros. Contando com a 9ª posição do Nissan Kicks (2.191), os SUVs e crossovers chegaram ao 7º mês consecutivo com pelo menos 60% dos representantes no pelotão de cima da tabela, que desta vez não contou com nenhum sedã – o Chevrolet Onix Plus (2.012), o mais bem posicionado, foi apenas o 13º.
Em mês fraco nas vendas diretas, o Hyundai HB20 (2.129) teve mais de 70% de seus registros fora da modalidade. Dentre os modelos de entrada, o Renault Kwid (2.090) novamente levou a melhor em relação ao Fiat Mobi (1.327). Cinco modelos tiveram 100% de seus emplacamentos no varejo: o novato BYD Song Plus (145), o Mitsubishi Pajero (124), os Porsche Cayenne (109) e Macan (92) e o Mercedes-Benz Classe C (81).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV.23 (A) |
1º | HYUNDAI CRETA | 4.369 | 94,85% | 4.606 |
2º | CHEVROLET ONIX | 3.920 | 64,43% | 6.084 |
3º | TOYOTA COROLLA CROSS | 2.991 | 89,69% | 3.335 |
4º | CHEVROLET TRACKER | 2.631 | 69,81% | 3.769 |
5º | VW POLO | 2.375 | 63,13% | 3.762 |
6º | VW T-CROSS | 2.355 | 54,84% | 4.294 |
7º | TOYOTA COROLLA | 2.295 | 80,61% | 2.847 |
8º | VW NIVUS | 2.256 | 81,33% | 2.774 |
9º | NISSAN KICKS | 2.191 | 62,69% | 3.495 |
10º | HYUNDAI HB20 | 2.129 | 71,16% | 2.992 |
11º | FIAT FASTBACK | 2.111 | 88,22% | 2.393 |
12º | RENAULT KWID | 2.090 | 54,61% | 3.827 |
13º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.012 | 39,26% | 5.125 |
14º | FIAT PULSE | 1.788 | 64,76% | 2.761 |
15º | HONDA HR-V | 1.633 | 95,55% | 1.709 |
16º | FIAT ARGO | 1.605 | 35,38% | 4.536 |
17º | FIAT MOBI | 1.327 | 32,57% | 4.074 |
18º | JEEP COMPASS | 1.235 | 27,88% | 4.430 |
19º | HONDA CITY HATCH | 1.202 | 97,56% | 1.232 |
20º | JEEP RENEGADE | 1.076 | 35,64% | 3.019 |
21º | HONDA CITY | 966 | 89,11% | 1.084 |
22º | TOYOTA YARIS HATCH | 937 | 59,45% | 1.576 |
23º | CITROËN C3 | 898 | 68,39% | 1.313 |
24º | TOYOTA SW4 | 854 | 93,33% | 915 |
25º | FIAT CRONOS | 814 | 49,24% | 1.653 |
26º | VW TAOS | 730 | 73,37% | 995 |
27º | VW GOL | 714 | 60,92% | 1.172 |
28º | RENAULT DUSTER | 690 | 32,06% | 2.152 |
29º | HYUNDAI HB20S | 655 | 59,65% | 1.098 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 503 | 87,18% | 577 |
31º | JEEP COMMANDER | 371 | 23,53% | 1.577 |
32º | TOYOTA YARIS SEDAN | 351 | 45,41% | 773 |
33º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 346 | 92,27% | 375 |
34º | BMW 320i | 304 | 92,12% | 330 |
35º | CHEVROLET SPIN | 284 | 21,70% | 1.309 |
36º | NISSAN VERSA | 275 | 74,32% | 370 |
37º | VW VIRTUS | 233 | 37,95% | 614 |
38º | CHEVROLET EQUINOX | 219 | 81,41% | 269 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 214 | 73,04% | 293 |
40º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 206 | 88,03% | 234 |
41º | BYD SONG PLUS | 145 | 100,00% | 145 |
42º | CITROËN C4 CACTUS | 142 | 49,13% | 289 |
43º | PEUGEOT 208 | 142 | 12,21% | 1.163 |
44º | HONDA CIVIC | 129 | 82,17% | 157 |
45º | RENAULT SANDERO | 127 | 32,40% | 392 |
46º | MITSUBISHI PAJERO | 124 | 100,00% | 124 |
47º | PORSCHE CAYENNE | 109 | 100,00% | 109 |
48º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 93 | 93,94% | 99 |
49º | PORSCHE MACAN | 92 | 100,00% | 92 |
50º | MERCEDES CLASSE C | 81 | 100,00% | 81 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (2.501) repetiu uma liderança reduzida em relação à Toyota Hilux (2.057). A Fiat Toro (756) manteve-se em terceiro, mas com apenas 9 unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (747). Já com a nova geração, a Chevrolet Montana (346) apareceu na sexta posição, à frente da Renault Oroch (313).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV.23 (A) |
1º | FIAT STRADA | 2.501 | 36,58% | 6.837 |
2º | TOYOTA HILUX | 2.057 | 73,10% | 2.814 |
3º | FIAT TORO | 756 | 23,69% | 3.191 |
4º | FORD RANGER | 747 | 72,88% | 1.025 |
5º | MITSUBISHI L200 | 449 | 57,05% | 787 |
6º | CHEVROLET MONTANA | 346 | 98,86% | 350 |
7º | RENAULT OROCH | 313 | 43,59% | 718 |
8º | FIAT FIORINO | 271 | 29,75% | 911 |
9º | NISSAN FRONTIER | 217 | 50,58% | 429 |
10º | KIA K2500 | 208 | 100,00% | 208 |
11º | CHEVROLET S10 | 203 | 13,43% | 1.512 |
12º | VW AMAROK | 179 | 39,51% | 453 |
13º | RENAULT MASTER | 167 | 34,65% | 482 |
14º | CITROËN JUMPY | 163 | 65,73% | 248 |
15º | FORD TRANSIT | 146 | 65,77% | 222 |
16º | VW SAVEIRO | 130 | 6,21% | 2.092 |
17º | IVECO DAILY | 112 | 100,00% | 112 |
18º | FIAT SCUDO | 105 | 46,88% | 224 |
19º | PEUGEOT EXPERT | 102 | 89,47% | 114 |
20º | VW / MAN EXPRESS | 93 | 83,04% | 112 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 85 | 100,00% | 85 |
22º | FORD MAVERICK | 68 | 55,28% | 123 |
23º | EFFA V21 | 56 | 100,00% | 56 |
24º | RAM 3500 | 50 | 20,92% | 239 |
25º | PEUGEOT PARTNER | 39 | 60,00% | 65 |
26º | RAM CLASSIC | 25 | 15,53% | 161 |
27º | RAM 1500 | 22 | 18,03% | 122 |
28º | IVECO DAILY 30-130 | 18 | 100,00% | 18 |
29º | EFFA V22 | 16 | 100,00% | 16 |
30º | BYD T3 | 11 | 100,00% | 11 |
31º | PEUGEOT BOXER | 10 | 71,43% | 14 |
32º | RAM 2500 | 9 | 6,16% | 146 |
33º | CITROËN JUMPER | 8 | 100,00% | 8 |
34º | FIAT DUCATO | 8 | 100,00% | 8 |
35º | JEEP GLADIATOR | 6 | 100,00% | 6 |
36º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 5 | 100,00% | 5 |
37º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 4 | 100,00% | 4 |
38º | EFFA V25 | 3 | 100,00% | 3 |
39º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
40º | VW KOMBI | 2 | 100,00% | 2 |
41º | CHEVROLET C10 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | CHEVROLET D10 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | IVECO DAILY 30S13 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | JAC IEV750 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | JAC V260 | 1 | 100,00% | 1 |
47º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 1 | 100,00% | 1 |
48º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave