Fora de linha do Brasil desde janeiro de 2019, o Volkswagen Toureg nunca emplacou por aqui, pois seu preço próximo de SUVs de marcas premium o atrapalhava por não ter o mesmo prestígio de modelos alemães. Mas não há dúvidas que uma das versões mais lembradas do SUV é o V10 turbodiesel, que por acaso é o modelo que aparece acelerando forte em uma Autobahn na Alemanha.

O vídeo é do canal TopSpeedGermany no Youtube, que mostra o Touareg V10 2004 curtindo a faixa da esquerda da rodovia sem limite de velocidade. Antes de falar do vídeo, vale lembrar que essa versão tem debaixo do capô um motor V10 5.0 turbodiesel que rende 313 cv (parece pouco para os dias atuais, mas em 2002 era destaque) e generosos 76,48 kgfm de torque, que trabalha junto de uma transmissão automática e tração integral.

VW Touareg V10 TDI
VW Touareg V10 TDI

Vale lembrar que o Touareg conta com a mesma plataforma do Porsche Cayenne (isso até os dias de hoje) e no caso dessa unidade de primeira geração, feita entre 2002-2007, ele pesa nada menos do que 2.630 kg. Então dada essas características, a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos é bastante louvável. Para efeito de comparação, a atual Amarok V6 3.0 turbodiesel tem 258 cv e 56,1 kgfm de torque e, segundo a VW, vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos (em nossos testes ela fez 8,3s).

Voltando ao vídeo, o motorista sai para curtir a Autobahn (rodovia sem limite de velocidade em alguns trechos na Alemanha) e cai para a faixa da esquerda para acelerar o utilitário no limite, que não se sacrifica muito para chegar nos 240 km/h. Se você acha pouco, lembre-se que estamos falando de um SUV de mais de 2 toneladas e de 17 anos atrás, fora que sua aerodinâmica não é das melhores. Pode-se ouvir o ruído do vento com intensidade conforme ele ganha velocidade, mantida em boa parte do vídeo na faixa dos 200 km/h.

Atualmente, o Touareg mais potente é vendido no mercado europeu na versão R eHybrid, que conta com um motor V6 2.9 biturbo de 340 cv combinado a um propulsor elétrico que, combinados, rendem 462 cv e 71 kgfm de torque. Com esse conjunto, o SUV de 3ª geração cumpre o 0 a 100 km/h em 5 segundos e atinge a máxima de 250 km/h. Números superiores ao antigo modelo 2004, mas que dificilmente superam o belo ronco do V10 5.0 TDI.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com