A Honda apresentou as primeiras imagens externas da nova geração do HR-V, que se separou do carro global e teve desenvolvimento com foco para os mercados da América do Norte. Como era de se esperar, a novidade traz diversas soluções exclusivas para lá, onde tamanho e porte contam muito.

Desde 2013, a atual geração do Honda HR-V foi sendo desenvolvido como um modelo global, o que muda a partir de agora. O SUV compacto de terceira geração, que estreou em 2021 primeiro no Japão e depois na Europa, mudou bastante no design e nas proporções, mas permaneceu como um modelo compacto. Isso incluiu uma distância entre-eixos de 2.610 mm e as dimensões quase inalteradas, apesar da nova geração.

Экстерьер новой Honda HR-V для Северной Америки

E o novo HR-V americano é absolutamente outro carro, maior, criado na base da atual 11ª geração Civic, enquanto o modelo global (e que será vendido no Brasil) é feito com a plataforma do Fit, como era na geração anterior. Tem para-choques, grade e faróis diferentes em comparação com seu equivalente europeu. Há janelas adicionais nos pilares da coluna C, os puxadores da porta traseira não estão mais escondidos e a parte superior da tampa do porta-malas tem um spoiler maior do que o HR-V global. Ao mesmo tempo, há também algumas características comuns, como os suportes dos espelhos que saíram das bases da coluna A e foram para as portas.

Экстерьер новой Honda HR-V для Северной Америки

A Honda diz que o HR-V para os Estados Unidos recebeu uma nova suspensão traseira independente, motor responsivo e se tornou mais dinâmico, mas não revelou nenhum número específico de potência, torque ou performance. Isso deve ocorrer apenas nos próximos meses. Assim, a estreia no mercado está planejada para antes do final do primeiro semestre.

Podemos assumir que a nova geração do HR-V norte-americano deve compartilhar componentes com a nova geração do Civic. Assim, é possível que a nova geração do SUV da Honda para os EUA tenha as mesmas opções de 2.0 de 160 cv de potência ou 1.5 turbo com 183 cv. Na Europa, tanto o HR-V e Civic são oferecidos somente como e:HEV, nome para o sistema híbrido avançado da empresa.

A propósito, foi relatado anteriormente que a nova geração do Honda HR-V americano poderá ser oferecido também na Europa, onde deve mirar no Toyota Corolla Cross Hybrid, com motorização híbrida. Obviamente, o modelo será vendido sob algum outro nome, visto que o HR-V global manteve este batismo por lá (apesar de ser chamado de Vezel em alguns países como Japão). Além disso, uma versão 100% elétrica deve ser acrescentada à China.

Galeria: Novo Honda HR-V para os EUA

Envie seu flagra! flagra@motor1.com