Em mais um mês na contramão do mercado brasileiro, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes registrou novo crescimento em março. Com praticamente 15,5 mil emplacamentos registrados na soma das duas categorias, a evolução chegou a mais de 66% em relação a 2021 – em comparação com fevereiro, a alta foi bem menor (+1,3%).

Novamente, é importante destacar que este crescimento tem relação direta com o lançamento de modelos importantes no período, como o Toyota Corolla Cross (4.318), vice-líder entre os modelos médios e que encurtou para cerca de 400 unidades sua desvantagem em relação ao Jeep Compass (4.724), único entre os seis primeiros com resultado inferior ao do ano passado (-9,3%).

Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex 2022
Toyota Corolla Cross GR-Sport 2023
Caoa Chery Tiggo 7 Pro 2022 - três quartos frente (5)
Hyundai New Tucson avaliação BR

Quarto no ranking de fevereiro, o Caoa Chery Tiggo 7 (646) completou o pódio com avanço acima dos 100%, algo que também ocorreu com o Hyundai Tucson (592). Já o Volkswagen Taos segue sem representar ameaça aos primeiros colocados: com apenas 445 unidades, o modelo produzido na Argentina emplacou menos de 10% do líder Compass. Este, aliás, foi o pior resultado desde o seu lançamento (junho/21).

No segundo pelotão, nenhum modelo sequer chegou às 150 unidades – o Ford Bronco Sport, melhor deles, foi o nº 1 para 145 consumidores, apenas 7 a mais do que o Mitsubishi Eclipse Cross (138). Em sua 1ª aparição no ano, o Subaru XV (44) assegurou presença entre os dez primeiros. Atrás do JAC E-JS4 (4), único elétrico do ranking, o Toyota RAV4 (1) foi o lanterna.

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

MAR/22 

FEV/22 

MAR/21 

% MAR 22 

% FEV 22 

VARIAÇÃO MAR/FEV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

JEEP COMPASS 

14235 

4724 

4607 

5209 

41,77% 

41,59% 

2,54% 

-9,31% 

2º 

TOYOTA COROLLA CROSS 

10584 

4318 

3788 

37 

38,18% 

34,19% 

13,99% 

11570,27% 

3º 

CAOA CHERY TIGGO 7 

1908 

646 

750 

255 

5,71% 

6,77% 

-13,87% 

153,33% 

4º 

HYUNDAI TUCSON 

1641 

592 

829 

258 

5,23% 

7,48% 

-28,59% 

129,46% 

5º 

VW TAOS 

2074 

445 

683 

3,93% 

6,17% 

-34,85% 

6º 

FORD BRONCO SPORT 

313 

145 

97 

17 

1,28% 

0,88% 

49,48% 

752,94% 

7º 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

421 

138 

144 

157 

1,22% 

1,30% 

-4,17% 

-12,10% 

8º 

FORD TERRITORY 

265 

80 

66 

90 

0,71% 

0,60% 

21,21% 

-11,11% 

9º 

PEUGEOT 3008 

84 

60 

11 

79 

0,53% 

0,10% 

445,45% 

-24,05% 

10º 

SUBARU FORESTER 

44 

44 

0,39% 

0,00% 

4300,00% 

11º 

HYUNDAI IX35 

124 

38 

37 

271 

0,34% 

0,33% 

2,70% 

-85,98% 

12º 

KIA SPORTAGE 

98 

29 

31 

112 

0,26% 

0,28% 

-6,45% 

-74,11% 

13º 

SUBARU XV 

95 

17 

0,15% 

0,02% 

750,00% 

14º 

CHEVROLET EQUINOX 

22 

15 

0,13% 

0,04% 

275,00% 

87,50% 

15º 

HONDA CR-V 

50 

11 

0,08% 

0,10% 

-18,18% 

200,00% 

16º 

JAC T60 

11 

15 

0,04% 

0,02% 

150,00% 

-66,67% 

17º 

JAC E-JS4 

31 

14 

0,04% 

0,13% 

-71,43% 

18º 

TOYOTA RAV4 

51 

0,01% 

0,02% 

-50,00% 

-98,04% 

   

32007 

11310 

11078 

6563 

100,00% 

100,00% 

2,09% 

72,33% 

Jeep Commander Overland 4x4 2022
Toyota SW4 Diamond 2022 (Brasil)
Caoa Chery Tiggo 8 2021 (Brasil)

Já entre os modelos maiores, ninguém consegue destronar o Jeep Commander (1.835) desde dezembro. A vantagem em relação ao Toyota SW4 (1.201) seguiu na casa das 600 unidades. Novamente terceiro colocado, o Caoa Chery Tiggo 8 (543) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro do ano passado (300). Fora do top 5 novamente, o Chevrolet Trailblazer emplacou apenas 80 unidades.

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

MAR/22 

FEV/22 

MAR/21 

% MAR 22 

% FEV 22 

VARIAÇÃO MAR/FEV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

JEEP COMMANDER 

4932 

1835 

1660 

43,98% 

39,44% 

10,54% 

2º 

TOYOTA SW4 

3106 

1201 

1016 

1057 

28,79% 

24,14% 

18,21% 

13,62% 

3º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

2091 

543 

878 

623 

13,02% 

20,86% 

-38,15% 

-12,84% 

4º 

MITSUBISHI PAJERO 

651 

290 

283 

254 

6,95% 

6,72% 

2,47% 

14,17% 

5º 

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT 

620 

208 

228 

204 

4,99% 

5,42% 

-8,77% 

1,96% 

6º 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

540 

80 

113 

139 

1,92% 

2,68% 

-29,20% 

-42,45% 

7º 

VW TIGUAN  

46 

11 

22 

462 

0,26% 

0,52% 

-50,00% 

-97,62% 

8º 

JEEP WRANGLER 

0,05% 

0,07% 

-33,33% 

-60,00% 

9º 

FORD EDGE 

0,02% 

0,00% 

-66,67% 

10º 

JEEP GRAND CHEROKEE 

15 

0,02% 

0,14% 

-83,33% 

   

12010 

4172 

4209 

2747 

100,00% 

100,00% 

-0,88% 

51,87% 

Fontes: Fenabrave / Abeifa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com