Depois de seis meses seguidos atrás das vendas diretas, o varejo voltou a preponderar na composição do mercado ao responder por 56,03% dos 130.460 automóveis e comerciais leves emplacados em janeiro. Superada pela Chevrolet (17,35%) em dezembro, a Fiat reassumiu a liderança entre as montadoras com 18,55% de participação. Volkswagen (13,03%) e Toyota (12,60%) trocaram de posições, enquanto a Hyundai (10,80%) manteve a 5ª posição.
Na disputa entre os automóveis, o Chevrolet Onix (5.144) repetiu a liderança do mês anterior com mais de 70% de suas unidades na modalidade. O restante do top 5 só teve SUVs e crossovers, com o Hyundai Creta (4.787) novamente como o mais vendido e o Chevrolet Tracker (4.076) completando um pódio que teve os mesmos integrantes de dezembro.
Da 4ª à 10ª posições tivemos outros cinco representantes da categoria – Volkswagen T-Cross (2.522), Volkswagen Nivus (2.499), Fiat Pulse (2.478), Fiat Fastback (2.391) e Nissan Kicks (2.315) -, garantindo pelo 6º mês seguido pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (2.486) foi novamente o único sedã entre os líderes.
12º colocado, o Renault Kwid (2.152) foi o mais bem posicionado entre os modelos de entrada ao emplacar quase mil unidades a mais do que o Fiat Mobi (1.378), 17º. Com foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.160) novamente garantiu presença no top 20. Mercedes-Benz Classe C (108), Mercedes GLA (85) e Porsche Macan (85) foram os únicos do top 50 com 100% de seus registros no varejo.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JAN.23 (A) |
1º | CHEVROLET ONIX | 5.144 | 71,82% | 7.162 |
2º | HYUNDAI CRETA | 4.787 | 96,34% | 4.969 |
3º | CHEVROLET TRACKER | 4.076 | 76,96% | 5.296 |
4º | VOLKSWAGEN T-CROSS | 2.522 | 56,62% | 4.454 |
5º | VOLSKWAGEN NIVUS | 2.499 | 80,61% | 3.100 |
6º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.486 | 40,33% | 6.164 |
7º | FIAT PULSE | 2.478 | 82,19% | 3.015 |
8º | FIAT FASTBACK | 2.391 | 88,33% | 2.707 |
9º | HYUNDAI HB20 | 2.353 | 48,62% | 4.840 |
10º | NISSAN KICKS | 2.315 | 77,58% | 2.984 |
11º | TOYOTA COROLLA CROSS | 2.241 | 86,06% | 2.604 |
12º | RENAULT KWID | 2.152 | 65,07% | 3.307 |
13º | VOLKSWAGEN POLO | 1.822 | 86,15% | 2.115 |
14º | TOYOTA COROLLA | 1.782 | 79,62% | 2.238 |
15º | FIAT ARGO | 1.713 | 40,00% | 4.282 |
16º | HONDA CITY HATCH | 1.427 | 98,96% | 1.442 |
17º | FIAT MOBI | 1.378 | 32,75% | 4.208 |
18º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.259 | 60,76% | 2.072 |
19º | FIAT CRONOS | 1.244 | 50,14% | 2.481 |
20º | CITROËN C3 | 1.160 | 77,96% | 1.488 |
21º | JEEP RENEGADE | 1.051 | 34,47% | 3.049 |
22º | JEEP COMPASS | 1.046 | 25,27% | 4.139 |
23º | VOLKSWAGEN GOL | 1.042 | 30,76% | 3.387 |
24º | HONDA CITY | 1.034 | 94,78% | 1.091 |
25º | RENAULT DUSTER | 935 | 62,54% | 1.495 |
26º | TOYOTA SW4 | 887 | 94,66% | 937 |
27º | VOLKSWAGEN TAOS | 878 | 74,16% | 1.184 |
28º | HYUNDAI HB20S | 732 | 43,47% | 1.684 |
29º | HONDA HR-V | 676 | 96,85% | 698 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 564 | 95,92% | 588 |
31º | TOYOTA YARIS SEDAN | 499 | 45,40% | 1.099 |
32º | CHEVROLET SPIN | 375 | 26,50% | 1.415 |
33º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 335 | 90,05% | 372 |
34º | VOLKSWAGEN VIRTUS | 324 | 66,12% | 490 |
35º | CHEVROLET EQUINOX | 284 | 89,87% | 316 |
36º | NISSAN VERSA | 281 | 89,78% | 313 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 278 | 94,88% | 293 |
38º | JEEP COMMANDER | 248 | 19,24% | 1.289 |
39º | BMW 320i | 241 | 94,88% | 254 |
40º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 205 | 95,35% | 215 |
41º | PEUGEOT 208 | 186 | 15,49% | 1.201 |
42º | CITROËN C4 CACTUS | 180 | 71,15% | 253 |
43º | RENAULT SANDERO | 161 | 32,99% | 488 |
44º | MITSUBISHI PAJERO | 134 | 97,10% | 138 |
45º | BMW X3 | 115 | 96,64% | 119 |
46º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 108 | 100,00% | 108 |
47º | KIA STONIC | 87 | 98,86% | 88 |
48º | MERCEDES-BENZ GLA | 85 | 100,00% | 85 |
49º | PORSCHE MACAN | 85 | 100,00% | 85 |
50º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 84 | 97,67% | 86 |
Já entre os comerciais, a Fiat Strada (2.806) retomou – por pouco, é verdade – a liderança perdida em dezembro para a Toyota Hilux (2.506). Ameaçada na disputa pelo 3º lugar nos últimos meses, a Fiat Toro (1.078) desta vez assegurou uma vantagem mais confortável. Em mais um mês fraco, a Chevrolet S10 (158) dividiu a 14ª colocação com a van Citroën Jumpy (158).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JAN.23 (A) |
1º | FIAT STRADA | 2.806 | 40,09% | 7.000 |
2º | TOYOTA HILUX | 2.506 | 72,95% | 3.435 |
3º | FIAT TORO | 1.078 | 32,86% | 3.281 |
4º | FORD RANGER | 652 | 66,73% | 977 |
5º | MITSUBISHI L200 | 397 | 50,70% | 783 |
6º | FIAT FIORINO | 355 | 27,24% | 1.303 |
7º | RENAULT OROCH | 284 | 39,66% | 716 |
8º | NISSAN FRONTIER | 250 | 37,82% | 661 |
9º | VOLKSWAGEN AMAROK | 242 | 42,68% | 567 |
10º | RENAULT MASTER | 233 | 35,09% | 664 |
11º | KIA K2500 | 212 | 99,07% | 214 |
12º | FORD TRANSIT | 178 | 68,46% | 260 |
13º | VOLKSWAGEN SAVEIRO | 165 | 6,08% | 2.714 |
14º | CHEVROLET S10 | 158 | 7,75% | 2.039 |
15º | CITROËN JUMPY | 158 | 91,33% | 173 |
16º | IVECO DAILY | 134 | 100,00% | 134 |
17º | PEUGEOT EXPERT | 120 | 81,08% | 148 |
18º | VOLKWSAGEN / MAN EXPRESS | 104 | 83,20% | 125 |
19º | FIAT SCUDO | 95 | 34,30% | 277 |
20º | PEUGEOT PARTNER | 65 | 63,73% | 102 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 64 | 100,00% | 64 |
22º | EFFA V21 | 62 | 100,00% | 62 |
23º | FORD MAVERICK | 52 | 65,82% | 79 |
24º | EFFA V22 | 23 | 100,00% | 23 |
25º | RAM 1500 | 18 | 36,00% | 50 |
26º | RAM 3500 | 16 | 5,93% | 270 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 12 | 100,00% | 12 |
28º | JEEP GLADIATOR | 11 | 68,75% | 16 |
29º | RAM CLASSIC | 10 | 6,02% | 166 |
30º | IVECO DAILY 30-130 | 9 | 100,00% | 9 |
31º | FIAT DUCATO | 8 | 80,00% | 10 |
32º | BYD T3 | 7 | 100,00% | 7 |
33º | EFFA V25 | 3 | 100,00% | 3 |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 3 | 100,00% | 3 |
35º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 3 | 100,00% | 3 |
36º | GMC HUMMER EV EDITION 1 | 3 | 100,00% | 3 |
37º | JAC EJV5.5 | 3 | 100,00% | 3 |
38º | JAC IEV330P | 3 | 100,00% | 3 |
39º | JAC IEV750 | 3 | 100,00% | 3 |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 3 | 100,00% | 3 |
41º | CHEVROLET SILVERADO | 2 | 100,00% | 2 |
42º | FORD F150 | 2 | 66,67% | 3 |
43º | GMC SIERRA | 2 | 100,00% | 2 |
44º | RAM 2500 | 2 | 1,87% | 107 |
45º | TOYOTA TUNDRA | 2 | 100,00% | 2 |
46º | HYUNDAI HR | 1 | 50,00% | 2 |
47º | IVECO DAILY 35-150 | 1 | 100,00% | 1 |
48º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
49º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 1 | 100,00% | 1 |
50º | PEUGEOT BOXER | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave