A BMW mais uma vez aproveita visibilidade da Consumer Electronics Show (CES) para apresentar ao público importantes novidades pensadas para aplicações futuras. Na edição deste ano, o destaque fica por conta do conceito i Vision Dee, projetado para demonstrar a versão mais recente da E Ink (conhecida tecnologia de pintura da marca).
O recurso foi aperfeiçoado e agora permite suporte para até 32 cores diferentes. Nesse sentido, os painéis da carroceria apresentam configurações próprias e individuais, indo bem além do preto e do branco da versão anterior da tecnologia. Além da própria carroceria, a BMW destaca que as rodas contam com a mesma tecnologia e acompanham as mudanças de pintura.
Galeria: BMW i Vision Dee Concept
A marca anuncia ainda "uma variedade quase infinita de padrões" e diz ser possível fazer a mudança de cores em questão de segundos. “Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente", afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
Além da inovadora pintura, o i Vision Dee (o termo “Dee”, vale lembrar, significa Digital Emotional Experience) adianta novidades tecnológicas que em breve serão usadas em modelos de produção. É o caso do novo BMW Head-Up Display, que se estende por toda a largura do para-brisa e oferece experiência ainda mais futurista na cabine. A expectativa é que a partir de 2025 a função seja adotada nas novas gerações de veículos da marca.
Já a pintura E Ink ainda não tem data para estrear em um modelo de produção, mas certamente deve inspirar novidades nos próximos anos.