Não faltam teasers para a inédita M3 Touring (G81), já que um novo vídeo foi lançado pela BMW Motorsport. Nele é explicado a interessante história de como o primeiro protótipo da perua esportiva saiu do papel. Dois carros doadores foram usados para construir o que se tornará a resposta tardia da marca bávara ao Audi RS 4 Avant e à Mercedes-AMG C 63 Estate. Tudo começou com um M3 Sedan (G80) de teste desativado que teve que ser desmontando.

Depois disso, a BMW M conseguiu uma perua "normal" Série 3 Touring 3 Series (G21) e assim o quebra-cabeça começou a tomar forma. O passo seguinte foi emparelhar os eixos do M3 com a station wagon padrão, que também herdou o poderoso motor seis cilindros em linha do sedã esportivo. Parece bastante simples, mas não foi o caso, já que o M3 Sedan é consideravelmente mais largo do que a perua normal.

BMW M3 Touring 2023 (fotos de flagra)

Consequentemente, modificações no chassi tiveram que ser feitas para engordar o a Série 3 Touring G21 e transformá-la no que se tornará a perua esportiva G81, também conhecida como a primeira M3 Touring de produção em série. A modificação da carroceria exigiu muito trabalho, mas as adaptações embaixo do carro foram significativamente mais difíceis de serem concluídas. 

Após fazer a conversão, era hora de mostrar o protótipo finalizado "em toda a sua beleza" para os superiores da BMW. Felizmente, desta vez, a BMW M3 Touring recebeu o proverbial selo de aprovação dos "chefões". Quando estrear no final deste ano, a G81 servirá como sucessora espiritual da M3 E46 Touring conceito feita há mais de 20 anos e que tem apenas um exemplar.

A expextativa é que a perua esportiva seja vendida estritamente na versão Competition com tração integral xDrive e transmissão automática. É provável ainda que a novidade seja baseada no facelift que Série 3 estreará nos próximos meses. O novo visual atualizado já foi visto através de uma imagem oficial do i3 Sedan na China que de alguma forma foi "vazada" na internet há alguns dias.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com