Apresentada ao mundo em março de 2018, durante o Salão de Pequim, a atual geração do Volkswagen Touareg deverá receber em breve importantes atualizações de meia-vida. Com quase quatro anos de comercialização, o SUV ganhará retoques principalmente na dianteira e incorporará elementos da nova linguagem de design da marca, já presentes em outros modelos.

Protótipos camuflados começam a rodar em testes e, aos poucos, abrem caminho para a elaboração de projeções, como estas publicadas pelo site russo Kolesa. As imagens adiantam que o conjunto frontal será todo redesenhado, com destaque para o novo arranjo interno dos faróis e a integração dos LEDs com os filetes da grade (incluindo barra horizontal iluminada, como no TaosTaigo e Arteon).

Galeria: Volkswagen Touareg 2023 - Projeções

O para-choque também será totalmente reformulado e ganhará detalhes pintados em preto brilhante contrastantes com a carroceria, ao passo que as entradas de ar serão ampliadas e ganharão mais destaque. Nas laterais as rodas ganharão novo design, sempre variando de acordo com cada versão. Já na traseira são esperadas mudanças apenas nos elementos internos das lanternas e leves retoques no para-choque.

O interior, já bastante tecnológico, deve mudar pouco. Recursos como Travel Assist e Cockpit Innovision (com o display de 15 polegadas para funções do sistema de entretenimento) receberão atualizações e ficarão mais eficientes. 

Na mecânica, o reestilizado Touareg seguirá construído sobre a plataforma modular MLB Evo - a mesma usada pelo Porsche Cayenne. Sob o capô, os motores serão V6 turbodiesel, V6 TSI e híbrido V6 TSI plug-in. O câmbio continuará automático de 8 marchas, com tração 4Motion.

Volkswagen Touareg_3 gerações
Touareg em suas três gerações

No Brasil, o Touareg deixou de ser vendido no começo de 2019 e não tem perspectiva de retorno. Hoje, é vendido principalmente em mercados da Europa e na China, acumulando mais de 1 milhão de unidades entregues desde a primeira geração, lançada em 2002.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com