O motor W12 da Bentley continua sua turnê de despedida. Um de seus últimos shows é em Batur, nomeado em homenagem a um lago de cratera em Kintamani, na ilha de Bali, Indonésia. Trata-se essencialmente de uma versão com capota do cupê Batur lançado em 2022, mas ainda mais exclusiva. O conversível é limitado a 16 unidades, enquanto o modelo com teto fixo teve 18 exemplares construídos.
Embora não seja o último Bentley a usar o motor 6.0 biturbo, o Batur Convertible está entre os últimos modelos com o propulsor de doze cilindros. Ele usa a iteração mais potente do W12 até hoje, com impressionantes 750 cavalos de potência e 102 kgfm de torque. Como era de se esperar, o cabrio tem o mesmo desempenho do cupê. O enorme motor será descontinuado em algum momento deste inverno.
O venerável motor TFSI está no mercado há mais de 20 anos e, durante esse período, ganhou quase 40% a mais de potência, enquanto o consumo de combustível caiu 25%. Toda essa potência é encaminhada para a estrada por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas, perfeitamente adaptada para o luxuoso grand tourer. Os engenheiros da Bentley criaram todo o sistema de escapamento Akrapovič a partir de titânio, e isso inclui aqueles enormes acabamentos de escapamento impressos em 3D.
Todas as imagens oficiais mostram o Batur Convertible com o teto dobrado, mas sabemos que há uma capota escondida atrás dos assentos. Leva apenas 19 segundos para baixar ou levantar o teto, bastando pressionar um botão. O procedimento só pode ser feito enquanto o veículo estiver viajando a uma velocidade de até 48 km/h. A montadora sediada em Crewe promete infinitas opções de personalização, customizando cada centímetro do carro.
A Bentley oferece o carro estritamente com um layout de dois assentos, enquanto o Continental GT Convertible é mais prático, acomodando os passageiros traseiros. Comparado ao cupê com seu spoiler traseiro ativo, o novo derivado com espaço infinito para a cabeça tem um spoiler ducktail integrado. As rodas de 22 polegadas têm um design diferente e agora há uma cobertura tonneau que esconde o teto de tecido quando dobrado.
A marca britânica de ultra luxo diz que esse protótipo do Batur Convertible Car #0 é tão sofisticado quanto os carros de produção subsequentes. Ele usa uma impressionante pintura acetinada Vermillion Gloss combinada com detalhes em fibra de carbono brilhante. No interior, há inserções em ouro rosa para combinar com seu iPhone. A cabine elegante, com seu quinhão de botões convencionais, mostradores triplos da velha guarda e um relógio analógico, lembra o Continental GT Convertible.
A Bentley não fala muito sobre preços, mas certamente o Batur Convertible custa pelo menos os US$ 2,1 milhões (R$ 10.822.560) que a marca do Grupo Volkswagen cobrou pelo cupê esgotado. Esse é um prêmio e tanto, considerando que um Continental GT Speed Convertible começa em cerca de US$ 330.000 (R$ 1.700.688).
Embora o W12 esteja, infelizmente, desaparecendo e o V10 dos Lamborghini Huracan e Audi R8 venha logo em seguida, a VW ainda tem motores de grande deslocamento. O Lamborghini Revuelto com seu V12 tem uma longa vida útil pela frente, enquanto a Bugatti está prestes a introduzir um novo hipercarro V16 para substituir o Chiron.
Fonte: Bentley
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Caminhões mostra seu 1º caminhão híbrido, o Meteor
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje