Em mais um mês na contramão do mercado brasileiro, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes registrou novo crescimento em março. Com praticamente 15,5 mil emplacamentos registrados na soma das duas categorias, a evolução chegou a mais de 66% em relação a 2021 – em comparação com fevereiro, a alta foi bem menor (+1,3%).
Novamente, é importante destacar que este crescimento tem relação direta com o lançamento de modelos importantes no período, como o Toyota Corolla Cross (4.318), vice-líder entre os modelos médios e que encurtou para cerca de 400 unidades sua desvantagem em relação ao Jeep Compass (4.724), único entre os seis primeiros com resultado inferior ao do ano passado (-9,3%).
Quarto no ranking de fevereiro, o Caoa Chery Tiggo 7 (646) completou o pódio com avanço acima dos 100%, algo que também ocorreu com o Hyundai Tucson (592). Já o Volkswagen Taos segue sem representar ameaça aos primeiros colocados: com apenas 445 unidades, o modelo produzido na Argentina emplacou menos de 10% do líder Compass. Este, aliás, foi o pior resultado desde o seu lançamento (junho/21).
No segundo pelotão, nenhum modelo sequer chegou às 150 unidades – o Ford Bronco Sport, melhor deles, foi o nº 1 para 145 consumidores, apenas 7 a mais do que o Mitsubishi Eclipse Cross (138). Em sua 1ª aparição no ano, o Subaru XV (44) assegurou presença entre os dez primeiros. Atrás do JAC E-JS4 (4), único elétrico do ranking, o Toyota RAV4 (1) foi o lanterna.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | MAR/22 | FEV/22 | MAR/21 | % MAR 22 | % FEV 22 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMPASS | 14235 | 4724 | 4607 | 5209 | 41,77% | 41,59% | 2,54% | -9,31% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 10584 | 4318 | 3788 | 37 | 38,18% | 34,19% | 13,99% | 11570,27% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1908 | 646 | 750 | 255 | 5,71% | 6,77% | -13,87% | 153,33% |
4º | HYUNDAI TUCSON | 1641 | 592 | 829 | 258 | 5,23% | 7,48% | -28,59% | 129,46% |
5º | VW TAOS | 2074 | 445 | 683 | 0 | 3,93% | 6,17% | -34,85% | - |
6º | FORD BRONCO SPORT | 313 | 145 | 97 | 17 | 1,28% | 0,88% | 49,48% | 752,94% |
7º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 421 | 138 | 144 | 157 | 1,22% | 1,30% | -4,17% | -12,10% |
8º | FORD TERRITORY | 265 | 80 | 66 | 90 | 0,71% | 0,60% | 21,21% | -11,11% |
9º | PEUGEOT 3008 | 84 | 60 | 11 | 79 | 0,53% | 0,10% | 445,45% | -24,05% |
10º | SUBARU FORESTER | 44 | 44 | 0 | 1 | 0,39% | 0,00% | - | 4300,00% |
11º | HYUNDAI IX35 | 124 | 38 | 37 | 271 | 0,34% | 0,33% | 2,70% | -85,98% |
12º | KIA SPORTAGE | 98 | 29 | 31 | 112 | 0,26% | 0,28% | -6,45% | -74,11% |
13º | SUBARU XV | 95 | 17 | 2 | 0 | 0,15% | 0,02% | 750,00% | - |
14º | CHEVROLET EQUINOX | 22 | 15 | 4 | 8 | 0,13% | 0,04% | 275,00% | 87,50% |
15º | HONDA CR-V | 50 | 9 | 11 | 3 | 0,08% | 0,10% | -18,18% | 200,00% |
16º | JAC T60 | 11 | 5 | 2 | 15 | 0,04% | 0,02% | 150,00% | -66,67% |
17º | JAC E-JS4 | 31 | 4 | 14 | 0 | 0,04% | 0,13% | -71,43% | - |
18º | TOYOTA RAV4 | 7 | 1 | 2 | 51 | 0,01% | 0,02% | -50,00% | -98,04% |
32007 | 11310 | 11078 | 6563 | 100,00% | 100,00% | 2,09% | 72,33% |
Já entre os modelos maiores, ninguém consegue destronar o Jeep Commander (1.835) desde dezembro. A vantagem em relação ao Toyota SW4 (1.201) seguiu na casa das 600 unidades. Novamente terceiro colocado, o Caoa Chery Tiggo 8 (543) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro do ano passado (300). Fora do top 5 novamente, o Chevrolet Trailblazer emplacou apenas 80 unidades.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | MAR/22 | FEV/22 | MAR/21 | % MAR 22 | % FEV 22 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMMANDER | 4932 | 1835 | 1660 | 0 | 43,98% | 39,44% | 10,54% | - |
2º | TOYOTA SW4 | 3106 | 1201 | 1016 | 1057 | 28,79% | 24,14% | 18,21% | 13,62% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 2091 | 543 | 878 | 623 | 13,02% | 20,86% | -38,15% | -12,84% |
4º | MITSUBISHI PAJERO | 651 | 290 | 283 | 254 | 6,95% | 6,72% | 2,47% | 14,17% |
5º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 620 | 208 | 228 | 204 | 4,99% | 5,42% | -8,77% | 1,96% |
6º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 540 | 80 | 113 | 139 | 1,92% | 2,68% | -29,20% | -42,45% |
7º | VW TIGUAN | 46 | 11 | 22 | 462 | 0,26% | 0,52% | -50,00% | -97,62% |
8º | JEEP WRANGLER | 8 | 2 | 3 | 5 | 0,05% | 0,07% | -33,33% | -60,00% |
9º | FORD EDGE | 1 | 1 | 0 | 3 | 0,02% | 0,00% | - | -66,67% |
10º | JEEP GRAND CHEROKEE | 15 | 1 | 6 | 0 | 0,02% | 0,14% | -83,33% | - |
12010 | 4172 | 4209 | 2747 | 100,00% | 100,00% | -0,88% | 51,87% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa