A Ducati pode ter atrasado a apresentação da nova Panigale V4 R 2023 em uma semana, mas, vendo o resultado, a espera valeu a pena. A superesportiva parece querer nos ensinar novamente o significado da palavra "corrida". A montadora italiana novamente utilizou todos os seus conhecimentos de competições em duas rodas para um modelo de rua.

A Ducati Panigale V4 R 2023 é movida pelo motor Desmosedici Stradale R de 998 cm3, que chega a impressionantes 16.500 rotações. Na configuração de rua, ele entrega 210 cv de potência a 13.500 rpm. No entanto, utilizando um escapamento de corrida completo de titânio da Akrapovič, esse número chega a 240,2 cv. Mas isso não é tudo. 

Galeria: 2023 Ducati Panigale V4 R

A Ducati diz que uma Panigale V4 R com escape Akrapovič utilizando um novo óleo de motor especial no qual a Ducati Corse e a Shell têm trabalhado juntas, você pode alcançar 243,8 cv de potência. O óleo em questão inclui uma mistura própria de aditivos de corrida, que a Ducati afirma oferecer uma redução adicional de 10% no atrito mecânico. O lubrificante, no entanto, não estará disponível em todas as regiões.

O Desmosedici Stradale R ainda tem duas estreias para motos de rua da Ducati. Entre elas estão bielas de titânio perfuradas, que apresentam um furo de 0,06 mm de diâmetro longitudinalmente. Ele atua como uma passagem de óleo ao longo da peça, o que ajuda em seu desempenho em condições extremas de corrida.  

Ducati Panigale V4 R 2023 - Closeup 4 de pistão

A segunda estreia são pistões que utilizam um tratamento de superfície Diamond-Like Carbon (DLC) para reduzir o atrito. Sua geometria também foi alterada, resultando em um peso ligeiramente mais leve, 5 gramas para ser exato. Este tipo de consideração é comum no mundo da MotoGP e da Fórmula 1, mas não foi visto anteriormente em uma moto de rua da empresa.  

Outras mudanças derivadas da experiência de corrida da Ducati incluem comandos das válvulas de admissão com perfil mais agressivo, relações de transmissão alteradas para refletir mais de perto as encontradas nas Ducati Panigale de corrida, além de uma embreagem de competição, também derivada do campeonato WSBK, que trabalha seca, sem imersão em óleo como nas motos convencionais.

Ducati Panigale V4 R 2023 - Lado direito 2 - Garagem

As mudanças eletrônicas incluem mais modos de condução, bem como pequenos ajustes nos sistemas controle de tração, acelerador eletrônico, controle de freio motor e do quick shifter. Se você usar a moto exclusivamente na pista, os sistemas eletrônicos ainda oferecem mais configurações para o uso de pneus de corrida.

Em termos de suspensão, A suspensão é toda da Öhlins, sendo do modelo NPX25/30 na frente, com curso aumentado em 5mm sobre a V4 R anterior. Na parte traseira, traz-se um Öhlins TTX36 e um braço oscilante de braço único com altura do pivô ajustável. Ambos permitem que você faça ajustes finos em sua configuração de suspensão, conforme necessário.  

Outros avanços incluem o tanque de alumínio escovado com capacidade de 17 litros, um assento mais plano, asas de fibra de carbono mais compactas que ainda oferecem o mesmo nível de fluxo aerodinâmico, uma carenagem que melhora a refrigeração do motor, rodas de magnésio e muito mais. 

Cada Ducati Panigale V4 R será numerada com uma plaqueta, embora não esteja claro neste momento quantas unidades a empresa planeja fazer. A Ducati cobrará US$ 44.995 (R$ 237.686) nos EUA por cada uma delas. A operação brasileira da marca já confirmou que a moto está disponível para o mercado brasileiro, mas chegará apenas por encomenda e não teve o preço confirmado.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com