A sustentabilidade na indústria automotiva tem muitas faces diferentes - desde veículos com zero emissões locais até a produção livre de CO2, passando por materiais reciclados e muito, muito mais. Depois de oferecer a seus clientes uma série de veículos elétricos e avançar lentamente para a produção com energia renovável, o Grupo BMW está agora pronto para dar o próximo passo e lançar interiores completamente veganos.

Isto acontecerá a partir do próximo ano, quando alguns modelos e versões de modelos da BMW e Mini serão oferecidos com interiores 100% veganos, onde o couro tradicional é substituído por novos materiais com superfície, aparência e resistência semelhante ao couro. A fabricante prevê um grande aumento na demanda por interiores sem couro no futuro próximo, especialmente em mercados como os Estados Unidos, Europa e China. Com este movimento, o Grupo BMW quer sair na frente.

BMW iX (BR)

Com a introdução de material semelhante ao couro para os volantes, por exemplo, BMW e Mini vão reduzir a proporção de materiais que contêm traços de matérias-primas de origem animal para pelo menos 1%. Esses novos materiais sustentáveis serão utilizados apenas em áreas do interior que não são visíveis para o cliente, bem como para revestimentos de proteção e diferentes aditivos para tintas. Chama a atenção ainda que a nova superfície do volante "vegana" reduz as emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor em cerca de 85% em comparação com o revestimento de couro de um volante.

Galeria: BMW e Mini - interior vegano

"Com um revestimento de volante feito de material vegan de alta qualidade, estamos atendendo aos desejos de nossos clientes que não querem fazer concessões em termos de aparência, toque e funcionalidade", disse Uwe Köhler, Chefe do Desenvolvimento de Carroceria, Acabamento exterior e interior do Grupo BMW. "O material inovador resiste ao desgaste causado pela abrasão, transpiração e umidade e tem todas as propriedades desejáveis do couro".

Outras soluções para reduzir a emissão de CO2 em futuros produtos incluem tapetes feitos com o chamado monomaterial, que evita misturas mais difíceis de reciclar. O Grupo BMW estima que, como resultado desta medida, economiza cerca de 23.000 toneladas de CO2 por ano, além de aproximadamente 1.600 toneladas de resíduos. Será interessante ver se a Rolls-Royce logo se unirá à BMW e à Mini para oferecer interiores veganos. Sabemos que a empresa tem os materiais e a tecnologia, mas a demanda dos clientes ainda não existe. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com