Você já se viu imaginando qual é o carro mais vendido de todos os tempos? Não estamos falando de um modelo único, mas sim considerando todas as gerações do mesmo automóvel, visto que a população cresce exponencialmente todos os anos. Por isso, criamos um ranking dos 25 carros mais vendidos do mundo, nos mais de 100 anos de história da indústria automotiva.
Não queremos revelar o vencedor tão cedo, mas vamos te dar uma dica que também é um pequeno "truque": é um carro que manteve o seu nome durante muitos anos e diversas gerações em países diferentes, assim garantindo uma espécie de imortalidade automotiva, o que é um privilégio para poucos nesta indústria. Ainda mais porque muitos nomes acabam sumindo por questões de marketing.
Agora vamos falar do ranking dos carros mais vendidos de todos os tempos, com os 25 modelos mais bem sucedidos da história automotiva. A lista foi baseada nos resultados até os primeiros meses de 2022 e é baseada nas informações oficiais das fabricantes e outras fontes, como números divulgados pelo governo ou associações - como é o caso da Fenabrave no Brasil.
10,4 milhões
(1964-)
Abrindo este ranking dos carros mais vendidos de todos os tempos está um dos modelos mais famosos dos Estados Unidos: o Ford Mustang. Atualmente líder de seu segmento, é o carro que criou o termo "pony car" e não dá sinais de que desaparecerá tão cedo, pois a próxima geração está em testes.
O primeiro Mustang nasceu em 1964 e, depois de sete gerações e uma versão elétrica, na forma do Mustang Mach-E, superou a marca de 10,4 milhões de unidades vendidas no mundo todo, principalmente nos EUA. E este é o recorde para um carro esportivo.
Mais de 11 milhões
(1979-)
O Toyota Camry pode não ser muito famoso no Brasil, mas seu histórico é bem diferente no resto do mundo, como um dos clássicos da marca japonesa e um de seus maiores sucessos. Vendeu muito bem na Austrália, Estados Unidos e Japão, principalmente para frotas corporativas e para virar táxi.
Nasceu como um sedã com 4,3 metros de comprimento que fazia parte da linha do Celica, batizado como Celica Camry e lançado em 1979. Na geração seguinte, apresentada em 1982, passou a se chamar apenas Camry. Hoje está em sua décima segunda geração e soma mais de 11 milhões de unidades vendidas.
11,5 milhões
(1993-)
Apesar de ser um dos grandes nomes da Mercedes-Benz na atualidade, o Classe C é relativamente novo. Foi lançado em 1993, substituindo o 190. Sua importância para a marca é bem óbvia, tanto que é um dos poucos carros premium da lista e o único da Mercedes-Benz.
Até hoje, vendeu 11,5 milhões de unidades entre as cinco diferentes gerações e quatro carrocerias: sedã, cupê, perua e conversível.
11,1 milhões
(1963-2003)
Com 11,1 milhões de unidades vendidas, o Mazda Familia fez sua história e ainda aparece na lista, mesmo que já tenha praticamente saído de linha. Foi vendido na Europa como Mazda 323, que anos depois deu origem ao Mazda3.
Foi vendido por 40 anos, com nove gerações e diversas formas, como hatch, sedã, cupê e até minivan e picape. Em algumas regiões, como a Oceania, chegou a ser vendido sob a Ford. Tivemos uma das gerações deste carro no Brasil, na forma do Mazda Protegé, vendido no final dos anos 1990, quando a marca ainda tentava a sorte por aqui.
11,2 milhões
(1991-)
Filho do Kadett, o Astra é um nome bem conhecido pelo brasileiro. Foi vendido ao redor do mundo por diversas marcas da GM, como Chevrolet, Vauxhall, Holden, Buick e Opel, somando 11,2 milhões de unidades desde 1991.
Embora o carro tenha desaparecido do Brasil, continua a ser vendido na Europa, inclusive recebendo uma nova geração recentemente. Agora tem uma relação mais próxima com a Peugeot e a Citroën, usando a mesma plataforma que o Peugeot 308, apostando em uma versão híbrida plug-in.
11,9 milhões
(1960-1999)
O mercado norte-americano é tão grande que consegue ter um dos carros mais vendidos do mundo, mesmo que não tenha sido oferecido em mais nenhum lugar. O Oldsmobile Cutlass é um deles e representou a motorização em massa dos Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970. Seu impacto foi tão grande que até virou uma submarca.
Entre 1960 e 1999, quando saiu de linha, teve seis gerações bem distintas, mudando seu tamanho e posicionamento entre compacto, sedã médio, perua e modelo de luxo. Assim, alcançou as 11,9 milhões de unidades vendidas. Em 1977, foi o carro mais vendido dos Estados Unidos, somando mais de 630 mil veículos emplacados.
Mais de 14 milhões
(1982-)
Outro carro da GM feito na Europa que fez sucesso no Brasil, o Corsa é o carro que fez o nome da Opel na Europa, e da Chevrolet em diversos mercados. Ao longo de sua trajetória, vendeu mais de 14 milhões de unidades. Em 1998, chegou até a ser o carro mais vendido do mundo, momento em que registrou 910,839 unidades comercializadas - obviamente, somando as variantes da Opel, Chevrolet, Vauxhall, Holden e Buick.
O compacto fez sucesso na versão hatchback, de duas ou quatro portas, mas também teve as variantes sedã e perua. A sexta geração foi lançada em 2019, agora com a plataforma CMP da Peugeot e voltou a aparecer entre os mais vendidos, graças à versão elétrica Corsa-e.
Mais de 15 milhões
(1908-1927)
O carro mais velho da lista tem mais de 100 anos, pois nasceu em 1908 e escreveu uma das páginas mais importantes da história do automóvel. Estamos falando do Ford Model T, o primeiro carro a ser montado em uma linha de montagem e que, em menos de 20 anos, estabeleceu um recorde que não foi superado por um longo tempo: mais de 15 milhões de unidades vendidas no mundo todo.
O Model T foi o um carro simbólico para iniciar a motorização em massa nos Estados Unidos. Simples e econômico, foi produzido nas versões de 5 e 7 lugares, sempre comd uas portas e, na maioria dos casos, com um teto de lona e pintura preta.
15,1 milhões
(1983-)
A Chrysler pode estar em baixa neste momento, sem uma definição clara de como seguirá agora que faz parte da Stellantis. Mas foi uma marca que deixou sua marca nos Estados Unidos, popularizando as minivans no país. Internamente chamada de Chrysler Minivan, o modelo teve diversos batismos ao longo dos anos. Por exemplo, chegou às lojas em 1983 como a Dodge Caravan, enquanto na Europa foi nomeada Chrysler Voyager. Pouco tempo depois, virou a Chrysler Town & Country.
Sobrevive como a Chrysler Pacifica, um dos três carros que a empresa ainda vende, junto com o sedã 300 e outra van, a Voyager / Grand Caravan. Vendeu 15,1 milhões de unidades, incluindo as variantes da Lancia, Volkswagen, Plymouth e Ram.
15,4 milhões
(1990-)
O Renault Clio foi lançado em 1990 e logo tornou-se um dos carros mais vendidos não só da França, como de toda a Europa. Estreou com uma missão difícil, pois foi o sucessor do Renault 5, outro hatch que foi campeão de vendas no país. É considerado por ser o carro que restaurou a reputação da marca na região após a segunda metade da década de 1980.
É um carro que conhecemos bem, viso que chegou ao Brasil em 1998 e mudou o segmento, por ser o primeiro carro a trazer alguns itens de série, como airbag duplo e freio a disco ventilado. Saiu de linha em 2017, substituído pelo Kwid.
De 1990 e até hoje, vendeu 15,4 milhões de unidades, considerando a versão hatch, sedã e perua. Seu impacto na indústria foi tão grande que é um dos poucos carros que ganhou o prêmio European Car of the Year duas vezes (junto com Volkswagen Golf e Opel Astra).
16,5 milhões
(1998-)
O Ford Focus nasceu como parte do plano da marca para ter um modelo global. O primeiro deles foi o hatchback, desenvolvido pelos times na Alemanha e Reino Unido. Chegou às lojas na Europa em 1998, sucedendo o Escort. Também aposentou o Escort no Brasil, junto com o Verona, mas desembarcou só em 2000. Desde então, totaliza 16,5 milhões de unidades emplacadas ao longo das quatro gerações.
Para chegar a este número, o Focus foi vendido com diversas carrocerias além da hatch, como perua, sedã e até um cupê conversível. O Brasil recebia o carro produzido em General Pacheco (Argentina) e encerrou a carreira na região em 2019, quando a marca montou a última unidade. Ainda segue vivo na Europa e na China, mas vem perdendo seu espaço.
16,8 milhões
(1957-2020)
Um dos carros de maior sucesso da Chevrolet foi o Impala. Estreou em 1958, porém como a versão topo de linha Bel Air, tornando-se um modelo próprio em 1959. É considerado um dos grandes carros norte-americanos do século 20 e um dos sedãs mais famosos do país. Afinal, quem não viu o Impala 1967 da série Supernatural?
Teve 10 gerações diferentes, contabilizando 16,8 milhões de unidades vendidas entre 1957 e 2020. É uma quantidade impressionante, considerando que a maior parte de suas vendas foram nos Estados Unidos e Canadá. Algumas unidades foram exportadas para Austrália e Nova Zelândia, mas em pequena quantidade. A última geração chegou a ser vendida tambén a Coreia do Sul e Oriente Médio.
Seu fim foi causado pela mudança no mercado, com os clientes olhando cada vez mais para os SUVs, mesmo que Mary Barra, CEO da GM, tenha dito que a fabricante não abandonaria o segmento dos sedãs como a Ford fez. Uma curiosidade: o Impala foi o último carro a oferecer um banco dianteiro inteiriço, item que saiu de linha em 2013.
16,8 milhões
(1975-)
Chamar o Série 3 de ícone da BMW não é nenhum exagero. O sedã é o modelo mais conhecido da fabricante e o carro mais vendido da empresa de todos os tempos. É tão importante que é o veículo premium mais bem sucedido da história.
Nasceu em 1975 como um sedã de duas portas, porém logo ganhou uma versão de quatro portas, além de variantes conversível, cupê, perua e hatch. Em 1986, passou a contar com a versão esportve M3. Não tem mais tantas opções, após o lançamento do Série 4, que acabou ficando com as variantes cupê e conversível, mas segue como o modelo mais importante da BMW.
17,5 milhões
(1976-)
Também conhecido como Inspire, o Honda Accord deve seu sucesso não ao Japão, seu mercado de origem, mas sim aos Estados Unidos. Foi o primeiro carro da fabricante a ser produzido no país, alcançando a 1ª posição não só entre os carros japoneses, como também em todo o segmento. Foi também o primeiro carro de uma marca estrangeira liderar as vendas nos EUA.
Chegou à marca impressionante de 17,5 milhões de unidades ao longo de seus dez gerações. Embora seja mais conhecido como um sedã, também foi vendido como hatch, cupê e perua.
Mais de 18 milhões
(1975-)
O Volkswagen Polo não era realmente um carro da marca quando nasceu em 1975. Na verdade, era o Audi 50 com o logo da VW e foi oferecido como uma opção abaixo do Golf. A Audi desistiu do 50 em 1978, deixando o Polo sozinho dentro da linha por mais alguns anos. Na terceira geração, dividiu peças com o Seat Ibiza, enquanto sua versão sedã era na verdade o Seat Córdoba. Nas gerações seguintes, começou a ser desenvolvido para que tivesse variantes da Seat, Skoda e Audi.
No Brasil, chegou em 1996 com o Polo Classic produzido na Argentina (que, novamente, era um Seat Córdoba com o logo da VW), substituindo Voyage, Logus e Pointer, apagando os efeitos da Autolatina. O hatch desembarcou em 2002, produzido em São Bernardo do Campo (SP), em sua quarta geração. Saiu de linha 2014, retornando somente em 2017, quando a sexta geração começou a ser feita no Brasil.
Até agora, as seis gerações do Polo venderam mais de 18 milhões unidades, Além do hatch, teve as versões sedã e perua, além do esportivo GTI.
Mais de 18 milhões
(1968-2003)
Outro nome bem conhecido dos brasileiros, o Ford Escort foi desenvolvido como um projeto global para Estados Unidos e Europa, compartilhando plataforma e componentes. Só que as duas equipes de design regionais divergiram em suas propostas e acabaram criando dois modelos diferentes. As únicas coisas em comum eram o formato do veículo, o motor de quatro cilindros e a transmissão automática de 3 marchas.
No Brasil, chegou somente em 1983 com a terceira geração, produzida em São Bernardo do Campo (SP). Continuou em linha até 2003, sendo substituído pelo Focus no mercado global. Tivemos as gerações MK3, MK4, MK5, MK5,5 E MK7, pulando a sexta geração.
De 1968 a 2003, totalizou 18 milhões de unidades produzidas nas versões sedã (de 2 ou 4 portas), perua, hatch, conversível e cupê. Ainda ficou famoso no mundo do automobilismo, pela bem-sucedida carreira do Ford Escort RS Cosworth nos ralis. O nome sobrevive hoje na China, batizando um sedã compacto.
Mais de 19 milhões
(1970-)
A russa VAZ (atualmente conhecida como AvtoVAZ) fez um acordo com a Fiat em 1970 para fazer uma versão modificada do Fiat 124 para o mercado local, conhecida como linha Zhiguli. Anos depois, em 1979, a fabricante começou as vendas de uma nova versão do carro, que chegou ao mercado global como Lada Riva. O nome foi usado em uma série de modelos como VAZ-2015, VAZ-2014 e VAZ-2017, mesmo que sejam carros diferentes de fato.
Tornou-se tão icônico na Rússia que continuou em linha até 2012, com mais de 19 milhões de unidades produzidas ao longo dos 52 anos de história. Foi produzido na Rússia, Ucrânia, Cazaquistão e Egito, sempre usando a plataforma do Fiat 124 original. A enorme quantidade carros vendidos e seu design "retrô" faziam como que fosse um dos automóveis mais robustos e adequados para as péssimas ruas de alguns países da antiga União Soviética.
Mais de 19 milhões
(1968-)
Nas ruas desde 1968, a Toyota Hilux é uma das picapes mais famosas do mundo e a caminhonete média mais vendida do segmento. Era produzida pela Hino Motors e vendida nas concessionárias da Toyota no Japão e EUA, substituindo outra picape chamada Briska - depois, quando ganhou a versão de entre-eixos longo, aposentou também a Stout. A primeira a chegar ao Brasil foi a quinta geração em 1993, primeiro importada do Japão, depois da Argentina (onde começou a ser produzida em 1997).
Suas vendas passaram de 19 milhões de unidades, produzida na África do Sul, Argentina, Índia, Malásia, Paquistão e Tailândia, fazendo muito sucesso princialmente na África e Oriente Médio, por sua robustez e capacidade de enfrentar os desertos e pradarias.
Mais de 19 milhões
(1976-)
Na década de 1960, a Ford já estudava ofereer um carro pequeno para enfrentar o Mini, porém o projeto foi engavetado por conta do alto custo de produção. Saiu da gaveta dez anos depois, após o lançamento do Fiat 127 e do Renault 5. Ficou ainda mais interessante quando a crise do petróleo em 1973 fez o público procurar ainda mais por carros pequenos e mais econômicos.
Posicionado abaixo do Escort, foi lançado em 1976 na Europa. Apareceu no Brasil em 1996, produzido em São Bernardo do Campo (SP) para aposentar o Escort Hobby. Mesmo que a versão nacional tenha saído de linha em 2019, continua a ser vendido na Europa.
Após 46 anos de carreira e sete gerações, o Fiesta é o segundo carro mais vendido da Ford, ultrapassando as 19 milhões de unidades comercializadas. Além da versão hatch, teve uma variante sedã, além da esportiva ST de 200 cv, ainda produzida na Alemanha.
Mais de 23 milhões
(1938-2019)
A história do Volkswagen Fusca é a história da própria VW, pois foi o primeiro carro da empresa, criada quando Adolf Hitler deu uma ordem à Ferdinand Porsche para que criasse um barato e que pudesse ser produzido em larga escala. Foi lançado em 1938, conhecido internamente como Type 1 e, em alguns mercados, com números como 1200, 1300 ou 1500.
O Brasil começou a receber o Fusca em 1950, primeiro importado e, ap artir de 1951, com montagem no país. Deixou de ser produzido aqui em 1986, por conta de sua idade e da necessidade de abrir espaço na fábrica para o Santana. Retornou em 1993, quando o então presidente Itamar Franco fez um pedido de que um carro popular voltasse a ser produzido no Brasil, com isenções de impostos - é o famoso Fusca Itamar. Durou só 3 anos, saindo de linha no país em 1996.
O Fusca na forma mais antiga foi produzida até 1990, por conta do sucesso no México. Enquanto isso, a Volkswagen chegou a reviver o nome com New Beetle, vendido entre 1997 e 2019, com duas gerações. Foram 23 milhões de unidades vendidas considerando todas as formas do Fusca.
Mais de 27,5 milhões
(1972-)
Não é à toa que o Honda Civic é praticamente o símbolo da fabricante. Além de ser o carro mais vendido da marca, é um dos mais vendidos de todos os tempos. São 50 anos de produção ininterrupta desde 1972, começando com um cupê e, apenas um ano depois, como um hatch.
Sua carreira no Brasil começou somente em 1992, na quinta geração, vindo importada do Japão. Iniciou a produção em Sumaré (SP) em 1997, inaugurando a fábrica da Honda no país. Logo tornou-se um dos sedãs mais vendidos do mercado brasileiro, disputando a liderança do segmento com o Toyota Corolla. Deixou de ser fabricado por aqui no final de 2021 e a décima geração chegará importada da Tailândia.
Dependendo do mercado, é vendido com carroceria sedã, hatchback e perua, sem contar as versões esportivas Civic Si e Type R. Continua a ser muito popular, somando 27,5 milhões de unidades comercializadas até hoje.
Mais de 31 milhões
(1973-)
O Volkswagen Passat é o segundo carro mais vendido da fabricante alemã. Criado em 1973, tinha um design assinado por Giorgetto Giugiaro e que era praticamente uma versão fastback do Audi 80. Foi um dos carros mais modernos do segmento na Europa e logo chegou a outros mercados como Estados Unidos.
Chegou ao Brasil rapidamente, já em 1974, produzido em São Bernardo do Campo (SP), sendo o primeiro carro nacional da empresa a ter um motor refrigerado a água. Durante a segunda geração, chegou a ser vendido em alguns mercados com o nome de Santana (para o sedã) e Quantum (para a station wagon). Ainda deu origem a dois modelos da Ford, o Versailles e o Galaxy, por conta da criação da Autolatina. Encerrou a produção nacional em 1988, voltando a ser importado a partir de 1993.
São 31 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, tanto da versão sedã quanto a perua Variant. A station wagon é a mais conhecida, inclusive sendo a única opção em alguns países. Terá uma nova geração, porém os rumores dizem que abandonará a versão sedã.
Mais de 36 milhões
(1974-)
O terceiro lugar da lista é do Volkswagen Golf, o hatchback mais famoso da Europa e em alguns países como Estados Unidos. Desenvolvido para subsitutir o Fusca, foi desenhado por Giugiaro e iniciou as vendas de 1974. Ainda foi um dos que ajudou a popularizar os motores diesel, com a variante lançada em 1976. A primeira geração já iniciou a trajetória de sucesso no Velho Continente, figurando entre os mais vendidos
No Brasil, só fomos conhecer o carro em 1994, quando a terceira geração chegou importada do México, na versão GTI, nos anos seguintes recebendo outras configurações. Começou a ser produzido nacionalmente na geração seguinte, que teve a polêmica reestilização apelidada de MK4,5, feita para que o hatch continuasse em linha ao invés de mudar para a quinta ou sexta geração. Em 2013, o Brasil finalmente recebe um Golf atual com a sétima geração, importada da Alemanha e depois produzida em São José dos Pinhais (PR).
Mesmo que não seja mais vendido no Brasil, o Golf segue fazendo sucesso na Europa. Até hoje, são 36 milhões de unidades vendidas. Porém, parece que essa história pode chegar ao fim, após o novo CEO da Volkswagen afirmar que a próxima geração do hatch médio ainda está em estudos e não foi aprovada.
40,1 milhões
(1947-)
Enquanto a Toyota Hilux é a picape média mais vendida do mundo, a Ford F-Series domina o segmento acima e com uma vantagem enorme. Afinal, acumula 40,1 milhões de unidades vendidas quase que inteiramente nos Estados Unidos e Canadá. É o veículo mais vendido dos EUA desde 1981 e a picape mais vendida do Canadá há mais de 50 anos. Isto mostra a força que a caminhonete tem.
Estreou em 1948, quando a marca ainda retomava a produzir carros após um período fabricando jipes e aviões B-24 para o governo durante Segunda Guerra Mundial. Representou uma mudança importante, pois a Ford ainda produzia a mesma picape desde 1941. Desde então, já passou por 14 gerações. A mais atual finalmente chegará ao Brasil, com lançamento confirmado para 2023. E até já virou elétrica, com a F-150 Lightning.
50,4 milhões
(1966-)
O carro mais vendido de todos os tempos é o Toyota Corolla. Já passou de 50,4 milhões de unidades comercializadas desde 1966 e desde o começo foi um carro global, vendido em países como Austrália, Canadá e EUA. Esta conta considera modelos que chegaram a outros mercados com outros nomes, como o Toyota Auris vendido na Europa, um hatch derivadod o Corolla. Isto é ainda mais importante ao considerar o mercado japonês, onde diferentes versões do produto são vendidas por concessionárias específicas.
No Brasil, a história do Corolla começou em 1993, quando chegou importado na mesma versão LE vendida nos EUA, até ser substituído pelo modelo europeu em 1998 por alguns meses, pois a produção em Indaiatuba (SP) foi iniciada no final daquele ano. Desde então, é o carro mais vendido da fabricante no Brasil e, atualmente, domina o segmento de sedãs médios com 75% de participação.
Ao longo de suas doze gerações, o Toyota Corolla teve versões sedã, hatchback e perua, além de diversas variantes esportivas. Recentemente, ganhou um SUV derivado na forma do Corolla Cross.
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