Revelado no início de abril, o Honda HR-V para os Estados Unidos é bem diferente do carro que chegará ao Brasil no 2º semestre, por ser maior e baseado no Civic. Há muitas informações circulando por todo o mundo dizendo que este modelo, embora tenha sido feito pensando nos EUA, será global e posicionado logo abaixo do CR-V como um SUV médio mais acessível. E, para nossa surpresa, a marca japonesa já registra o carro no Brasil.
As imagens de registro no INPI mostram o Honda HR-V norte-americano em vários ângulos, além de diversas peças como a grade, para-choque, faróis e lanternas. O design do carro é bem diferente do HR-V global, adotando faróis e para-choque mais parecidos com os do Civic e uma grade larga com formato inédito. Até as lanternas são bem próximas do sedã. As imagens de lado mostram como tem um porte que lembra uma perua mais altinha, no mesmo estilo que o Toyota Corolla Cross.
O modelo da Toyota será o rival deste carro. Ao contrário do HR-V global, que usa a plataforma do Fit, o utilitário norte-americano é feito com a arquitetura do novo Civic (aquele que chegará ao país no 2º semestre). No material divulgado pela marca, o veículo é descrito como “mais largo que seu predecessor, com um entre-eixos mais longo”.
Quando a Honda divulgou um plano para a Europa há algumas semanas, disse que teria um novo SUV híbrido para a região, chamado como “compacto”, mas que ficaria acima do HR-V. E há tempos existem rumores sobre um “Civic Cross”, um utilitário baseado no sedã que ocuparia o lugar do CR-V na Europa e no Japão – o CR-V deve crescer na próxima geração. Tanto é que muitos sites europeus já dizem que este carro será vendido por lá, obviamente com outro nome.
O HR-V dos EUA teria um espaço no Brasil? Tudo indica que sim. O CR-V já encareceu muito e isto deve piorar quando a próxima geração for mostrada, por conta da promessa de ser maior e mais equipado. Este HR-V poderia adotar o nome que terá na Europa e chegar na versão híbrida, que deve utilizar o mesmo motor 2.0 de 184 cv que estará no sedã. Não será fácil disputar com o Corolla Cross, já que este é feito por aqui, em Sorocaba (SP), mas serviria como mais uma opção híbrida no país, segurando os clientes dentro da marca ao invés de buscar um SUV maior de outra fabricante.
Porém, como a Honda dificilmente comenta seus planos futuros, teremos que aguardar para ver o que acontecerá. O lançamento nos EUA acontecerá ainda este ano, enquanto sua chegada à Europa está prevista para o ano que vem, já com a promessa de ter uma versão híbrida, pois todos os carros da empresa no Velho Continente serão híbridos ou elétricos. Por aqui, a Honda só deve falar algo sobre este carro após mostrar o novo HR-V, que será produzido em Itirapina (SP) e que estreará no 2º semestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais