VW Golf: nova geração será elétrica e baseada na plataforma MEB Plus

Nome icônico no catálogo da marca, hatchback seguirá vivo na virada para eletrificação

Volkswagen Golf 1.5 eTSI, Golf eHybrid und Golf GTE Volkswagen Golf 1.5 eTSI, Golf eHybrid und Golf GTE

Considerado um dos nomes mais tradicionais do portfólio da Volkwagen, o Golf seguirá firme e forte no catálogo da empresa mesmo na virada total para eletrificação. Dúvidas sobre o futuro do modelo já foram sanadas e, desde o final do ano passado, a própria marca confirmou que "seria loucura" deixá-lo morrer. Agora, novas informações sobre o modelo vêm à tona e revelam detalhes importantes do que está por vir.

De acordo com a revista britânica Autocar, o próximo Golf - totalmente elétrico - nascerá em 2025 e, como acontece hoje, terá foco comercial voltado para a Europa. Adotará evoluções importantes na comparação com os atuais elétricos da Volkwagen e será um dos primeiros da empresa construídos com base na plataforma MEB Plus (versão modernizada da conhecida arquitetura).

A plataforma atualizada proporcionará adoção de baterias prismáticas LFP, além de maior potência de carregamento, com até 200 kW. O comprimento será de aproximadamente 4,25 metros (ligeiramente mais curto que o Golf de oitava geração) e a carroceria terá balanços curtos, de tal modo que a distância entre-eixos será explorada ao máximo. O peso total ficará entre 1.600 e 1700 kg.

Na prática, a decisão de dar continuidade ao Golf acalma bastante os ânimos dos fãs mais aguerridos do modelo, que por muito tempo pensaram que o ID.3 acabaria por substituir o hatch definitivamente na virada para eletrificação. No entanto, Thomas Schäfer, chefão da marca, já explicou: "o ID.3 nunca foi o sucessor do Golf, sempre foi mais um Golf Plus" (fazendo referência ao monovolume derivado da família Golf vendido na Europa entre 2004 e 2014).

VW ID Concept

Considerado um dos nomes mais fortes da história da Volkswagen, o Golf já vendeu mais de 35 milhões de unidades ao redor do mundo e está em produção desde meados da década de 1970. Já o chamado ID Golf chegará ao mercado em 2025 e terá preço inicial na casa dos 22.500 euros (cerca de R$ 125.000 em uma conversão direta).

Antes de virar totalmente elétrico, porém, o Golf atual de oitava geração será reestilizado e ganhará design revisto.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com