Prestes a completar 10 anos à venda no mercado internacional, o Toyota Yaris finalmente caminha em direção ao lançamento de uma nova geração. O carro existe em países da Ásia desde 2013 - embora tenha chegado ao Brasil apenas em 2018 - e necessita de renovação completa para manter-se competitivo diante da concorrência. Os trabalhos em torno do novo modelo seguem bastante adiantados e devem gerar resultados ainda neste ano.
Na Tailândia, protótipos já começam a rodar camuflados pelas ruas e adiantam de modo geração detalhes do design. Ao que tudo indica, o Yaris 2023 aparecerá primeiro na carroceria sedã e terá linhas inspiradas nos mais recentes lançamentos da Toyota. Além disso, beberá na fonte do conceito DN F-Sedan, apresentado pela Daihatsu na Indonésia em 2017. A Daihatsu, aliás, terá participação decisiva nos trabalhos e recebeu da matriz japonesa a missão de capitanear o projeto.
A Daihatsu, vale ressaltar, pertence ao grupo Toyota e nos últimos anos assumiu a responsabilidade sobre o desenvolvimento de produtos da marca para mercados emergentes. A parceria já resultou no lançamento de diversos modelos compartilhados, incluindo o SUV compacto Toyota Raize/Daihatsu Rocky e a minivan Toyota Avanza/Daihatsu Xenia. O mesmo acontecerá com o Yaris, incluindo o uso da plataforma DNGA (variação de baixo custo da arquitetura TNGA desenvolvida pela Daihatsu).
A base é feita para modelos menores, do segmento A e B, além de ser mais barata de produzir do que a TNGA-B do Yaris europeu (modelo tecnicamente mais refinado e com design próprio). A troca da plataforma B do Etios pela DNGA proporcionará ao Yaris ganhos significativos em rigidez, segurança e redução de peso. Além disso, abrirá caminho para o lançamento de versões eletrificadas, como prometido pela Toyota para todos os seus modelos.
Ao que tudo indica, será uma configuração híbrida equipada com motor 1.5 a gasolina e propulsores elétricos associados. Já nas versões mais baratas, marcará presença um bloco 1.2 naturalmente aspirado. O lançamento acontecerá ainda neste ano, começando por países como Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia. A primeira carroceria a chegar ao mercado será o sedã. O hatchback aparecerá em um segundo momento.
Fonte: Headlightmag
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