Stellantis e Toyota têm uma parceria atual com foco em veículos comerciais leves para os mercados europeus. As duas empresas anunciam agora a expansão desta parceria que agora crescerá para incluir um novo veículo comercial de grande porte, que vai se tornar o terceiro tipo de carroceria fruto das duas montadoras. Ainda mais importante, a nova van terá uma versão totalmente elétrica.

Não há muito a informar sobre as especificações técnicas da nova van, embora agora seja oficial que ela será desenvolvida pela Stellantis e fornecida par a Toyota vender na Europa. A nova van voltada ao trabalho será produzida em dois locais diferentes da Stellantis no Velho Continente, ou seja, suas fábricas em Gliwice, Polônia e Atessa, na Itália.

Foto espiã de facelift Fiat Ducato (vista lateral)

Quando chegar ao mercado em 2024, a nova van se tornará o primeiro modelo da Toyota no segmento de veículos comerciais de grande porte em sua história. Embora o martelo não possa ser batido no momomento, a nova van é provavelmente a substituta da atual Ducato, que terá uma configuração livre de emissões (totalmente elétrica).

"Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica construída para suportar uma gama completa de necessidades", comenta Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "Este acordo fortalece nossa liderança na EU30 para veículos comerciais de baixas emissões e nos aproxima mais da realização de nossa meta Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder global indiscutível em veículos comerciais leves em termos de tecnologia, fabricação, participação de mercado e lucratividade".

Galeria: Fiat Ducato facelift (flagra)

A Stellantis e a Toyota têm colaborado no segmento de veículos comerciais leves desde 2012. Basicamente, a Toyota paga para receber versões de vans à venda das diferentes marcas sob o guarda-chuva da Stellantis para, assim, vendê-las aos clientes europeus com um emblema Toyota. 

O segmento de veículos comerciais leves na Europa responde por uma parte significativa das vendas globais de carros novos no continente. Apesar de uma enorme queda durante o primeiro trimestre de 2022 (-18,1%), os emplacamentos de veículos comerciais novos na União Europeia totalizou 411.097 unidades, de acordo com dados Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.


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