O BMW X2 nasceu como um SUV-cupê baseado no X1, para completar a linha da empresa, como acontece com X4 e X6. Só que já tem uma idade e está na hora de mudar de geração. O novo modelo está em desenvolvimento há um tempo e começará a se aproximar ainda mais de seus irmãos maiores, principalmente ao adotar uma traseira mais inclinada, do que o aspecto de hatch do modelo atual.

Como está sendo criado há um tempo e os protótipos já foram vistos nas ruas pela Europa algumas vezes, o novo BMW X2 não deve demorar para chegar, tanto que muitos apostam em uma apresentação no 2º semestre de 2023. Aproveitando os flagras, fizemos uma projeção de como deve ficar o utilitário.

Os protótipos fotografados ajudaram bastante a ter uma ideia de como será o formato do BMW X2. Esperamos que a frente seja praticamente igual ao do X1, com uma grade mais larga horizontalmente, mas sem apostar a entrada de ar que vai até o para-choque como no Série 4. Falando nele, o para-choque terá passagens de ar verticais nas laterais onde normalmente estariam os faróis de neblina, além de uma grade larga na parte central. Alguns dos detalhes devem ser específicos de versões como X-Line e M Sport.

A verdadeira mudança estará depois da coluna B. O novo X2 dará adeus à traseira mais alta, adotando um teto com caimento mais inclinado, lembrando bastante o X4. Será uma situação interessante, pois há rumores de que o X4 pode sair de linha nos próximos anos, deixando somente o X2 e o X6 como parte da linha de SUVs-cupê da BMW. Claro, existem especulações de que o X4 que sairá de linha é o com motor a combustão e que o carro continuará vivo como elétrico, mas teremos que esperar para ver.

Uma indicação sobre o futuro do X4 é que o X2 crescerá em tamanho, passando dos atuais 4,36 metros para mais de 4,50 m – ainda assim, ficará longe dos 4,75 m do X4 atual. Este aumento no tamanho ajudará bastante no espaço dos bancos traseiros e na capacidade do porta-malas, dois pontos fracos do modelo atual.

BMW iX2 2024 - Flagras

A linha de motores será bem variada, com versões a gasolina e diesel com várias formas de eletrificação e potência para todos os gostos. Deve compartilhar boa parte da motorização usada pelo novo X1, como o 1.5 turbo de três cilindros e o 2.0 turbo de quatro cilindros combinado a um sistema híbrido-leve, com potências variando entre 122 cv e 218 cv. As versões híbridas plug-in utilizam o 1.5 turbo nas variantes de 249 cv e 326 cv.

Assim como foi com o X1, o X2 passará a ter uma versão elétrica chamada iX2, que será praticamente idêntica ao iX1. Os primeiros protótipos já foram vistos nas ruas e espera-se que tenha 317 cv de potência em uma autonomia perto de 450 km – um pouco maior do que o iX1, por conta da aerodinâmica.

Tirando a versão elétrica, todas as variantes do X2 terão uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas, como foi com o X1. Com exceção das configurações mais básicas com motor 1.5 sem eletrificação, todas as demais terão tração integral xDrive.

Com a troca de geração, o BMW X2 deve enfim retornar ao Brasil. A fabricante interrompeu as vendas do SUV-cupê no país este ano, dizendo que suspendeu as vendas após o fim do estoque e que estuda importar um novo lote “após mudança de ano modelo”. Porém, com a nova geração tão próxima, a fabricante pode acabar esperando pelo novo X2, ainda mais porque já terá um ano mais animado em 2023 com diversos lançamentos, como o novo X1.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com