Após meses de especulações, o inédito SUV compacto desenvolvido pela Toyota para países emergentes finalmente se aproxima do lançamento. De acordo com o site Autocar, o modelo será revelado no próximo dia 1º de julho e terá a Índia como primeiro mercado. O projeto atende internamente pelo codinome D22 e resultará em crossover pensado para rivalizar diretamente com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Kia Seltos.

Com o novo SUV, a Toyota espera ter um veículo competitivo e capaz de representar a marca em mercados de grande volume. A empresa até já conta com crossovers de porte igualmente compacto em algumas regiões, como o C-HR (América do Norte e Europa), Yaris Cross (Europa) e Raize (Ásia), mas o modelo em questão terá foco voltado especialmente para países emergentes. Não à toa, a Índia foi escolhida para sediar o desenvolvimento do projeto.

Galeria: Toyota Corolla Cross 2.0 XRE vs. Honda HR-V Touring

A Suzuki (montadora líder de vendas no mercado indiano e parceira local da Toyota) também participa dos trabalhos e terá sua própria versão do modelo. A plataforma adotada será a base DNGA, considerada uma versão mais simples da arquitetura TNGA. A adaptação foi projetada pela Daihatsu, marca pertence ao grupo Toyota e que nos últimos anos assumiu o desenvolvimento de produtos da marca para mercados emergentes.

A DNGA também será usada pela próxima geração do Yaris e promete proporcionar ganhos significativos em rigidez, segurança e redução de peso. Além disso, abrirá caminho para o lançamento de versões eletrificadas, como prometido pela Toyota para todos os seus modelos. Tanto é que o novo SUV terá versões híbridas desde o lançamento, sendo uma do tipo híbrido-leve e outra com conjunto completo.

Há especulações também em torno do nome e pistas indicam que a Toyota escolherá o batismo Hyryder. O termo mistura as iniciais "hy" (que pode indicar motorização híbrida) e "ryder" (que, dependendo da vertente, pode significar "aquele que vive bem" ou "indivíduo responsável por cuidar de cavalarias").

Toyota Yaris Cross Hybrid
Yaris Cross vendido na Europa

E no Brasil?

No Brasil, rumores indicam que a Toyota também trabalha no desenvolvimento de inédito SUV compacto. Está programado para chegar ao mercado em 2024, sendo posicionado abaixo do Corolla Cross. Resta saber se os projetos do Hyryder indiano e do modelo brasileiro têm relação - o que é bastante provável. Não custa lembrar, produtos desenvolvidos pela Toyota na Índia já chegaram ao Brasil em outras ocasiões, como foi o caso do Etios.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com