Você já viu este carro em reality show. Você também pode lembrar da Abarth como versão de modelos como Stilo, Punto ou 500. O que você talvez não saiba é que a Fiat vem tratando a Abarth nos últimos anos como sua marca de preparação esportiva, aos moldes da M para BMW, ou AMG para Mercedes-Benz.
Até o final de 2022, chegará ao mercado brasileiro o Pulse Abarth, o primeiro carro da Fiat a receber todo o tratamento esportivo da Abarth em produção local. O Motor1.com foi convidado para, literalmente, a prévia da prévia do carro e já conseguiu obter algumas informações exclusivas a respeito da novidade. E claro que demos uma voltinha, mesmo que de carona.
Neste primeiro contato, a Fiat não divulgou muitas informações a respeito do Pulse Abarth, mas deu alguns dados interessantes. Conforme era antecipado, o modelo receberá mudanças mecânicas na comparação com as opções "civis" 1.3 aspirada e 1.0 turbo. O Pulse Abarth terá o mesmo propulsor 1.3 turbo encontrado na Toro e nos Jeep Renegade, Compass e Commander.
Assim como em outros modelos, ele renderá até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. A única opção de câmbio também será o automático de 6 marchas. No momento, a Fiat está afirmando que o Pulse Abarth conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, além de atingir velocidades máximas superiores a 210 km/h. Os dados exatos, só quando o lançamento oficial acontecer.
Mas a ideia não é trazer a esportividade para as massas, como a Abarth fez nas décadas de 1950 e 1960 oferecendo peças de performance para o pequeno Fiat 500 original. Segundo Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para a América do Sul, será direcionada para aqueles que apreciam performance, com apelo de exclusividade. "A Abarth será um qualificador para os produtos da Fiat", declarou. O executivo também garantiu que o Pulse Abarth terá uma relação peso potência "muito interessante".
Na comparação com um Pulse convencional, o Pulse Abarth tem para-choques exclusivos, sobreposições nos apêndices plásticos, uma espécie de difusor de ar na traseira e as laterais terão detalhes mais exclusivos. Inclusive a Fiat não quer nem que você chame o carro de "Fiat" Pulse Abarth. É só Pulse Abarth. Então o carro não tem um emblema sequer da marca italiana, só uma profusão dos escorpiões que são símbolo da Abarth na grade, nas rodas e nos para-lamas dianteiros. Além disso, seu nome aparece por extenso na tampa do porta-malas e na porção inferior das portas.
As rodas dos carros que vimos de perto eram de 17", mas aí veio um detalhe interessante. Mesmo na versão Abarth, o Pulse manterá os freios traseiros a tambor. Além de alguns detalhes externos em vermelho, o carro também ganhou um escapamento com saída dupla. É difícil falar das alterações internas neste momento porque o carro ainda estava com o painel todo coberto. Mas é esperado que ele traga tela para multimídia com 10 polegadas e ao menos uma página dedicada às informações de performance. No carro que o Motor1.com andou, o painel de instrumentos era digital e contava com um medidor da pressão do turbo.
No momento, a Abarth ainda está afinando os últimos detalhes do Pulse antes do lançamento, principalmente na parte de programação eletrônica. Também não foi falado nada a respeito das alterações que serão ou não feitas na parte de suspensão e direção da novidade.
O contato com o Pulse Abarth foi no banco do carona. Mas, como o carro só chega no final do ano, um pouco de contato é melhor do que nada. O que mais impactou logo de cara é que o carro foi o ronco. Os carros parados no box do Autódromo de Interlagos mostraram um som bem mais encorpado que os de Pulse 1.0 turbo ou mesmo dos outros carros que utilizam o 1.3 turbo.
Logo na saída dos boxes, o piloto já acelerou forte e foi possível ver que o rolamento de carroceria, ainda que perceptível, estava mais controlado no Abarth do que nos demais Pulse. Mesmo com os tambores na traseira, o carro estava fazendo frenagens competentes. Nas curvas, ainda que acelerando no meio do contorno, o controle de tração - que estava ligado - não entrou em atuação. Isso mostra que a Abarth realmente retrabalhou a parte de suspensão do carro. Por outro lado, o câmbio automático estava sempre buscando marcha durante o trajeto.
Neste primeiro contato, o Pulse Abarth mostrou que pode ter uma vocação esportiva que não esperávamos de um carro que se propõe a ser um SUV. Mas para ter os detalhes atrás do volante mesmo, teremos que esperar até o último trimestre de 2022, quando o carro será lançado.
Durante a breve apresentação, os representantes da Fiat não esconderam a intenção de expandir a atuação da Abarth no Brasil. Nada foi dito a respeito dos próximos produtos, mas foi enfatizado que, no passado, a marca também preparou versões esportivas dos modelos maiores da Fiat, principalmente para rali. Então, se o próximo Abarth a aparecer for o aguardado SUV cupê Fastback, não será surpresa.
A atuação da Abarth no Brasil ocorrerá por dois caminhos. Primeiramente, qualquer concessionária Fiat está apta a comercializar o Pulse Abarth, mas entre 50 e 60 delas - cerca de 10% da rede - em todo o Brasil terão espaços dedicados à marca esportiva, incluindo venda de vestuário e acessórios.
Além disso, Herlander Zola também confirmou que a Abarth se manterá fiel às raízes, pois, futuramente, disponibilizará kits de performance para as demais versões do Pulse. Ainda não sabemos o que estes kits trarão, mas em conjunto com kits visuais da Abarth, devem apostar no apelo da marca esportiva mesmo para quem não comprar o Pulse Abarth "puro-sangue.
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