Julho marcou um momento pouco comum no mercado brasileiro. Com 48,42% dos 169.093 automóveis e comerciais leves emplacados, o varejo ficou atrás das vendas diretas. A Fiat, com 17,39% de participação, repetiu a liderança de junho, com Chevrolet (16,94%) e Toyota (15,66%) completando o pódio e Volkswagen (11,60%) e Hyundai (10,30%) logo na sequência.
Nº 1 entre os automóveis em maio e sexto no mês seguinte, o Chevrolet Onix (5.253) retornou ao topo com quase 60% de seus registros na modalidade. Líder em junho, o Hyundai Creta (4.682) foi o 2º, mantendo pelo 4º mês consecutivo a liderança entre os SUVs, segmento que ainda teve a presença do Chevrolet Tracker (3.704) no pódio.
Atrás do Renault Kwid (3.517) – único veículo de entrada entre os dez primeiros -, o Onix Plus (3.250) repetiu a liderança entre os sedãs e assegurou três representantes da Chevrolet no top 5. Bem próximos do modelo da GM, Fiat Pulse (3.237) e Toyota Corolla Cross (3.150) vieram na sequência. Oitavo, o Hyundai HB20 (2.957) teve mais de 60% de seus emplacamentos nas vendas diretas.
Único Volkswagen no top 10, o Nivus (2.680) ficou muito perto do Toyota Corolla (2.697). Campeão geral no mês passado, o Gol (2.228) foi o 12º com menos de 19% de registros. Modelo mais vendido da Peugeot, o 208 (146) concentrou mais de 95% de seus emplacamentos fora do varejo. Destaque novamente para a BMW, desta vez com quatro modelos no top 50: X1 (366), 320i (244), X3 (169) e X5 (142) – é a 4ª vez seguida em que a alemã emplaca pelo menos 3 representantes.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUL.22 (A) |
1º | CHEVROLET ONIX | 5.253 | 59,44% | 8.837 |
2º | HYUNDAI CRETA | 4.682 | 91,36% | 5.125 |
3º | CHEVROLET TRACKER | 3.704 | 61,75% | 5.998 |
4º | RENAULT KWID | 3.517 | 78,35% | 4.489 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.250 | 39,95% | 8.135 |
6º | FIAT PULSE | 3.237 | 61,08% | 5.300 |
7º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.150 | 87,16% | 3.614 |
8º | HYUNDAI HB20 | 2.957 | 36,26% | 8.156 |
9º | TOYOTA COROLLA | 2.697 | 66,84% | 4.035 |
10º | VW NIVUS | 2.680 | 89,48% | 2.995 |
11º | VW T-CROSS | 2.408 | 68,12% | 3.535 |
12º | VW GOL | 2.228 | 18,68% | 11.925 |
13º | FIAT MOBI | 2.179 | 62,38% | 3.493 |
14º | HONDA CITY | 2.048 | 87,45% | 2.342 |
15º | FIAT ARGO | 2.022 | 33,13% | 6.103 |
16º | NISSAN KICKS | 2.017 | 38,63% | 5.221 |
17º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.876 | 84,96% | 2.208 |
18º | HONDA CITY HATCH | 1.456 | 90,49% | 1.609 |
19º | JEEP COMPASS | 1.225 | 27,83% | 4.402 |
20º | TOYOTA SW4 | 1.179 | 92,76% | 1.271 |
21º | JEEP RENEGADE | 987 | 23,15% | 4.264 |
22º | VW TAOS | 960 | 85,79% | 1.119 |
23º | RENAULT DUSTER | 899 | 44,09% | 2.039 |
24º | FIAT CRONOS | 804 | 21,00% | 3.829 |
25º | TOYOTA YARIS SEDAN | 752 | 55,70% | 1.350 |
26º | HYUNDAI HB20S | 733 | 76,51% | 958 |
27º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 652 | 87,99% | 741 |
28º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 651 | 97,89% | 665 |
29º | RENAULT LOGAN | 637 | 47,79% | 1.333 |
30º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 535 | 51,00% | 1.049 |
31º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 468 | 84,17% | 556 |
32º | CHEVROLET SPIN | 386 | 30,49% | 1.266 |
33º | JEEP COMMANDER | 367 | 24,75% | 1.483 |
34º | BMW X1 | 366 | 90,15% | 406 |
35º | NISSAN VERSA | 338 | 99,71% | 339 |
36º | VW VIRTUS | 317 | 83,20% | 381 |
37º | RENAULT SANDERO | 281 | 31,33% | 897 |
38º | BMW 320i | 244 | 87,46% | 279 |
39º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 198 | 62,86% | 315 |
40º | VW POLO | 176 | 99,44% | 177 |
41º | BMW X3 | 169 | 98,26% | 172 |
42º | KIA SPORTAGE | 159 | 97,55% | 163 |
43º | CHEVROLET EQUINOX | 151 | 93,79% | 161 |
44º | PEUGEOT 208 | 146 | 5,21% | 2.803 |
45º | LAND ROVER DISCOVERY | 145 | 97,32% | 149 |
46º | BMW X5 | 142 | 97,93% | 145 |
47º | TOYOTA RAV4 | 127 | 96,95% | 131 |
48º | RENAULT CAPTUR | 126 | 70,00% | 180 |
49º | FORD BRONCO | 123 | 75,93% | 162 |
50º | VW JETTA | 98 | 92,45% | 106 |
Já entre os comerciais leves, a Fiat Strada (3.883) repetiu a posição de honra de junho com boa vantagem sobre a Toyota Hilux (3.035). Se ameaças pelo 3º lugar, a Fiat Toro (1.536) registrou mais do que o dobro da Mitsubishi L200 (749), 4ª. Com fraco desempenho nos meses anteriores, a Volkswagen Amarok (520) reagiu e assegurou presença no top 5.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUL.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 3.883 | 35,63% | 10.897 |
2º | TOYOTA HILUX | 3.035 | 73,63% | 4.122 |
3º | FIAT TORO | 1.536 | 35,45% | 4.333 |
4º | MITSUBISHI L200 | 749 | 41,75% | 1.794 |
5º | VW AMAROK | 520 | 81,76% | 636 |
6º | FIAT FIORINO | 490 | 32,07% | 1.528 |
7º | CHEVROLET S10 | 460 | 20,64% | 2.229 |
8º | FORD RANGER | 421 | 64,47% | 653 |
9º | NISSAN FRONTIER | 357 | 48,05% | 743 |
10º | KIA K2500 | 253 | 99,61% | 254 |
11º | RENAULT MASTER | 226 | 24,02% | 941 |
12º | RENAULT DUSTER OROCH | 205 | 14,99% | 1.368 |
13º | PEUGEOT EXPERT | 179 | 79,56% | 225 |
14º | VW / MAN EXPRESS | 147 | 79,46% | 185 |
15º | CITROËN JUMPY | 132 | 80,00% | 165 |
16º | FORD MAVERICK | 112 | 61,20% | 183 |
17º | IVECO DAILY 35-150 | 112 | 99,12% | 113 |
18º | IVECO DAILY | 106 | 100,00% | 106 |
19º | FORD TRANSIT | 93 | 57,41% | 162 |
20º | VW SAVEIRO | 80 | 4,57% | 1.751 |
21º | EFFA V21 | 74 | 100,00% | 74 |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 62 | 100,00% | 62 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 60 | 100,00% | 60 |
24º | PEUGEOT PARTNER | 33 | 24,26% | 136 |
25º | FIAT DUCATO | 30 | 55,56% | 54 |
26º | IVECO DAILY 30-130 | 29 | 100,00% | 29 |
27º | HYUNDAI HR | 21 | 80,77% | 26 |
28º | EFFA V22 | 20 | 100,00% | 20 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 11 | 100,00% | 11 |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 11 | 91,67% | 12 |
31º | JAC V260 | 10 | 100,00% | 10 |
32º | CITROËN JUMPER | 8 | 61,54% | 13 |
33º | PEUGEOT BOXER | 8 | 61,54% | 13 |
34º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 7 | 100,00% | 7 |
35º | BYD T3 | 6 | 100,00% | 6 |
36º | FOTON AUMARK 1039 | 6 | 100,00% | 6 |
37º | CHEVROLET SILVERADO | 5 | 100,00% | 5 |
38º | RAM 3500 | 5 | 1,87% | 267 |
39º | KIA UK2500 | 4 | 100,00% | 4 |
40º | EFFA V25 | 3 | 100,00% | 3 |
41º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
42º | RAM 1500 | 2 | 0,95% | 210 |
43º | FORD PAMPA | 1 | 100,00% | 1 |
44º | HAFEI START PICK-UP | 1 | 100,00% | 1 |
45º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 50,00% | 2 |
Fonte: Fenabrave