Imagine que estamos no final dos anos 1970 e você é um engenheiro da Honda trabalhando para o fundador da empresa, Soichiro Honda. É sabido que o executivo odiava motores de ciclo dois tempos. No entanto, ele adorava puxar os limites da engenharia da marca em corrida de motocicletas. Naqueles tempos, as motos com motores 2 tempos dominavam. Então, o que fazer?

Se você é a Honda, você começa a trabalhar na engenharia de um novo propulsor de quatro tempos e quatro cilindros. De acordo com o livro de regras naquela época, quatro é o número máximo de cilindros que uma moto poderia ter para competir, enquanto 500 cm³ era a capacidade máxima para o motor, com os propulsores dois tempos gerando naqueles tempos cerca de 120 cv de potência graças a capacidade de produzir altas rotações. Para conseguir isso em um motor de quatro tempos seria difícil e um pouco de imaginação seria necessária.

A divisão de motos da Honda sempre tentou coisas novas, como a NC 750X, que mescla elementos de scooters e aventureiras. E a resposta veio em forma do conceito New Racing (nova corrida em inglês), ou melhor, em forma de oval, um pistão oval.

Para conseguir um motor de quatro tempos e quatro cilindros capaz de entregar a potência dos dois tempos naquele período, a Honda teve que pensar de maneira diferente. O aumento do fluxo de ar era uma necessidade, então os engenheiros começaram a trabalhar as válvulas. Se você pudesse obter mais fluxo de ar, combustão mais eficiente e rotações mais altas, esse motor poderia teoricamente gerar o tipo de potência necessária. Foi assim que os engenheiros da Honda conceberam um projeto envolvendo oito válvulas por cilindro. 

Naturalmente, todas essas oito válvulas precisam de espaço para operar, que é o motivo que levou a empresa a desenvolver o conceito de pistão oval. Além disso, o novo projeto do pistão e as altas rotações esperadas exigiam duas bielas por pistão, além de anéis ovais. Para resumir uma história longa e incrivelmente estranha, cada problema enfrentado pela Honda parecia levar a uma série de outros problemas. E mesmo assim a Honda continuou insistindo para ter um motor 4 tempos tão potente quanto os 2 tempos da época.

O resultado de todo esse trabalho duro foi a NR 500, que a Honda finalmente utilizou no campeonato de 1979. Infelizmente para a equipe, ela não teve um desempenho tão bom quanto eles esperavam, conseguindo apenas duas vitórias durante toda aquela temporada. A Honda trouxe a ideia de volta em 1992, quando foi decidido que era a hora certa para lançar uma moto de produção com pistão oval. Foi assim que a NR 750 chegou ao mercado. Mas seu preço de quase US$ 60.000 foi o grande empecilho.

Então não é tão difícil de entender porque esse sistema de pistões não permaneceu em uso. Ainda assim, a abordagem única da Honda para a solução de problemas rendeu algumas de suas motos mais diferenciadas e apreciadas por apreciadores do motociclismo no geral. Às vezes, uma ideia simples é melhor. Às vezes, tomar o caminho mais difícil para resolver o mesmo problema é muito mais interessante. Obrigado por nos dar algo em que pensar, Honda. 

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A nova geração da Honda NC 750X é a mais recente iteração da crossover "New Concept" da marca. O termo vem porque a moto mescla a posição de pilotagem e as suspensões de longo curso das big trails com uma proposta mais urbana e até uma solução tirada diretamente das scooters com o porta-capacetes no lugar do tanque.

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