Não faltam teasers para a inédita M3 Touring (G81), já que um novo vídeo foi lançado pela BMW Motorsport. Nele é explicado a interessante história de como o primeiro protótipo da perua esportiva saiu do papel. Dois carros doadores foram usados para construir o que se tornará a resposta tardia da marca bávara ao Audi RS 4 Avant e à Mercedes-AMG C 63 Estate. Tudo começou com um M3 Sedan (G80) de teste desativado que teve que ser desmontando.
Depois disso, a BMW M conseguiu uma perua "normal" Série 3 Touring 3 Series (G21) e assim o quebra-cabeça começou a tomar forma. O passo seguinte foi emparelhar os eixos do M3 com a station wagon padrão, que também herdou o poderoso motor seis cilindros em linha do sedã esportivo. Parece bastante simples, mas não foi o caso, já que o M3 Sedan é consideravelmente mais largo do que a perua normal.
BMW M3 Touring 2023 (fotos de flagra)
Consequentemente, modificações no chassi tiveram que ser feitas para engordar o a Série 3 Touring G21 e transformá-la no que se tornará a perua esportiva G81, também conhecida como a primeira M3 Touring de produção em série. A modificação da carroceria exigiu muito trabalho, mas as adaptações embaixo do carro foram significativamente mais difíceis de serem concluídas.
Após fazer a conversão, era hora de mostrar o protótipo finalizado "em toda a sua beleza" para os superiores da BMW. Felizmente, desta vez, a BMW M3 Touring recebeu o proverbial selo de aprovação dos "chefões". Quando estrear no final deste ano, a G81 servirá como sucessora espiritual da M3 E46 Touring conceito feita há mais de 20 anos e que tem apenas um exemplar.
A expextativa é que a perua esportiva seja vendida estritamente na versão Competition com tração integral xDrive e transmissão automática. É provável ainda que a novidade seja baseada no facelift que Série 3 estreará nos próximos meses. O novo visual atualizado já foi visto através de uma imagem oficial do i3 Sedan na China que de alguma forma foi "vazada" na internet há alguns dias.