Não é algo totalmente surpreendente pensar no Fiat Fastback como um "derivado" do sedã Cronos. Afinal, seus primeiros flagras nos mostravam um sedã com forte camuflagem e chegou a enganar alguns. E como o Pulse tem uma ligação com o Argo, o novo Fastback terá muito do DNA do Cronos, inclusive algumas peças.

Pulse e Argo dividem muitos componentes da carroceria, como folhas de portas. Apesar de, segundo a Fiat, usarem plataformas diferentes, muito do hatch compacto é reconhecível no SUV menor. Da mesma forma, o Fastback terá bem próximo do Cronos. As fotos do utilitário rodando sem camuflagem pelo Brasil nos mostra uma porta traseira claramente compartilhada com o sedã, ao menos na folha externa, como acontece com Pulse/Argo. 

Fiat Fastback 2023_flagra por Andre Fonseca
Porta traseira do Fastback tem a folha externa do Cronos

Se for isso mesmo, já podemos pensar em algumas dimensões do Fastback. O entre-eixos deverá ser o mesmo do Pulse, já que é assim com Argo e Cronos, então o mesmo deverá acontecer entre os SUVs. Ou seja, ele terá 2.523 mm, caso esta hipótese esteja correta. Em comprimento, podemos esperar algo na faixa dos 4.364 mm do Cronos, a depender do balanço traseiro. 

Com isso nas mãos, o seu maior concorrente já pode até ser colocado ao lado. O VW Nivus tem 2.566 mm de entre-eixos e 4.266 mm de comprimento, sendo que o Fiat Fastback deverá ter uma vantagem principalmente na traseira. Podemos esperar por um porta-malas na faixa de 450 a 500 litros. 

Traseira do Fiat Cronos Drive 1.3 2023
Traseira do Fiat Cronos

O Fiat Fastback será lançado, provavelmente, em outubro. Posicionado acima do Pulse, pode-se esperar preços acima dos R$ 120 mil, já que sua motorização será 1.0 turbo com câmbio CVT e, nas versões mais caras, o 1.3 turbo com a caixa automática de 6 marchas. Se estiver de olho na VW, o Fastback invadirá desde o terreno do Nivus e um pouco do T-Cross, principalmente com o 1.3 turbo contra a configuração Highline 250TSI. Não se assuste se ele chegar a ultrapassar os R$ 150 mil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com