Se você é uma das muitas pessoas que sonham em possuir uma motocicleta voadora, então este dia pode estar chegando. O que temos aqui hoje é mais um protótipo de uma moto que voa. Ele foi apresentado por uma empresa nos EUA chamada de Mayman Aerospace, divisão da JetPack Aviation.

A própria JetPack Aviation no passado já trabalhou em sistemas de vôo individuais, daí o nome JetPack. Mas agora mudou seu foco para o chamado P2 Speeder, demonstrando os benefícios de seu protótipo e sua versão utilitária Speeder Air Utility Vehicle (AUV). O Speeder fez sua estreia na Califórnia, sob a nova marca Mayman Aerospace. A nova empresa foi formada para produzir modelos derivados do Speeder capazes de realizar decolagens e pousos verticais, ou VTOL na sigla em inglês. O uso pode variar desde aplicações militares até entregas simples.

The Speeder Air Utility Vehicle Is An Actual Flying Motorcycle

O P2 Speeder é o que tem aproximadamente o tamanho de uma motocicleta, é o terceiro protótipo em escala real da empresa, mas ainda não é um produto final. Ele tem uma fuselagem de fibra de carbono angular e uma posição ergonômica para o piloto construída para priorizar a aerodinâmica e a eficiência em voo. Para sair do solo, utiliza um total de oito motores a jato que funcionam com combustíveis sustentáveis de aviação.

O Speeder está equipado com um sistema patenteado de computador de bordo que redistribui rapidamente a potência em caso de problemas com algum dos motores. A Mayman alega que decolar é tão simples quanto apertar um botão. Enquanto o protótipo em exposição era tripulado, o Speeder tem um projeto modular que pode ser adaptado para operação autônoma ou pilotagem remota, o que ampliaria enormemente as possíveis aplicações da aeronave.

The Speeder Air Utility Vehicle Is An Actual Flying Motorcycle

"Lançamos a JetPack Aviation há uma década e o nome serviu bem ao desenvolvimento de nossa tecnologia JetPack, mas ao olharmos para o futuro, precisávamos de uma marca que definisse claramente nosso foco no seguimento comercial", disse David Mayman, o CEO da Mayman Aerospace. "A Mayman Aerospace está explorando os limites do voo de decolagem vertical e continuará inovando e incorporando novas tecnologias, incluindo turbinas movidas a hidrogênio, sistemas de propulsão por hélices movidas por baterias, sensores para permitir voo em grupos de veículos autônomos e potencialmente até mesmo voo supersônico", concluiu.

A Mayman afirma que está trabalhando junto à Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA para obter a licença de voo do Speeder e está em conversações avançadas com clientes potenciais nos setores segurança, logística, resgate e outros setores que poderiam se beneficiar com tal tecnologia de moto voadora. As sessões iniciais de teste de voo do protótipo atual, controladas remotamente, estão programadas para começar no terceiro trimestre deste ano, com voos pilotados devendo ocorrer no final do ano.

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