As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 1.413.222 motocicletas no acumulado de 2022. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Na comparação com outros anos, o resultado foi positivo.

Os números revelaram que o volume de produção registrado no ano passado foi 18,2% superior ao registrado em 2021, quando 1.195.149 motocicletas deixaram as linhas montagem nacionais. Isso também representou o melhor resultado para o segmento desde 2014, que registrou a produção de 1.517.662 unidades.

Nova Honda Africa Twin 2023 Produção Nacional do Câmbio DCT

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, esses números comprovam a retomada de crescimento do segmento após enfrentar um primeiro bimestre de 2022 mais complicado devido à pandemia da covid-19 que voltou a atingir a cidade de Manaus (AM). “Depois disso, o ritmo de produção cresceu mês a mês para atender ao consumidor que passou a utilizar a motocicleta como instrumento de trabalho, evitar a aglomeração no transporte público ou ter maior agilidade e mobilidade nos centros urbanos”, afirmou.

O volume final ficou bem próximo da projeção revisada, que era de 1.420.000 unidades e crescimento de 18,8%. Falando em projeções, a Abraciclo também divulgou a expectativa de produção nacional de motos para 2023. A entidade e suas associadas esperam que este ano se encerre com um total de 1.550.000 unidades produzidas em território nacional. Caso isso se confirme, será um crescimento de 9,7% sobre o registrado no ano passado.

“Após três anos de pandemia, estamos aumentando a produção para atender ao crescimento da demanda do mercado, que retoma gradativamente aos volumes anteriores. Por outro lado, estamos atentos a possíveis incertezas econômicas, consequência da elevação dos custos globais de produção, da definição da política do novo governo, do andamento das reformas política e administrativa, do fator Custo Brasil, entre outros”, analisa Fermanian.

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Por outro lado, os números de produção apenas do mês de dezembro de 2022 foram negativos. No último mês de 2022, foram fabricadas 85.117 motocicletas, volume 11,5% maior ao registrado em dezembro de 2021 (76.359 unidades) e 34,1% menor em relação a novembro de 2022 (129.216 motocicletas). “A retração era esperada devido às férias coletivas que já estavam programadas”, explica o presidente da Abraciclo. “Nesse período, as fábricas aproveitam para realizar serviços de manutenção e instalar novos equipamentos nos centros de produção”, enfatiza.

As exportações totalizaram 55.338 unidades em 2022, o que corresponde a uma elevação de 3,5% na comparação com o ano anterior (53.476 motocicletas). A projeção revisada era embarcar 59.000 unidades para o exterior. De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Colômbia foi o principal destino, com 15.686 unidades e 27,6% do volume exportado. Em segundo lugar, ficou a Argentina (13.538 motocicletas e 23,8% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (12.211 unidades e 21,5%).

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