A Renault deverá promover transformações profundas em seu portfólio global nos próximos anos, de modo a dar atenção especial ao segmento de SUVs. A estratégia já começou a ser posta em prática com lançamentos recentes, como Mégane E-Tech e Austral, e deverá alcançar outros modelos na sequência. É o caso do Captur, que depois de duas gerações sendo vendido como SUV 'tradicional', ganhará uma estilosa versão com pegada cupê.

De acordo com o site francês L'Argus, o novo já está em pleno desenvolvimento e atende internamente pelo codinome DJB. Dentro dos padrões de identificação da Renault para projetos, a letra D significa Coupé, o J se refere à plataforma CMF-B e o B indica ligação direta com a família Captur. A estreia deverá acontecer em 2024, junto com a chegada da reestilização do Captur convencional (à venda na Europa desde 2019).

Galeria: Renault Captur 2020 (Europa)

O lançamento é considerado estratégico para a Renault, tendo em vista a importância conquistada pelos SUVs no mercado nos últimos anos. Não por acaso, o modelo será um dos primeiros desenhados pelo renomado designer Gilles Vidal, que chegou à marca francesa em 2020 com a missão de imprimir nova identidade visual. Vidal é ex-Peugeot e por lá assinou o desenho de modelos esteticamente bastante elogiados, como as novas gerações de 208, 2008, 3008, 5008 e 508.

Voltando ao SUV-cupê, tudo indica que terá cerca de 4,40 metros de comprimento (acima dos 4,23 metros do Captur convencional) e porte suficiente para ocupar o espaço deixado no portfólio pelo Mégane, que foi transformado em SUV elétrico de luxo e não terá sucessor para o modelo atual (4,30 metros). Além disso, terá missão de substituir o Arkana (4,53 metros), que nesse contexto também não será renovado.

Novo SUV-cupê da Renault - Flagra

A carroceria definitiva ainda é mantida sob segredo, mas mulas camufladas flagradas recentemente têm despertado bastante curiosidade. É o caso do modelo das fotos, um exemplar profundamente modificado do Renault Taliant (versão francesa do Dacia Logan de nova geração).

Pode ser uma versão de testes do futuro Captur Coupé, rodando para avaliar acerto de suspensão e resistência de componentes, ou ainda um modelo inédito pensando para mercados específicos (rumor reforçado pela dianteira com design específico). A conferir.

Flagra: AutoEvolution

Envie seu flagra! flagra@motor1.com