O mês mais curto do ano foi também o primeiro com resultados negativos após uma sequência de sete avanços frente aos mesmos períodos dos anos anteriores. De acordo com os números oficiais divulgados hoje (02/03) pela Fenabrave, foram emplacados em fevereiro 119.755 automóveis e comerciais leves, 2,68% abaixo do registrado em 2022.
Em relação a janeiro (130.459 unidades), a retração foi um maior (-8,2%). Apesar disso, o volume diário avançou. “Tivemos apenas 18 dias úteis em fevereiro e conseguimos evoluir 11,16% no volume diário de veículos emplacados sobre o resultado de janeiro. Na média, foram emplacadas 12.801 unidades diariamente em fevereiro, contra 11.516 unidades diárias em janeiro deste ano.”, afirmou Andreta Jr., Presidente da entidade.
De acordo com o executivo, o volume de fevereiro foi apenas 8,2% inferior ao do mês anterior, mesmo contando com quatro dias úteis a menos. “Aos poucos, o setor tem conseguido encontrar o equilíbrio entre a oferta de produtos e a demanda dos consumidores”, disse Andreta Jr.
Na disputa entre as montadoras, a Fiat (26.607) chegou ao 26º mês seguido no topo e abriu mais de 8 mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet (18.583). No ano a diferença já é de quase 14 mil unidades. A VW (16.279) completou o pódio com um crescimento de quase 42% - vale ressaltar, no entanto, que a marca alemã havia sido apenas a 5ª colocada no 2º mês de 2022.
Única do top 5 em baixa (-7%), a Toyota (12.351) ficou confortavelmente à frente da Jeep (9.052). Para a Hyundai, más notícias: além de ficar fora das cinco primeiras posições, a marca perdeu mais de 1/3 de seus compradores na comparação com fevereiro de 2022, maior queda no top 10. Destaque positivo do pelotão de cima, a Nissan (4.301) cresceu acima dos 50%.
A Citroën, com 1.858 unidades, completou seis meses seguidos no top 10. A Peugeot (1.507), por sua vez, recuou quase 42%, enquanto a Caoa Chery (1.297) perdeu seis de cada dez compradores de um ano atrás. Nenhuma marca avançou tanto quanto a Ram (668), 16ª colocada (+1.352%). Novamente à frente de Mercedes (476) e Audi (405), a Volvo (523) teve um incremento de quase 50% em suas vendas.
Marcas mais vendidas de fevereiro
POS. | MARCA | TOTAL 2023 | FEV 23 (A) | % FEV 23 | JAN 23 (B) | % JAN 23 | FEV 22 (C) | % VARIAÇÃO (A / B) | % VARIAÇÃO (A / C) |
1º | FIAT | 55.194 | 26.607 | 22,22% | 28.588 | 21,91% | 26.414 | -6,93% | 0,73% |
2º | CHEVROLET | 41.271 | 18.583 | 15,52% | 22.688 | 17,39% | 17.432 | -18,09% | 6,60% |
3º | VW | 36.323 | 16.279 | 13,59% | 20.044 | 15,36% | 11.499 | -18,78% | 41,57% |
4º | TOYOTA | 24.774 | 12.351 | 10,31% | 12.423 | 9,52% | 13.290 | -0,58% | -7,07% |
5º | JEEP | 17.574 | 9.052 | 7,56% | 8.522 | 6,53% | 8.355 | 6,22% | 8,34% |
6º | HYUNDAI | 20.243 | 8.722 | 7,28% | 11.521 | 8,83% | 13.377 | -24,29% | -34,80% |
7º | RENAULT | 14.639 | 7.652 | 6,39% | 6.987 | 5,36% | 9.151 | 9,52% | -16,38% |
8º | NISSAN | 8.345 | 4.301 | 3,59% | 4.044 | 3,10% | 2.784 | 6,36% | 54,49% |
9º | HONDA | 7.456 | 4.183 | 3,49% | 3.273 | 2,51% | 4.018 | 27,80% | 4,11% |
10º | CITROËN | 3.773 | 1.858 | 1,55% | 1.915 | 1,47% | 1.776 | -2,98% | 4,62% |
11º | FORD | 2.986 | 1.529 | 1,28% | 1.457 | 1,12% | 989 | 4,94% | 54,60% |
12º | PEUGEOT | 3.178 | 1.507 | 1,26% | 1.671 | 1,28% | 2.593 | -9,81% | -41,88% |
13º | CAOA CHERY | 2.624 | 1.297 | 1,08% | 1.327 | 1,02% | 3.241 | -2,26% | -59,98% |
14º | MITSUBISHI | 2.283 | 1.146 | 0,96% | 1.137 | 0,87% | 1.422 | 0,79% | -19,41% |
15º | BMW | 1.529 | 749 | 0,63% | 780 | 0,60% | 834 | -3,97% | -10,19% |
16º | RAM | 1.261 | 668 | 0,56% | 593 | 0,45% | 46 | 12,65% | 1352,17% |
17º | VOLVO | 1.343 | 523 | 0,44% | 821 | 0,63% | 351 | -36,30% | 49,00% |
18º | MERCEDES-BENZ | 996 | 476 | 0,40% | 520 | 0,40% | 402 | -8,46% | 18,41% |
19º | AUDI | 774 | 405 | 0,34% | 368 | 0,28% | 288 | 10,05% | 40,63% |
20º | KIA | 774 | 366 | 0,31% | 408 | 0,31% | 337 | -10,29% | 8,61% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 250.214 | 119.755 | 100,00% | 130.459 | 100,00% | 123.056 | -8,20% | -2,68% |